CBO 1423-20 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de vendas Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.
Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.
Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de vendas
O Gerente de vendas (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.
Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.
Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.
Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.
Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.
Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .
Funções
O funcionário CBO 1423-20 deve administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Gerente de vendas CBO 1423-20
Um Gerente de vendas (ou sinônimo) deve pesquisar mercado, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, cobrar resultados da equipe, demonstrar criatividade, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de flexibilidade, negociar com clientes, listar atividades de cargos / funções, planejar racionalização do uso de recursos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, elaborar orçamentos, demonstrar capacidade de liderança, monitorar a execução de serviços de terceiros, identificar necessidade de recursos, administrar orçamentos, definir perfis profissionais, estabelecer política comercial, entrevistar candidatos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, revisar planos, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, delegar atribuições, gerir lucratividade, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de síntese, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, coordenar serviços de atendimento a clientes, analisar tendências do mercado, gerenciar remanejamentos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, examinar currículos, avaliar nível de satisfação da equipe, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de escuta, gerenciar equipes, realizar ações para ampliação de participação no mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, formular plano de incentivos, realizar campanhas de vendas, elaborar relatórios, criar programas e ações de fidelização de clientes, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, gerir nível de satisfação do cliente, captar recursos, demonstrar capacidade de abstração, negociar condições e prioridades de projetos, autorizar pagamentos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de tomar decisões, detectar necessidades de capacitação profissional, monitorar contratos, identificar necessidade de contratação de pessoal, representar empresa e/ou organização publicamente, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, otimizar custos e recursos, demonstrar habilidades comunicativas, planejar campanhas de vendas, avaliar desempenho, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar visão sistêmica, implementar serviços de atendimento a clientes, atender a auditoria interna e externa.