CBO 2124-20 - Analista de suporte computacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos analistas de tecnologia da informação
O profissional no cargo de Analista de suporte computacional CBO 2124-20 presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.
Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2124-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de suporte computacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Analistas de tecnologia da informação.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Analista de suporte computacional
O Analista de suporte computacional CBO 2124-20 concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.
Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.
Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.
Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.
Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.
Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.
Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.
Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.
Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.
Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.
Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.
Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.
Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2124-20 deve comunicar-se, projetar soluções de tecnologia da informação, administrar ambiente de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação, elaborar planejamento e execução de testes.
Condições de trabalho dessas profissões
Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2124-20
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional CBO 2124-20
Um Analista de suporte computacional (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de iniciativa, trabalhar em equipe, divulgar documentação, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de memorização, demonstrar capacidade de resiliência, configurar software e/ou sistemas operacionais, interagir com áreas afins, instalar hardware, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, testar sistemas, atender chamados/tickets - incidentes, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de criatividade, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, analisar funcionalidade do produto, acionar suporte de terceiros, participar de fóruns de discussão, demonstrar empatia com público-alvo, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, controlar chamados dos clientes/usuários, propor alternativas de implantação de hardware, orientar cliente/usuário, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, identificar falhas nos sistemas, prestar consultoria técnica, apresentar alternativas de solução, emitir pareceres técnicos, consultar fontes alternativas de informações, instalar software e aplicativos e/ou drivers, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, demonstrar capacidade de proatividade, definir alternativas físicas de implantação, demonstrar capacidade de senso analítico, adequar soluções a necessidade do cliente, disseminar conhecimento, montar hardware, consultar documentação técnica, construir ambiente de teste, realizar simulações em ambiente controlado, demonstrar capacidade de organização, registrar defeitos.