Consultor de Cobrança - Salário 2024 - Campinas, SP

O que faz um Consultor de Cobrança

Profissionais no cargo de Consultor de Cobrança efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Condições de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para Consultor de Cobrança

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Funções do cargo de Consultor de Cobrança

  1. adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica;
  2. demonstrar ambição;
  3. elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  4. demonstrar desinibição;
  5. analisar títulos e documentos de cobrança;
  6. demonstrar habilidade numérica;
  7. informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  8. rastrear localização das mercadorias devolvidas;
  9. verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  10. verificar fatos geradores da dívida;
  11. apresentar para o devedor títulos devidos;
  12. encaminhar títulos ao cartório;
  13. notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  14. analisar faixa de atraso, valor e região;
  15. informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência;
  16. registrar ações realizadas no contato com devedor;
  17. analisar histórico creditício do devedor;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Consultor de Cobrança em Campinas, SP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Consultor de Cobrança CBO 421305 em Campinas, SP no período de Março de 2023 a Fevereiro de 2024.

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