CBO 9541-05 - Eletromecânico de manutenção de elevadores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas
O profissional no cargo de Eletromecânico de manutenção de elevadores CBO 9541-05 executa manutenção de elevadores – de passageiros e de carga -, analisando condições de funcionamento e realizando manutenção preventiva, e identificando causas de falhas operacionais e realizando manutenção corretiva Planeja as atividades, interpretando ordens de serviço.
Pode realizar manutenção preditiva recebendo diagnóstico do funcionamento de elevador, feito por sistema de monitoramento remoto e por software de análise de dados Pode executar instalação de elevadores, em edifícios Pode realizar modernização (“retrofitting”) de elevadores.
Elabora relatórios de serviços e de registros de ocorrências Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 9541-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas que pertence ao grupo dos polimantenedores, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Eletromecânico de manutenção de elevadores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas CBO 9541-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9541-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas.
- Polimantenedores.
O que faz um Eletromecânico de manutenção de elevadores
O Eletromecânico de manutenção de elevadores CBO 9541-05 planeja as atividades, interpretando ordens de serviço Seleciona equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais a serem utilizados.
Confere materiais e componentes disponíveis, solicitando os faltantes.
Faz especificação de componentes para aquisição Programa os serviços, elaborando cronograma de execução.
Pode preparar orçamentos dos serviços Realiza a manutenção preventiva de elevador, fazendo diagnóstico e executando os ajustes e reparos necessários.
Analisa as condições de funcionamento do elevador, verificando corrente elétrica e tensão, conferindo sinalizações, examinando iluminação interna e externa, observando nível de óleo e testando limites de segurança e sistemas de emergência.
Repara sistemas de acionamento hidráulico, pneumático e eletroeletrônico, corrige fuga de corrente, faz lubrificação, regula contatores, e ajusta portas da cabine, do pavimento e dos operadores Pode realizar a manutenção preditiva recebendo diagnóstico de problemas, feito por sistema de monitoramento remoto dos dados do elevador e por software de análise de dados, que utilizam plataforma de nuvens e princípios de IoT - Internet das Coisas (Internet of Things) e Inteligência Artificial.
Realiza a manutenção corretiva de elevador, identificando falhas operacionais e analisando suas causas, estudando esquemas elétrico, hidráulico e mecânico, desativando sistemas e desmontando elevador, substituindo componentes defeituosos e fazendo os demais reparos necessários, montando elevador e reativando sistemas.
Testa o funcionamento do elevador, após a manutenção Pode executar a instalação de elevador em edificação, interpretando projetos e desenhos Utiliza BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto de construção da edificação e registro das atividades realizadas.
Marca, inspeciona e isola o local de instalação do elevador Transporta equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais para o espaço demarcado Acondiciona materiais.
Se necessário, solicita a abertura de paredes, lajes, pisos e valas, durante a preparação do local Fixa suportes.
Executa a instalação, fixando componentes, tais como cabina, cabos de tração, máquina e contrapeso Interliga placas de comando, identifica controles e regula limites de fim de curso Programa sistemas de controle.
Realiza testes operacionais de funcionamento de subida e descida e de freios de elevadores Pode realizar modernização (“retrofitting”) de elevadores, com mudança de tecnologia, tendo em vista a melhoria do funcionamento, o aumento da segurança e a adequação às normas e à legislação Faz avaliação prévia, para analisar o elevador – componentes, sistema de controle, entre outros itens - e as necessidades do local.
Prepara documentos, elaborando relatórios de serviços diários e mensais e registrando ocorrência de defeitos Preenche formulários, tais como solicitação de materiais e requisição de serviços Organiza o local de trabalho e providencia sua limpeza.
Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla desperdícios, fazendo reaproveitamento de material Realiza descarte de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança no trabalho, identificando e isolando áreas de risco, usando equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas em manuais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9541-05 deve realizar manutenção corretiva, preparar local para instalação de equipamentos, instalar elevadores, escadas rolantes, portas e portões automáticas, realizar manutenção preventiva, demonstrar competências pessoais, organizar execução de serviços, redigir documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instaladores e mantenedores eletromecânicos de elevadores, escadas e portas automáticas profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na construção civil como empregados com carteira assinada. Podem também trabalhar como autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto, no sistema de rodízio de turnos. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9541-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Eletromecânico de manutenção de elevadores CBO 9541-05
Um Eletromecânico de manutenção de elevadores (ou sinônimo) deve determinar instrumentos, ferramentas e materiais, utilizados em serviços, fixar componentes, demonstrar iniciativa, isolar local de trabalho, registrar ocorrência de defeitos, especificar componentes para substituição e instalação, lubrificar equipamentos, conferir sinalizações, redigir relatórios de serviços diários e mensais, interligar placas de comando, marcar local definido para instalação, demonstrar organização e higiene pessoal, sugerir melhorias, corrigir vazamento de tensão, inspecionar local, manter-se atualizado na profissão, verificar pontos elétricos, identificar falhas operacionais, utilizar equipamentos de segurança, examinar iluminação interna e externa, ter habilidades manuais, verificar nível de óleo dos equipamentos, preencher requisição de serviços, solicitar materiais, acondicionar materiais, substituir componentes defeituosos, reparar sistemas de acionamento hidráulico, pneumático e eletroeletrônico, fixar suportes, transportar equipamentos, instrumentos, ferramentas e materiais para o local, desativar sistemas, preparar orçamentos, estudar esquemas elétrico, hidráulico, mecânico e de esgoto, ajustar portas da cabine, do pavimento e dos operadores, reativar sistemas, programar sistemas de controle, interpretar projetos e desenhos, abrir paredes, lajes, pisos e valas, regular limites de fim de curso, conferir materiais e componentes, montar equipamentos, realizar testes operacionais, desmontar equipamentos, reduzir sons e ruídos, testar limites de segurança e sistemas de emergência, testar funcionamento, analisar causas e falhas operacionais, verificar amperagem e tensão dos equipamentos, trabalhar em equipe, identificar controles, preencher solicitação de materiais, interpretar ordens de serviços, regular contactoras.