CBO 1423-05 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente comercial Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente comercial
O Gerente comercial (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções
O funcionário CBO 1423-05 deve implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros.
Atividades exercidas por um Gerente comercial CBO 1423-05
Um Gerente comercial (ou sinônimo) deve identificar necessidade de contratação de pessoal, acompanhar atuação da concorrência, realizar ações para ampliação de participação no mercado, realizar campanhas de vendas, examinar currículos, demonstrar capacidade de escuta, criar programas e ações de fidelização de clientes, elaborar orçamentos, revisar planos, avaliar nível de satisfação da equipe, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de flexibilidade, planejar campanhas publicitárias, monitorar a execução de serviços de terceiros, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, administrar orçamentos, delegar atribuições, elaborar relatórios, planejar racionalização do uso de recursos, coordenar serviços de atendimento a clientes, formular plano de incentivos, monitorar metas e indicadores de desempenho, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, gerenciar remanejamentos, gerir lucratividade, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de empatia, atender a auditoria interna e externa, identificar necessidade de recursos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, otimizar custos e recursos, demonstrar capacidade de liderança, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, demonstrar criatividade, estabelecer metas e indicadores de desempenho, estabelecer política comercial, demonstrar capacidade de síntese, captar recursos, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de organização, monitorar contratos, demonstrar capacidade de tomar decisões, definir perfis profissionais, negociar condições e prioridades de projetos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, representar empresa e/ou organização publicamente, contratar serviços de terceiros, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, listar atividades de cargos / funções, cobrar resultados da equipe, dimensionar equipe, detectar necessidades de capacitação profissional, autorizar pagamentos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, implementar campanhas institucionais e publicitárias, negociar com clientes, pesquisar mercado, gerir nível de satisfação do cliente, demonstrar habilidades comunicativas, implementar serviços de atendimento a clientes, gerenciar equipes, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, avaliar desempenho, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar visão sistêmica.