CBO 2122-05 - Engenheiro de aplicativos em computação - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos engenheiros em computação
O profissional no cargo de Engenheiro de aplicativos em computação CBO 2122-05 pesquisa, concebe, projeta, desenvolve, testa e implanta programas aplicativos, empregando conhecimentos - de matemática, algoritmos, análise de dados, linguagens de programação e engenharia de “software”, sistemas digitais, sistemas de comunicação e redes, inteligência artificial, dentre outros do campo da engenharia da computação ou área afim -, para solucionar problemas complexos de “software” em tecnologia de informação e atender demandas de utilização de computadores e equipamentos relacionados à computação, em determinadas tarefas Gerencia ambiente operacional em que os aplicativos são empregados, elabora documentação técnica e fornece suporte técnico.
Supervisiona equipe, avaliando seu desempenho e organizando treinamentos Atua com ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de engenheiros em computação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Engenheiro de aplicativos em computação, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Engenheiros em computação CBO 2122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2122-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Engenheiros em computação.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
O que faz um Engenheiro de aplicativos em computação
O Engenheiro de aplicativos em computação CBO 2122-05 realiza pesquisas técnicas, buscando identificar problemas ou demandas em tecnologia de informação que possam ensejar oportunidades de soluções por meio de aplicativos (programas destinados a atender demandas de utilização de computadores e equipamentos relacionados à computação, em determinadas tarefas) Identifica perfis de usuários.
Concebe aplicativos, definindo interação entre usuários e computador e interfaces com redes e máquinas.
Define características dos dados e dos serviços prestados pelo aplicativo Valida tecnologias emergentes a fim de incorporá-las ao projeto, com base em legislação, normas técnicas e conhecimentos de engenharia da computação.
Identifica restrições e dificuldades de projeto Identifica equipamentos e sistemas nos quais os aplicativos - a serem desenvolvidos - irão rodar.
Projeta aplicativos, considerando aspectos de “design” e definindo algoritmos, fluxogramas, módulos, funções, dados, variáveis, objetos e outros elementos de programação.
Define portabilidade, usabilidade, entre outros aspectos Avalia custo, benefício e suas relações, referentes às soluções propostas.
Dimensiona recursos físicos e financeiros.
Define equipe e cronograma de trabalho Trabalha em equipe, aplicando conceitos de engenharia simultânea em projetos de aplicativos Pode gerenciar grupo de trabalho.
Pode apresentar soluções propostas para aprovação, negociando variantes de projeto, conforme requerido Desenvolve aplicativos, criando e implementando código fonte de programas, e empregando ferramentas, metodologias e linguagens de programação de médio e/ou de alto nível Define e especifica os transdutores necessários ao processamento de sinais e à integração da computação ao mundo físico.
Cria protótipos de aplicativos para testes Testa os aplicativos desenvolvidos, usando técnicas e “software” de depuração, avaliando desempenho em domínios específicos e aplicações avançadas, nas situações de grande volume de solicitações e fluxo de dados, e considerando requisitos de qualidade e segurança de “software”.
Implanta os aplicativos desenvolvidos, providenciando rotinas de instalação, procedimentos de avaliação de desempenho em situações reais de utilização, e outros recursos para o efetivo uso dos programas Gerencia ambiente operacional em que os aplicativos são empregados, configurando ambiente, definindo ações de controle operacional e de recursos, monitorando nível de utilização de recursos e utilizando conjunto de dados e de informações gerado nessas atividades, para subsidiar o processo de concepção de novos aplicativos Atualiza aplicativos, conforme solicitações de manutenção e de requisitos de inovação tecnológica, dentre outras demandas.
Elabora documentação técnica de aplicativos, descrevendo as soluções projetadas, detalhando os métodos e os processos de trabalho envolvidos, e registrando problemas, soluções, processos, intervenções e outros eventos relacionados ao ciclo de vida dos aplicativos Elabora relatórios e manuais técnicos de uso, funcionamento, instalação e manutenção de aplicativos Fornece suporte técnico referente aos aplicativos, utilizando ferramentas específicas de “software” e outros meios adequados, para equipes técnicas e usuários.
