CBO 2124-05 - Analista de desenvolvimento de sistemas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos analistas de tecnologia da informação

O profissional no cargo de Analista de desenvolvimento de sistemas CBO 2124-05 planeja, projeta e desenvolve sistemas computacionais de informação, aplicando conhecimentos de lógica matemática, algoritmo, estrutura de dados, linguagem de programação e engenharia de “software”, dentre outros da área de análise de desenvolvimento de sistemas em tecnologia da informação Implanta sistemas, instalando aplicativos, “drivers” e outros tipos de “software”.

Realiza a manutenção de sistemas Presta consultoria técnica na área de sistemas Divulga novas tecnologias, dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão na área de tecnologia da informação.

Pode supervisionar equipe de programadores de computador ou de outros analistas de desenvolvimento de sistemas Elabora documentação técnica de sistemas Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2124-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Analista de desenvolvimento de sistemas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Analistas de tecnologia da informação.
      • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.

O que faz um Analista de desenvolvimento de sistemas

O Analista de desenvolvimento de sistemas CBO 2124-05 analisa problemas de tecnologia da informação – de aplicações comerciais, industriais, científicas e de outras áreas, para desenvolver e implantar sistemas (conjunto de programas) computacionais complexos Concebe sistemas, levantando necessidades de clientes e usuários, verificando fontes de dados, e consultando documentação técnica e fontes alternativas de informação.

Planeja sistemas, elaborando estudos de viabilidade técnica e econômica.

Define requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços relacionados com sistemas Escolhe ferramentas de desenvolvimento e de testes.

Dimensiona requisitos e funcionalidades e especifica a arquitetura dos sistemas Estabelece padrões de interface com cliente e usuário.

Define nomenclatura padrão e metodologias a serem adotadas.

Projeta sistemas, empregando técnicas de análise estruturada e modelagem de dados, a fim de detalhar objetivos, fluxogramas de atividades de processos, diagramas descrevendo etapas operacionais, algoritmos, lógicas de programas, e demais elementos necessários ao desenvolvimento de sistemas Especifica as entradas acessadas pelo sistema e define a distribuição e a utilização das saídas (resultados).

Estabelece a especificação e monta protótipos de sistemas.

Identifica riscos relacionados aos sistemas Desenvolve sistemas, codificando programas – por meio de linguagens de programação, inclusive orientadas a objetos, utilizando ambientes de desenvolvimento de “software”, processos de desenvolvimento de aplicações cliente-servidor (para sistemas distribuídos), tecnologia multimídia e de Internet Aplica conhecimentos de lógica matemática, algoritmo, estrutura de dados, linguagem de programação e engenharia de “software”, dentre outros da área de análise de desenvolvimento de sistemas em tecnologia da informação.

Constrói ambientes de teste, elabora casos de testes, prepara massa de dados e testa os sistemas, para localizar problemas de código-fonte e corrigir erros Implanta sistemas, instalando aplicativos, “drivers” e outros tipos de “software” relacionados aos sistemas e executando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os sistemas irão funcionar Realiza simulações em ambiente controlado.

Pode prestar suporte técnico de sistemas, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Realiza manutenção de sistemas, organizando perfil de acesso às informações de sistemas, identificando e corrigindo falhas, e executando revisões técnicas nos sistemas.

Efetua auditoria de sistemas Pode desenvolver aplicações para compartilhamento de informações entre sistemas dentro de uma organização Pode avaliar a utilidade de pacotes de aplicativos existentes ou em fase de desenvolvimento e adaptá-los a um ambiente operacional específico.

Presta consultoria técnica na área de sistemas computacionais de informação Realiza pesquisa de padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado Avalia novas tecnologias e compara alternativas tecnológicas.

Analisa funcionalidades e avalia desempenho de produtos já existentes Divulga novas tecnologias, dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação, com focalização em sistemas Pode treinar equipes técnicas e usuários para trabalhar com programas e sistemas computacionais.

Pode supervisionar equipe de programadores de computador ou de outros analistas de desenvolvimento de sistemas ou servir de líder para projetos de sistemas específicos Descreve processos e elabora dicionários de dados, manuais, relatórios e outros documentos técnicos de sistemas Emite pareceres técnicos Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia.

Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2124-05 deve elaborar planejamento e execução de testes, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, pesquisar inovações em tecnologia da informação, estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, administrar ambiente de tecnologia da informação, projetar soluções de tecnologia da informação.

Condições de trabalho dessas profissões

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2124-05

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.

