CBO 1423-20 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de vendas Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.
Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.
Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de vendas
O Gerente de vendas (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.
Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.
Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.
Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.
Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.
Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .
Funções
O funcionário CBO 1423-20 deve assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.
Atividades exercidas por um Gerente de vendas CBO 1423-20
Um Gerente de vendas (ou sinônimo) deve listar atividades de cargos / funções, avaliar desempenho, planejar campanhas publicitárias, elaborar orçamentos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de escuta, revisar planos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, otimizar custos e recursos, dimensionar equipe, examinar currículos, atender a auditoria interna e externa, pesquisar mercado, avaliar nível de satisfação da equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, delegar atribuições, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de abstração, captar recursos, identificar necessidade de contratação de pessoal, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, monitorar metas e indicadores de desempenho, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, analisar tendências do mercado, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, detectar necessidades de capacitação profissional, monitorar a execução de serviços de terceiros, gerenciar remanejamentos, formular plano de incentivos, demonstrar capacidade de tomar decisões, realizar ações para ampliação de participação no mercado, elaborar relatórios, acompanhar atuação da concorrência, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de organização, monitorar contratos, coordenar serviços de atendimento a clientes, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerir lucratividade, realizar campanhas de vendas, negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar habilidades comunicativas, definir perfis profissionais, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, criar programas e ações de fidelização de clientes, implementar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, identificar necessidade de recursos, demonstrar visão sistêmica, demonstrar criatividade, representar empresa e/ou organização publicamente, planejar racionalização do uso de recursos, gerir nível de satisfação do cliente, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, entrevistar candidatos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, planejar campanhas de vendas, cobrar resultados da equipe, negociar com clientes, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de flexibilidade, autorizar pagamentos.