O que faz um Recepcionista Secretária CBO 4221-05
O Recepcionista Secretária realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- coordenar equipe;
- atender o cliente com informações precisas;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Recepcionista Secretária - Série histórica em Barueri
Funções típicas do cargo de Recepcionista Secretária
- coordenar equipe;
- atender o cliente com informações precisas;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- demonstrar paciência;
- circular informações internas;
- verificar cadastro e reserva;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar respeito mútuo;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
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Tabela salarial Recepcionista Secretária em Barueri, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.848 | 22.176 | 462 | 8,80 | |
Média Salarial | 1.900 | 22.798 | 475 | 9,05 | |
1º Quartil | 1.649 | 19.785 | 412 | 7,85 | |
Salário Mediana | 1.786 | 21.432 | 447 | 8,50 | |
3º Quartil | 2.315 | 27.779 | 579 | 11,02 | |
Teto Salarial | 2.804 | 33.647 | 701 | 13,35 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Recepcionista Secretária é um cargo que está com baixa demanda no mercado de trabalho de Barueri nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma queda de 6.25% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Recepcionista Secretária segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4221-30 | Concierge | 2.235,71 |
4221-15 | Atendente de seguro saúde | 1.933,66 |
4221-20 | Guest relations | 1.899,67 |
4221-25 | Recepcionista de banco | 1.843,11 |
4221-10 | Atendente de ambulatório | 1.688,53 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Recepcionista Secretária em Barueri, SP
Funções do cargo de Recepcionista Secretária
Profissionais no cargo de Recepcionista Secretária recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.
Condições de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar de Recepcionista Secretária
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Recepcionista Secretária devem responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Recepcionista Secretária
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Recepcionista Secretária em Barueri, SP é de R$ 1.847,97 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Recepcionistas pelo sindicato de Barueri.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Barueri, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4221-05.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Recepcionistas em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Salário para PCDs no cargo
De acordo com a pesquisa com 50 salários de pessoas com deficiência no cargo de Recepcionista Secretária, a média salarial em Barueri-SP é de R$ 1.829,82 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais em média.
O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.
.Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Barueri de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Recepcionista Secretária ao longo do tempo
Salário de Recepcionista Secretária mês a mês na cidade de Barueri de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Barueri
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Recepcionista Secretária trabalhando na cidade de Barueri durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Recepcionista Secretária. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Barueri, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Recepcionista Secretária. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Recepcionista Secretária trabalhando em Barueri. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Recepcionista Secretária
- Salário Base: R$ 1.899,86
- Salário-educação (3%): R$ 57,00
- Sistema S (2%): R$ 38,00
- INSS Patronal (20%): R$ 379,97
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 19,00
- FGTS (8%): R$ 151,99
- Férias 1/12: R$ 158,32
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 379,97
- Periculosidade (30%): R$ 569,96
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 52,77
- 13º Salário: R$ 158,32
- FGTS sobre Férias: R$ 12,67
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,22
- FGTS sobre 13º: R$ 12,67
- Aviso Prévio: R$ 158,32
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 12,67
- Multa Rescisória FGTS: R$ 158,32
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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