CBO 9111-10 - Mecânico de manutenção de bombas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de bombas CBO 9111-10 realiza manutenção de bombas industriais, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.

Instala bombas industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9111-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de bombas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão CBO 9111-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9111-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de bombas

O Mecânico de manutenção de bombas CBO 9111-10 prepara a realização da manutenção de bomba industrial, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes Seleciona ferramental, dispositivos e máquinas.

Analisa periodicidade da manutenção, para realização de ações preventivas.

Detecta falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva Analisa resultado de testes, mensagens de erro de máquinas e informações obtidas dos operadores, para diagnosticar problemas no equipamento industrial em manutenção.

Realiza a desmontagem da bomba industrial, a fim de permitir pleno acesso às partes Analisa o desgaste das peças do equipamento, verificando a possibilidade de sua reparação.

Quando necessária a substituição de peças, confere as especificações e a qualidade das que serão usadas.

Ao realizar a montagem, efetua os ajustes necessários nas peças reparadas ou usadas em substituição Ajusta bomba industrial, conferindo as medidas, de acordo com especificações técnicas, e os parâmetros de controle – vazão, pressão e temperatura, que interferem na operação do equipamento.

Nivela a bomba, alinha seus conjuntos e executa a regulagem do equipamento.

Lubrifica bomba industrial, selecionando óleos e lubrificantes Realiza limpeza dos sistemas associados ao equipamento e recompõe níveis de óleos e graxas Detecta anormalidades e possíveis causas de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes.

Analisa a necessidade de troca de lubrificante e óleo no período estabelecido pelo fornecedor Detecta anormalidades nas características de óleos e graxas Troca óleos, graxas e filtros.

Realiza diversos tipos de testes em bomba industrial, tais como testes de funcionamento, de desempenho e de vedação Analisa os resultados dos testes, comparando-os aos padrões de referência, para avaliar aspectos específicos da operação do equipamento.

Pode operar máquinas ou equipamentos associados às partes recentemente reparadas, para verificar a adequação dos reparos Quando não restabelecido o pleno funcionamento da bomba industrial, providencia sua substituição Instala bomba industrial, analisando a área de instalação do equipamento e sistemas associados, interpretando especificações do fabricante e de projeto, e definindo materiais, ferramentas e equipamentos para a instalação.

Realiza a instalação da bomba industrial, de acordo com os requisitos estabelecidos, podendo executar alterações não previstas no projeto original Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Incorpora, aos serviços de manutenção, recursos fundamentados em tecnologias digitais – tais como máquinas, ferramentas, instrumentos e sistemas, seguindo planos de modernização tecnológica.

Interage com sistemas de monitoramento em tempo real, interpretando dados, indicadores e outras informações, para subsidiar o controle digital da manutenção Elabora documentação técnica, descrevendo processos e padrões de serviços de manutenção e emitindo pareceres técnicos Preenche ordem de serviço - registrando momentos de início e encerramento dos trabalhos - e formulários específicos para requisição de materiais e suprimentos.

Registra ocorrências de manutenção Elabora relatórios Controla estoques de peças e de materiais, solicitando a aquisição, para reposição Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Interdita máquinas e equipamentos para manutenção Controla o desperdício de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, fazendo análise de riscos da atividade, sinalizando a área de serviços e usando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9111-10 deve instalar equipamentos industriais, demonstrar competências pessoais, testar equipamentos industriais, ajustar equipamentos industriais, lubrificar equipamentos industriais, reparar peças de equipamentos industriais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental, elaborar documentação técnica, realizar manutenção em equipamentos industriais.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9111-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissionalizante de mais de quatrocentas horas-aula, oferecidos por instituições de formação profissional e pelas próprias empresas. O pleno desempenho das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de bombas CBO 9111-10

