CBO 2124-15 - Analistas de tecnologia da informação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2124-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais da informática, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
- Profissionais da informática.
- Analistas de tecnologia da informação.
Descrição dos cargos da categoria Analistas de tecnologia da informação
Os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-15 desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.
Condições de trabalho
Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.
Funções dos Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-15
Analistas de tecnologia da informação devem:
Atividades dos cargos CBO 2124-15
Entre as principais atribuições dos Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-15 estão as de:
- demonstrar iniciativa;
- desenvolver raciocínio lógico;
- escolher ferramentas de desenvolvimento;
- executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
- configurar software e hardware;
- especificar aplicativos;
- levantar necessidades do cliente/usuário;
- elaborar especificação técnica;
- especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
- documentar estrutura da rede;
- evidenciar concentração;
- modelar dados;
- analisar funcionalidade do produto;
- consultar fontes alternativas de informações;
- divulgar solução;
- demonstrar senso analítico;
- identificar falhas nos sistemas;
- documentar soluções disponíveis;
- elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
- avaliar desempenho do produto;
- definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
- documentar capacidade e performance;
- especificar a arquitetura dos sistemas;
- demonstrar capacidade de organização;
- construir ambiente de teste;
- elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
- administrar recursos de rede;
- demonstrar flexibilidade;
- administrar perfil de acesso às informações;
- codificar programas;
- avaliar proposta de fornecedores;
- demonstrar criatividade;
- definir padrões de interface com cliente/usuário;
- administrar banco de dados;
- instalar software;
- descrever processos (fluxo de atividades);
- adequar soluções a necessidade do cliente;
- identificar necessidade do cliente;
- montar protótipo dos sistemas;
- desenvolver arquitetura de sistemas e informações;
- demonstrar empatia com público-alvo;
- consultar documentação técnica;
- realizar simulações em ambiente controlado;
- propor mudanças de processos e funções;
- demonstrar capacidade de síntese;
- controlar acesso aos dados e recursos;
- realizar revisões técnicas;
- apresentar alternativas de solução;
- orientar áreas de apoio;
- divulgar utilização de novos padrões;
- trabalhar em equipe;
- participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
- elaborar dicionário de dados;
- demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
- implantar sistemas;
- acionar suporte de terceiros;
- participar de fóruns de discussão;
- definir metodologias a serem adotadas;
- pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
- dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
- monitorar performance dos sistemas;
- documentar acordo de níveis de serviço (sla);
- elaborar relatórios técnicos;
- avaliar novas tecnologias;
- desenvolver raciocínio abstrato;
- corrigir falhas nos sistemas;
- emitir pareceres técnicos;
- estabelecer padrões de software;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- levantar fontes de dados;
- elaborar propostas técnicas comerciais;
- prestar consultoria técnica;
- testar sistemas;
- divulgar documentação;
- negociar alternativas com clientes ou fornecedores;
- elaborar manuais do sistema;
- inventariar software e hardware;
- desenvolver capacidade de memorização;
- participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
- planejar testes de sistemas e ambientes;
- definir alternativas físicas de implantação;
- definir nomenclatura padrão;
- comparar alternativas tecnológicas;
- registrar ocorrências;
- administrar ambiente operacional;
- realizar auditoria de sistemas;
- documentar níveis de serviços;