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O que faz um Analista de Suporte de Sistema CBO 2124-20
O Analista de Suporte de Sistema concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.
Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.
Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.
Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.
Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.
Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.
Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.
Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.
Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.
Algumas funções no exercício da profissão
- desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
- elaborar planejamento e execução de testes;
- administrar ambiente de tecnologia da informação;
- projetar soluções de tecnologia da informação;
- comunicar-se;
- pesquisar inovações em tecnologia da informação;
- prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
- demonstrar competências pessoais;
- registrar ocorrências;
- testar sistemas;
- demonstrar capacidade de síntese;
- configurar software e/ou sistemas operacionais;
- ver mais...
Salário de Analista de Suporte de Sistema CBO 2124-20 - Série histórica
Quanto ganha um Analista de Suporte de Sistema por região do Brasil
Tabela salarial para Analista de Suporte de Sistema
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.547 | 42.562 | 887 | 16,97 | |
Média Salarial | 3.646 | 43.757 | 912 | 17,45 | |
1º Quartil | 2.055 | 24.660 | 514 | 9,83 | |
Salário Mediana | 2.686 | 32.232 | 672 | 12,85 | |
3º Quartil | 6.349 | 76.184 | 1.587 | 30,38 | |
Teto Salarial | 7.690 | 92.276 | 1.922 | 36,79 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Analista de Suporte de Sistema é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos um aumento de 18.03% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Suporte de Sistema CBO 2124-20 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.
Tipos de empresas que mais contratam
Quanto ganha um Analista de Suporte de Sistema por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 60.838 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Suporte de Sistema CBO 2124-20 em regime integral de trabalho.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
31.164 | 44 | 220 | 3.385,62 | 15,39 |
24.605 | 40 | 200 | 4.162,32 | 20,81 |
2.536 | 36 | 180 | 2.085,29 | 11,58 |
1.106 | 42 | 210 | 3.785,82 | 18,03 |
350 | 30 | 150 | 3.032,97 | 20,22 |
274 | 43 | 215 | 3.552,49 | 16,52 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários por nível profissional e porte da empresa
Quanto ganha um Analista de Suporte de Sistema PCD
Num levantamento com 510 salários de Analistas de tecnologia da informação PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Analista de Suporte de Sistema, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 3.695,78 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Analista de Suporte de Sistema ao longo do tempo
Salário de Analista de Suporte de Sistema no Brasil mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Analista de Suporte de Sistema nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Analista de Suporte de Sistema. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Analista de Suporte de Sistema em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Analista de Suporte de Sistema. Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Suporte de Sistema
- Salário Base: R$ 3.646,38
- Salário-educação (3%): R$ 109,39
- Sistema S (2%): R$ 72,93
- INSS Patronal (20%): R$ 729,28
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 36,46
- FGTS (8%): R$ 291,71
- Férias 1/12: R$ 303,87
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 729,28
- Periculosidade (30%): R$ 1.093,92
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 101,29
- 13º Salário: R$ 303,87
- FGTS sobre Férias: R$ 24,31
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,10
- FGTS sobre 13º: R$ 24,31
- Aviso Prévio: R$ 303,87
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 24,31
- Multa Rescisória FGTS: R$ 303,87
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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