CBO 2124-05 - Analistas de tecnologia da informação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2124-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Analistas de tecnologia da informação.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
Funções
comunicar-se, projetar soluções de tecnologia da informação, administrar ambiente de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação, estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação, elaborar planejamento e execução de testes.
Atividades
consultar fontes alternativas de informações, identificar falhas nos sistemas, levantar necessidades do cliente/usuário, demonstrar capacidade de senso analítico, demonstrar capacidade de iniciativa, construir ambiente de teste, elaborar estudos de viabilidade técnica e/ou econômica, controlar chamados dos clientes/usuários, demonstrar capacidade de flexibilidade, disseminar conhecimento, elaborar manuais do sistema, codificar programas, avaliar novas tecnologias, montar protótipo dos sistemas, corrigir falhas nos sistemas, demonstrar capacidade de organização, divulgar solução, demonstrar capacidade de síntese, elaborar relátorios técnicos, definir nomenclatura padrão, definir padrões de interface com cliente/usuário, especificar aplicativos e sistemas, testar sistemas, participar de fóruns de discussão, fornecer subsídios para recursos humanos, negociar alternativas com clientes ou fornecedores, implantar sistemas, instalar software e aplicativos e/ou drivers, demonstrar capacidade de criatividade, registrar ocorrências, consultar documentação técnica, acionar suporte de terceiros, escolher ferramentas de desenvolvimento e/ou de testes, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, interagir com áreas afins, elaborar diagramas - caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc., levantar fontes de dados, definir metodologias a serem adotadas, estabelecer padrões de software, descrever processos - fluxo de atividades, adequar soluções a necessidade do cliente, divulgar documentação, elaborar especificação técnica, divulgar utilização de novos padrões, configurar software e/ou sistemas operacionais, pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, preparar massa de dados, identificar riscos, elaborar caso de testes, realizar revisões técnicas, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de proatividade, prestar consultoria técnica, orientar cliente/usuário, demonstrar empatia com público-alvo, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, modelar dados, elaborar dicionário de dados, demonstrar capacidade de resiliência, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, elaborar propostas técnicas, trabalhar em equipe, especificar a arquitetura dos sistemas, analisar funcionalidade do produto, realizar auditoria de sistemas, divulgar novas tecnologias, comparar alternativas tecnológicas, administrar perfil de acesso às informações, avaliar desempenho do produto, realizar simulações em ambiente controlado, propor mudanças de processos e metodologias, apresentar alternativas de solução, dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas, emitir pareceres técnicos, demonstrar capacidade de memorização, definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços, identificar necessidade do cliente, atender chamados/tickets - incidentes.