CBO 1426-05 - Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins
O profissional no cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) de uma empresa, de uma instituição ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Capta recursos.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição.
Busca a otimização do desempenho da área Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente Dissemina resultados e atividades de PDI.
Promove a colaboração entre redes nacionais e internacionais de PDI Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1426-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins CBO 1426-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1426-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de Áreas de apoio.
- Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins.
O que faz um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
O Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de apoio da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) em empresas e instituições que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa, da instituição ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas do planejamento tático.
Delineia solicitações de serviços de PDI, a partir de demandas internas e externas.
Realiza prospecção tecnológica e adapta tecnologias à realidade nacional Pesquisa mercado e necessidades de clientes.
Busca parcerias e cooperação entre instituições públicas e iniciativa privada, por meio de contratos Articula convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos de governo.
Elabora projetos de pesquisa e define especificações de produtos e equipamentos.
Capta recursos, identificando órgãos de fomento e linhas de financiamento, formando parcerias, negociando propostas, formalizando contratos, com o intuito de provê ferramentas, recursos materiais, “softwares”, dentre outras necessidades para PDI Licencia tecnologias desenvolvidas, vende serviços e presta assessoria “ad hoc”.
Compatibiliza força de trabalho de PDI, recursos econômicos e materiais e serviços.
Valida novas tecnologias, produtos e serviços, realizando a acreditação de tecnologias de terceiros, rastreando resultados, examinando documentos e verificando conformidades técnicas e legais Valida inovações metodológicas Promove a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, coordenando elaboração de projetos, montagem e testes de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos.
Presta consultoria técnica para produção em escala industrial e promove treinamento de novas tecnologias para equipes de produção Protege a propriedade intelectual da empresa ou da instituição, acompanhando elaboração de pedidos de proteção, monitorando depósito de novos pedidos de terceiros, fornecendo subsídios para exame técnico de proteção Busca a otimização do desempenho da área, identificando, monitorando e avaliando resultados de indicadores, e definindo e implementando ações de melhoria.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra a equipe de trabalho e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Define perfis profissionais, participa do processo de seleção, direciona o aprimoramento profissional e avalia o desempenho da equipe Promove a integração entre pesquisadores próprios da empresa ou da instituição com outros pesquisadores da comunidade científica e tecnológica interessada nos projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, com uso de técnicas de inteligência artificial, aplicações tecnológicas de áreas variadas, materiais inovadores de reduzido impacto ambiental, matérias-primas que antecipam demandas em diversos setores e exploração de tecnologias emergentes, dentre outras estratégias Potencializa as atividades de PDI, valorizando projetos multidisciplinares e as interfaces entre as diferentes tecnologias e sua interação com o meio ambiente, incluindo temas de riscos e poluição provocada por resíduos, rejeitos e outros efluentes.
Dissemina resultados e atividades, publicando artigos e realizando ações diretas de divulgação nos meios de comunicação Promove a colaboração com redes de PDI – do país e do exterior – que ampliam as conexões dos centros e departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1426-05 deve demonstrar competências pessoais, validar novas tecnologias, novos produtos e serviços, proteger propriedade intelectual da instituição, gerenciar recursos de p&d, prover soluções tecnológicas para produtos, processos e serviços, promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, captar recursos para p&d, implementar decisões de p&d, otimizar desempenho da Área de p&d, disseminar resultados e atividades.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de pesquisa e desenvolvimento e afins o trabalho é exercido em instituições de pesquisa pública e em departamentos de pesquisa e desenvolvimento (p&d) de empresas privadas que se ocupam, fundamentalmente, do desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos. O trabalho é exercido com equipe de um departamento ou área de pesquisa e/ou no gerenciamento de projetos interdepartamentais.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1426-05
Estas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmente pós-graduadas, com no mínimo cinco anos de exercício profissional na área de pesquisa.
Atividades exercidas por um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) CBO 1426-05
Um Gerente de pesquisa e desenvolvimento (p&d) (ou sinônimo) deve comissionar produtos, processos e serviços, corrigir planejamento, compatibilizar recursos materiais, negociar com a diretoria condições e prioridades de projetos, coordenar elaboração dos projetos de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, demonstrar perspicácia, definir ações de melhoria, articular convênios e cooperação com universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, identificar potenciais receptores da nova tecnologia, acompanhar caducidade da proteção da propriedade intelectual de terceiros, demonstrar capacidade de adaptação, aprovar documentação técnica, delinear solicitações de pesquisa e serviços tecnológicos, formar parcerias, contestar concessão de pedidos de terceiros conflitantes com os interesses da instituição, avaliar desempenho da equipe, implementar sistema da qualidade na área de p&d, pesquisar mercado, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar criatividade, pesquisar necessidades do cliente, participar da implementação das normas de qualidade, comprovar eficiência da tecnologia, publicar artigos, comprovar eficácia de novos produtos, coordenar equipes de pesquisa, buscar parcerias, fornecer subsídios para exame técnico de proteção a propriedade intelectual, integrar diferentes áreas de atuação da empresa, elaborar planejamento, identificar potenciais detentores de tecnologia de interesse para a instituição, liderar equipes, promover condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho, demonstrar poder de síntese, verificar conformidades técnicas e legais, compatibilizar recursos humanos, acompanhar produção de lote piloto, formalizar contratos, participar da elaboração da política da qualidade, comprovar eficiência de novos processos produtivos, rastrear resultados, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, implementar ações de melhoria, fornecer cláusulas de sigilo, promover treinamento de equipes de produção da nova tecnologia, prestar consultoria técnica para produção em escala industrial, demonstrar capacidade de reconhecimento de aptidões, monitorar planejamento, licenciar tecnologias desenvolvidas, elaborar propostas de projetos de pesquisa, coordenar testes das plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, acreditar tecnologias de terceiros, demonstrar capacidade de análise, fazer contratos de cooperação com a iniciativa privada, comprovar reprodutibilidade da tecnologia, elaborar relatórios, prospectar tecnologia, acompanhar elaboração de pedidos de proteção a propriedade intelectual, assessorar diretoria na área de p&d, examinar documentos, compatibilizar recursos econômicos, negociar propostas de projetos de pesquisa, negociar com a equipe de p&d condições e prioridades de projetos, identificar órgãos de fomento, definir especificações de equipamentos, aprovar emissão de laudos técnicos, definir especificações de produtos, avaliar desempenho da área de p&d, divulgar atividades e resultados nos meios de comunicação, direcionar aprimoramento profissional da equipe, adaptar tecnologias a realidade nacional, revisar publicações técnicas, monitorar indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de desenvolver equipes, prestar assessoria ad hoc, compatibilizar serviços, promover eventos técnicos, participar de congressos, feiras e visitas técnicas, participar do processo de seleção de pessoal, elaborar procedimentos operacionais, avaliar novas tecnologias, vender serviços, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar persistência, identificar indicadores de desempenho, coordenar montagem de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos, monitorar depósito de novos pedidos de terceiros para proteção a propriedade intelectual da instituição, analisar artigos para publicação, coordenar projetos, identificar linhas de financiamento.