CBO 9541-15 - Eletromecânico de manutenção de portas automáticas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas

O profissional no cargo de Eletromecânico de manutenção de portas automáticas CBO 9541-15 executa manutenção de portas e portões automáticos, analisando condições de funcionamento e realizando manutenção preventiva, e identificando causas de falhas operacionais e realizando manutenção corretiva Planeja as atividades, interpretando ordens de serviço.

Pode executar instalação de portas e portões automáticos, em edifícios Elabora relatórios de serviços e de registros de ocorrências Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 9541-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas que pertence ao grupo dos polimantenedores, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Eletromecânico de manutenção de portas automáticas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas CBO 9541-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9541-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas.
      • Polimantenedores.

O que faz um Eletromecânico de manutenção de portas automáticas

O Eletromecânico de manutenção de portas automáticas CBO 9541-15 planeja as atividades, interpretando ordens de serviço Seleciona equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais a serem utilizados.

Confere materiais e componentes disponíveis, solicitando os faltantes.

Faz especificação de componentes para aquisição Programa os serviços, elaborando cronograma de execução.

Pode preparar orçamentos dos serviços Realiza a manutenção preventiva de portas e portões automáticos, fazendo diagnóstico e executando os ajustes e reparos necessários.

Analisa as condições de funcionamento de porta ou portão automático, verificando corrente elétrica e tensão, conferindo sinalizações, observando nível de óleo, e testando limites de segurança e sistemas de emergência.

Repara sistemas de acionamento hidráulico, pneumático e eletroeletrônico, corrige fuga de corrente, repara sistemas de manobra, motores e peças eletrônicas, regula tensionamento de correntes de elevação ou trilhos telescópicos, faz lubrificação, e regula contatores Realiza a manutenção corretiva de portas e portões automáticos, identificando falhas operacionais e analisando suas causas, estudando esquemas elétrico, hidráulico e mecânico, desativando sistemas e desmontando porta ou portão automático, substituindo componentes defeituosos e fazendo os demais reparos necessários, montando porta ou portão automático e reativando sistemas.

Testa o funcionamento de porta ou portão automático, após a manutenção.

Pode executar a instalação de portas e portões automáticos – de vidro, madeira, aço ou outro material - em edificação, interpretando projetos e desenhos Utiliza BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto de construção da edificação e registro das atividades realizadas Marca, inspeciona e isola o local de instalação de porta ou portão automático.

Transporta equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais para o espaço demarcado Fixa suportes Acondiciona materiais.

Fixa componentes, tais como guias laterais, trilhos de solo ou de teto, testeiras, automatizadores, centrais de controle, sensores, componentes fotocelulares, entre outros Instala e monta motores elétricos de ativação de porta ou portão, sistemas telescópicos e sistemas de enrolar ou sistema pivotante, verificando pontos elétricos.

Interliga placas de comando, identifica controles e regula limites de fim de curso Programa sistemas de controle Realiza testes operacionais de funcionamento de abertura ou fechamento, de botoeiras ou sistemas de controle para acionamento e de operação eletromecânica de porta ou portão automático.

Prepara documentos, elaborando relatórios de serviços diários e mensais e registrando ocorrência de defeitos Preenche formulários, tais como solicitação de materiais e requisição de serviços Organiza o local de trabalho e providencia sua limpeza.

Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla desperdícios, fazendo reaproveitamento de material Realiza descarte de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança no trabalho, identificando e isolando áreas de risco, usando equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas em manuais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9541-15 deve realizar manutenção corretiva, realizar manutenção preventiva, redigir documentos, organizar execução de serviços, instalar elevadores, escadas rolantes, portas e portões automáticas, demonstrar competências pessoais, preparar local para instalação de equipamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na construção civil como empregados com carteira assinada. Podem também trabalhar como autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto, no sistema de rodízio de turnos. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9541-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Eletromecânico de manutenção de portas automáticas CBO 9541-15

Um Eletromecânico de manutenção de portas automáticas (ou sinônimo) deve preparar orçamentos, conferir materiais e componentes, isolar local de trabalho, substituir componentes defeituosos, realizar testes operacionais, programar sistemas de controle, ter habilidades manuais, manter-se atualizado na profissão, preencher requisição de serviços, sugerir melhorias, fixar suportes, demonstrar organização e higiene pessoal, interligar placas de comando, lubrificar equipamentos, identificar falhas operacionais, examinar iluminação interna e externa, inspecionar local, utilizar equipamentos de segurança, testar limites de segurança e sistemas de emergência, abrir paredes, lajes, pisos e valas, interpretar ordens de serviços, reativar sistemas, demonstrar iniciativa, reduzir sons e ruídos, testar funcionamento, verificar pontos elétricos, acondicionar materiais, regular limites de fim de curso, reparar sistemas de acionamento hidráulico, pneumático e eletroeletrônico, montar equipamentos, analisar causas e falhas operacionais, determinar instrumentos, ferramentas e materiais, utilizados em serviços, desmontar equipamentos, marcar local definido para instalação, corrigir vazamento de tensão, interpretar projetos e desenhos, conferir sinalizações, especificar componentes para substituição e instalação, estudar esquemas elétrico, hidráulico, mecânico e de esgoto, transportar equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais para o local, fixar componentes, identificar controles, redigir relatórios de serviços diários e mensais, verificar nível de óleo dos equipamentos, solicitar materiais, registrar ocorrência de defeitos, preencher solicitação de materiais, regular contactoras, desativar sistemas, trabalhar em equipe, verificar amperagem e tensão dos equipamentos.

Cargos e salários CBO 9541-15 - Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas

Salário Eletromecânico de Manutenção de Portas Automáticas

Eletromecânico de Manutenção de Portas Automáticas: Brasil

  • 265
  • Brasil
  • 2.118 - 3.885
  • 43h
O profissional no cargo de Eletromecânico de Manutenção de Portas Automáticas CBO 9541-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.118 e 3.885 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 265 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9541-15.