Identifica e classifica problemas Define prazos e prioridades de atendimento Orienta equipes técnicas no que se refere à melhor forma de correção de falhas e corrige falhas de aplicativos.
Pode orientar usuários Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando seu desempenho e ministrando treinamentos Prepara e aplica testes para avaliação de resultados de aprendizagem, a fim de avaliar a eficácia do treinamento Organiza treinamento de usuários, especificando recursos, elaborando material didático e definindo estratégias Atua com ética profissional em todas as atividades.
Aplica e segue preceitos de ergonomia, de saúde e segurança no trabalho, e de preservação do meio ambiente, na concepção de aplicativos e nas demais atividades.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2122-05 deve elaborar documentação, gerenciar ambiente operacional, comunicar-se, implementar soluções em tecnologia de informação, projetar soluções em tecnologia de informação, fornecer suporte técnico, organizar treinamento de usuários, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Engenheiros em computação ao projetar e desenvolver sistemas computacionais, trabalham tanto na área de software quanto na área de hardware, incluindo robótica. Podem ser encontrados, por exemplo, em indústrias químicas, de material de transporte, de máquinas para escritórios e equipamentos de informática, em instituições financeiras e nas telecomunicações. Costumam desenvolver suas atividades em universidades, institutos de pesquisa, grandes empresas, tanto no setor público como no privado, em ambientes, nos quais se pesquisa tecnologia avançada para ser absorvida pelo mercado. Podem trabalhar como empregados, funcionários públicos ou como autônomos sob supervisão ocasional, desenvolvendo seus trabalhos em equipe multidisciplinar, parceria ou cooperação, de forma presencial e também à distância.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2122-05
Para o acesso às ocupações requer-se curso superior completo de Engenharia da computação ou área afim. Podem ser portadores de certificações homologadas por instituições reconhecidas pelo mercado e/ou títulos de especialização e pós-graduação. Para o Engenheiro de aplicativos e o Engenheiro de equipamentos de computação, o desempenho pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. No caso do Engenheiro de sistemas de computação, o pleno exercício ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Engenheiro de aplicativos em computação CBO 2122-05
Um Engenheiro de aplicativos em computação (ou sinônimo) deve definir transdutores, trabalhar em equipe, implantar solução projetada, elaborar relatórios técnicos, desenvolver raciocínio abstrato, projetar aplicativos em linguagem de médio e alto nível, alocar recursos, atualizar aplicativos, testar solução projetada, realizar pesquisas técnicas, orientar usuários, definir ações de controle operacional e de recursos, classificar problemas, codificar aplicativos, descrever solução projetada, avaliar eficácia de treinamento, avaliar custo e benefício de soluções, identificar equipamentos e sistemas, demonstrar persistência, criar protótipos, desenvolver expressão oral, validar novas tecnologias e aplicabilidade de pesquisas técnicas, monitorar nível de utilização de recursos, demonstrar orientação para detalhes, identificar perfil de usuários, elaborar material didático, desenvolver compreensão oral, realizar manutenção técnica - preventiva e corretiva, definir prazos e prioridades de atendimento, identificar restrições e dificuldades de projeto, ministrar treinamento, dimensionar recursos físicos, financeiros e humanos, desenvolver expressão escrita, identificar problemas e oportunidades, acionar suporte de terceiros, especificar recursos necessários para treinamento, negociar, desenvolver compreensão escrita, descrever métodos e processos de trabalho, definir cronograma de trabalho, preparar testes para avaliação de treinandos, corrigir falhas no sistema, evidenciar criatividade, demonstrar objetividade, registrar problemas, soluções e eventos - processos e intervenções, configurar ambiente operacional, elaborar manuais técnicos - uso, funcionamento, instalação e manutenção, cultivar a curiosidade, desenvolver raciocínio lógico.