Um Mecânico de manutenção de bombas (ou sinônimo) deve realizar alterações não previstas no projeto inicial, interpretar diagramas eletroeletrônicos, analisar necessidade de troca de lubrificante e óleo, no período estabelecido pelo fornecedor, desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes, interpretar relatórios de análises e de desempenho de óleos e graxas, demonstrar habilidades manuais, conferir vazão, pressão e temperatura, realizar reparos de emergência, detectar falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva, analisar desgastes de peças, preencher ordem de serviço, definir materiais, ferramentas e equipamentos para instalação, regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão, trabalhar com criatividade, trocar óleos, graxas e filtros, selecionar óleos e lubrificantes especificados, registrar início e encerramento da manutenção expressa na ordem de serviço, alinhar conjuntos, substituir equipamentos e componentes, participar de ações de prevenção de acidentes, montar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, conferir medidas, de acordo com especificações técnicas, utilizar equipamentos de proteção individual, limpar sistemas de equipamentos, efetuar ajustes em peças de montagem, destinar resíduos para descarte e reciclagem, realizar testes de funcionamento, realizar melhorias em equipamentos, interditar máquinas e equipamentos para manutenção, manter limpo o local de trabalho, recompor níveis de óleos e graxas, assegurar o funcionamento de equipamentos instalados, detectar causa de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes, preparar equipamentos para manutenção, descrever processos e padrões de manutenção de serviços, analisar leiaute da área de instalação e do equipamento, emitir parecer técnico, preparar ferramental e dispositivos, analisar periodicidade de manutenção, requisitar material e suprimentos, sinalizar área para manutenção, trabalhar em equipe, nivelar equipamentos, registrar ocorrências de manutenção, buscar autodesenvolvimento, interpretar desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de conjuntos e partes, interpretar mapa de riscos, avaliar resultados de testes, reparar falhas, compartilhar informações e conhecimentos, comunicar-se de forma clara e objetiva, conferir especificações e qualidade de peças fornecidas, analisar riscos da atividade, organizar o local de trabalho, propor melhorias de processos de manutenção, detectar anormalidades nas características de óleos e graxas, restabelecer funcionamento de equipamentos, detectar anormalidades no consumo de fluidos e lubrificantes, realizar testes de desempenho, testar estanqueidade e vedação de equipamentos, identificar necessidade de atualizações de equipamentos, interpretar especificações do fabricante e do projeto, demonstrar sensibilidade visual, tátil, auditiva e olfativa, elaborar relatórios.

Cargos e salários CBO 9111-10 - Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

Salário Mecânico de Manutenção de Bombas

Mecânico de Manutenção de Bombas: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas CBO 9111-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.540 e 4.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.668 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Bombas Hidráulicas

Mecânico de Bombas Hidráulicas: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Bombas Hidráulicas CBO 9111-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.540 e 4.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.668 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas Centrífugas

Mecânico de Manutenção de Bombas Centrífugas: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas Centrífugas CBO 9111-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.540 e 4.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.668 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas Hidráulicas

Mecânico de Manutenção de Bombas Hidráulicas: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas Hidráulicas CBO 9111-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.540 e 4.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.668 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico Reparador de Bombas Hidráulicas

Mecânico Reparador de Bombas Hidráulicas: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico Reparador de Bombas Hidráulicas CBO 9111-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.540 e 4.918 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.668 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas São Paulo

Mecânico de Manutenção de Bombas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas CBO 9111-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.416 e 4.280 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas Rio de Janeiro

Mecânico de Manutenção de Bombas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas CBO 9111-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.753 e 4.715 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas Goiânia

Mecânico de Manutenção de Bombas: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas CBO 9111-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.073 e 3.851 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas

Mecânico de Manutenção de Bombas: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas CBO 9111-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.581 e 4.744 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas

Mecânico de Manutenção de Bombas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas CBO 9111-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.133 e 3.943 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 345 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Bombas Hidráulicas São Paulo

Mecânico de Bombas Hidráulicas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Bombas Hidráulicas CBO 9111-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.416 e 4.280 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Bombas Hidráulicas

Mecânico de Bombas Hidráulicas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Mecânico de Bombas Hidráulicas CBO 9111-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.133 e 3.943 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 345 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.
Salário Mecânico de Manutenção de Bombas Hidráulicas

Mecânico de Manutenção de Bombas Hidráulicas: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Bombas Hidráulicas CBO 9111-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.581 e 4.744 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9111-10.