CBO 9541-20 - Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas
O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios CBO 9541-20 executa manutenção de máquinas e equipamentos de instalações mecânicas de edifícios, analisando condições de funcionamento e realizando manutenção preventiva, e identificando causas de falhas operacionais e realizando manutenção corretiva Realiza planejamento das atividades.
Pode executar manutenção preditiva com base em diagnóstico de problemas feito por sistema de monitoramento remoto e por software de análise de dados Pode instalar máquinas e equipamentos de instalações mecânicas prediais Pode realizar modernização (“retrofitting”) de instalações mecânicas prediais.
Elabora relatórios de serviços e de registros de ocorrências Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 9541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas que pertence ao grupo dos polimantenedores, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas CBO 9541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9541-20
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas.
- Polimantenedores.
O que faz um Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios
O Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios CBO 9541-20 planeja as atividades, selecionando equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais a serem utilizados Confere materiais e componentes disponíveis, solicitando os faltantes.
Faz especificação de componentes para aquisição.
Realiza a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos de instalações mecânicas prediais, fazendo diagnóstico e executando os ajustes e reparos necessários Analisa as condições de funcionamento de máquinas e equipamentos em sistemas de instalações mecânicas de edifícios, verificando correias, engrenagens, motores mecânicos, sistemas de acionamento mecânico, sistemas de aquecimento e resfriamento, desgastes de peças e vida útil de partes mecânicas, examinando corrente elétrica e tensão, conferindo sinalizações, observando nível de óleo e testando limites de segurança e sistemas de emergência.
Repara sistemas de acionamento hidráulico, pneumático e mecânico, corrige fuga de corrente, faz lubrificação, regula contatores, e repara sistemas mecânicos, motores e peças mecânicas Pode realizar a manutenção preditiva recebendo diagnóstico de problemas, feito por sistema de monitoramento remoto dos dados das instalações mecânicas prediais e por software de análise de dados, que utilizam plataforma de nuvens e princípios de IoT - Internet das Coisas (Internet of Things) e Inteligência Artificial.
Realiza a manutenção corretiva de máquinas e equipamentos de instalações mecânicas prediais, identificando falhas operacionais e analisando suas causas, estudando esquemas elétrico, hidráulico e eletromecânico, desativando sistemas, fazendo os reparos necessários, e reativando sistemas.
Testa o funcionamento de máquinas e equipamentos, após a manutenção Pode instalar máquinas e equipamentos de instalações mecânicas de edifícios residenciais, comerciais, hospitalares e industriais, interpretando projetos e desenhos.
Utiliza BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto de construção das instalações prediais e registro das atividades realizadas.
Marca, inspeciona e isola o local definido para instalação Transporta máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais para o espaço demarcado Acondiciona materiais.
Se necessário, solicita a abertura de paredes, lajes, pisos e valas, durante a preparação do local Fixa suportes Fixa componentes para montagem de máquinas para facilidades e utilidades, tais como torres de resfriamento, caldeiras, reatores, vasos sob pressão, compressores, sistema de ar-condicionado e sistema de ventilação.
Interliga placas de comando e identifica controles Programa sistemas de controle.
Realiza testes operacionais de funcionamento e eficiência na operação mecânica de máquinas e equipamentos em instalações mecânicas de edifícios Pode realizar modernização (“retrofitting”) de instalações mecânicas industriais, comerciais, hospitalares e residenciais, com mudança de tecnologia, tendo em vista a melhoria do funcionamento, o aumento da segurança e a adequação às normas e à legislação Prepara documentos, elaborando relatórios de serviços diários e mensais e registrando ocorrência de defeitos.
Preenche formulários, tais como solicitação de materiais e requisição de serviços Organiza o local de trabalho e providencia sua limpeza Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Controla desperdícios, realizando reaproveitamento de material Realiza descarte de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança no trabalho, identificando e isolando áreas de risco, usando equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas em manuais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9541-20 deve realizar manutenção preventiva, organizar execução de serviços, redigir documentos, realizar manutenção corretiva, demonstrar competências pessoais, instalar elevadores, escadas rolantes, portas e portões automáticas, preparar local para instalação de equipamentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na construção civil como empregados com carteira assinada. Podem também trabalhar como autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto, no sistema de rodízio de turnos. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios CBO 9541-20
Um Mecânico de manutenção de instalações mecânicas de edifícios (ou sinônimo) deve testar limites de segurança e sistemas de emergência, verificar pontos elétricos, verificar amperagem e tensão dos equipamentos, determinar instrumentos, ferramentas e materiais, utilizados em serviços, reduzir sons e ruídos, verificar nível de óleo dos equipamentos, regular contactoras, inspecionar local, marcar local definido para instalação, preencher requisição de serviços, registrar ocorrência de defeitos, isolar local de trabalho, montar equipamentos, solicitar materiais, utilizar equipamentos de segurança, acondicionar materiais, estudar esquemas elétrico, hidráulico, mecânico e de esgoto, conferir materiais e componentes, trabalhar em equipe, ter habilidades manuais, sugerir melhorias, analisar causas e falhas operacionais, programar sistemas de controle, examinar iluminação interna e externa, desativar sistemas, corrigir vazamento de tensão, interligar placas de comando, realizar testes operacionais, identificar controles, preencher solicitação de materiais, demonstrar iniciativa, transportar equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais para o local, conferir sinalizações, especificar componentes para substituição e instalação, demonstrar organização e higiene pessoal, fixar componentes, lubrificar equipamentos, fixar suportes, manter-se atualizado na profissão, interpretar projetos e desenhos, abrir paredes, lajes, pisos e valas, redigir relatórios de serviços diários e mensais, identificar falhas operacionais, testar funcionamento, reativar sistemas, reparar sistemas de acionamento hidráulico, pneumático e eletroeletrônico.