Atividades exercidas por um Analista de desenvolvimento de sistemas CBO 2124-05

Um Analista de desenvolvimento de sistemas (ou sinônimo) deve elaborar relátorios técnicos, participar de fóruns de discussão, orientar cliente/usuário, adequar soluções a necessidade do cliente, especificar aplicativos e sistemas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, definir nomenclatura padrão, descrever processos - fluxo de atividades, elaborar especificação técnica, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, definir metodologias a serem adotadas, identificar riscos, elaborar propostas técnicas, avaliar novas tecnologias, identificar necessidade do cliente, instalar software e aplicativos e/ou drivers, prestar consultoria técnica, disseminar conhecimento, construir ambiente de teste, levantar necessidades do cliente/usuário, avaliar desempenho do produto, controlar chamados dos clientes/usuários, elaborar manuais do sistema, demonstrar capacidade de organização, definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços, levantar fontes de dados, acionar suporte de terceiros, demonstrar capacidade de proatividade, demonstrar capacidade de síntese, dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas, consultar fontes alternativas de informações, divulgar novas tecnologias, demonstrar capacidade de iniciativa, elaborar caso de testes, definir padrões de interface com cliente/usuário, testar sistemas, escolher ferramentas de desenvolvimento e/ou de testes, registrar ocorrências, pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado, negociar alternativas com clientes ou fornecedores, especificar a arquitetura dos sistemas, estabelecer padrões de software, emitir pareceres técnicos, demonstrar capacidade de concentração, realizar simulações em ambiente controlado, montar protótipo dos sistemas, apresentar alternativas de solução, elaborar diagramas - caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc., divulgar utilização de novos padrões, comparar alternativas tecnológicas, analisar funcionalidade do produto, elaborar estudos de viabilidade técnica e/ou econômica, codificar programas, divulgar solução, demonstrar empatia com público-alvo, divulgar documentação, realizar revisões técnicas, atender chamados/tickets - incidentes, implantar sistemas, demonstrar capacidade de memorização, elaborar dicionário de dados, trabalhar em equipe, identificar falhas nos sistemas, demonstrar capacidade de criatividade, configurar software e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de resiliência, corrigir falhas nos sistemas, realizar auditoria de sistemas, modelar dados, consultar documentação técnica, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, interagir com áreas afins, administrar perfil de acesso às informações, demonstrar capacidade de senso analítico, preparar massa de dados, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, fornecer subsídios para recursos humanos, propor mudanças de processos e metodologias.

Cargos e salários CBO 2124-05 - Analistas de tecnologia da informação

Salário Consultor de Tecnologia da Informação

Consultor de Tecnologia da Informação: Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Consultor de Tecnologia da Informação CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Tecnólogo em Processamento de Dados

Tecnólogo em Processamento de Dados: Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Processamento de Dados CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Tecnólogo em Sistemas Para Internet

Tecnólogo em Sistemas Para Internet: Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Tecnólogo em Sistemas Para Internet CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Sistemas

Analista de Sistemas: Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Sistemas Para Internet

Analista de Sistemas Para Internet: Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Sistemas Para Internet CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Sistemas Web (webmaster)

Analista de Sistemas Web (webmaster): Brasil

  • 119.108
  • Brasil
  • 7.052 - 16.194
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Sistemas Web (webmaster) CBO 2124-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 7.052 e 16.194 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 119.108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Marilia

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Marilia, SP

  • 78
  • Marilia, SP
  • 4.485 - 9.671
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 4.485 e 9.671 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 78 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Minas Gerais

  • 9.871
  • Minas Gerais
  • 6.233 - 13.215
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 6.233 e 13.215 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 9.871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Jaraguá do Sul

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Jaraguá do Sul, SC

  • 131
  • Jaraguá do Sul, SC
  • 5.459 - 11.658
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Jaraguá do Sul - SC, ganha entre 5.459 e 11.658 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Pouso Alegre

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Pouso Alegre, MG

  • 34
  • Pouso Alegre, MG
  • 3.703 - 7.805
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Pouso Alegre - MG, ganha entre 3.703 e 7.805 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Atibaia

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Atibaia, SP

  • 73
  • Atibaia, SP
  • 6.613 - 14.195
  • 40h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 6.613 e 14.195 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 73 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Bauru

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Bauru, SP

  • 130
  • Bauru, SP
  • 4.041 - 8.179
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Bauru - SP, ganha entre 4.041 e 8.179 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 130 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Pernambuco

  • 1.882
  • Pernambuco
  • 6.483 - 13.492
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 6.483 e 13.492 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.882 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Amazonas

  • 829
  • Amazonas
  • 6.089 - 12.764
  • 43h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Amazonas, ganha entre 6.089 e 12.764 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 829 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Goiânia

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Goiânia, GO

  • 877
  • Goiânia, GO
  • 5.198 - 11.359
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 5.198 e 11.359 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 877 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas Limeira

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Limeira, SP

  • 120
  • Limeira, SP
  • 5.321 - 10.518
  • 41h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 5.321 e 10.518 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.
Salário Analista de Desenvolvimento de Sistemas

Analista de Desenvolvimento de Sistemas: Ceará

  • 1.931
  • Ceará
  • 5.929 - 12.273
  • 42h
O profissional no cargo de Analista de Desenvolvimento de Sistemas CBO 2124-05 trabalhando em Ceará, ganha entre 5.929 e 12.273 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.931 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2124-05.