CBO 8231-25 - Preparador de esmaltes (cerâmica)
Entenda o que fazem os operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Preparador de esmaltes (cerâmica) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Preparador de esmaltes (cerâmica)
Prepara esmaltes e tintas para pintura de produtos de cerâmica, interpretando ordens de produção e formulações, selecionando máquinas, equipamentos e utensílios, selecionando e pesando matérias-primas, realizando moagem de matérias-primas, misturando os componentes, adicionando aditivos à mistura, executando moagem de compostos e componentes, colorindo e peneirando esmaltes e tintas cerâmicas. Controla a preparação de esmaltes e tintas cerâmicas, conferindo o processo de preparação e registrando os dados de produção. Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara esmaltes e tintas cerâmicas, interpretando formulação, identificando e selecionando matérias-primas, pesando e moendo matérias-primas, e misturando os componentes. Dosa aditivos - conforme ordem de produção - e os adiciona à mistura. Realiza e controla a moagem de compostos e componentes. Colore esmaltes e tintas cerâmicas, fazendo as correções necessárias em função dos resultados dos ensaios de colorimetria. Peneira esmaltes e tintas cerâmicas.
Controla a preparação de esmaltes e tintas cerâmicas, registrando dados de produção. Controla o processo de preparação conforme procedimentos e normas, conferindo especificações de matérias-primas, monitorando o tempo de moagem e mistura, e controlando a densidade, a viscosidade e o teor de resíduos. Realiza ensaios de aplicações e liberação de esmaltes. Registra ocorrências do processo.
Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo limpeza e controlando níveis de óleos nos sistemas hidráulicos. Pode requisitar serviço de manutenção, para realização de reparos.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém utensílios limpos, organizados e acondicionados.
Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Faz destinação de resíduos de maneira ambientalmente adequada.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual. Identifica situações de risco, relatando-as aos membros da CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Participa de programas de segurança e saúde ocupacional.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - COLORIMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - CONCEITO E MEDIÇÃO DE GRANDEZAS FÍSICAS: TEMPERATURA, MASSA, VAZÃO, PRESSÃO, NÍVEL, DENSIDADE, VISCOSIDADE | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - ÍONS CROMÓFOROS | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA À PRODUÇÃO DE ESMALTES/VIDRADOS CERÂMICOS | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA CERÂMICA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - DOCUMENTOS TÉCNICOS: RELATÓRIOS, ORDENS DE PRODUÇÃO, ORDENS DE SERVIÇO | 4 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 4 | 4 | 1 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 3 | 3 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS DE PESAGEM E TRANSPORTE DE MATERIAIS | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | PRODUÇÃO DE CERÂMICA | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - CORANTES CERÂMICOS: ÓXIDOS CROMÓFOROS, CORANTES, CORANTES MICRONIZADOS DE ALTA DISPERSÃO, PIGMENTOS, CORANTES REATIVOS, OUTROS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA PREPARAÇÃO DE ESMALTES/VIDRADOS E TINTAS CERÂMICAS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE ESMALTES/VIDRADOS E TINTAS CERÂMICAS | 5 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE TINTAS CERÂMICAS: TINTAS PARA DECORAÇÃO DE REVESTIMENTOS, TINTAS PARA TERCEIRA QUEIMA, TINTAS PARA VIDRO, TINTAS PARA SERIGRAFIA, TINTAS PARA APLICAÇÃO DIGITAL, TINTAS À BASE DE METAIS PRECIOSOS, OUTRAS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE ESMALTES/VIDRADOS CERÂMICOS: ENGOBES, VIDRADO TRANSPARENTE, VIDRADO BRANCO, VIDRADO MATE DE CÁLCIO, VIDRADO MATE DE ZINCO, VIDRADO DE ALTA RESISTÊNCIA À ABRASÃO | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO EM CERÂMICA, VIDRO E OUTROS MINERAIS NÃO-METÁLICOS (ESPECIFICAR:...) - VARIÁVEIS DE PROCESSO QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DO ESMALTE: QUANTIDADE DE ÁGUA, DESGASTE DAS BOLAS E DO REVESTIMENTO DO MOINHO, VELOCIDADE DO MOINHO, CARGA DE BOLAS, CARGA DE MATERIAL A SER MOÍDO | 5 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS LABORATORIAIS (ESPECIFICAR:...) - ENSAIOS LABORATORIAIS: COLETA DE AMOSTRA, DETERMINAÇÃO DE UMIDADE, DETERMINAÇÃO DE TEOR DE RESÍDUOS EM PENEIRA, DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE, DETERMINAÇÃO DE VISCOSIDADE, ANÁLISE COLORIMÉTRICA, OUTROS | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA PREPARAÇÃO DE ESMALTES/VIDRADOS: BALANÇAS, MOINHOS DE BOLAS, PENEIRAS VIBRATÓRIAS, ESTEIRA TRANSPORTADORA, ELEVADOR DE CANECAS, ESTUFA, SILOS, TANQUES AGITADORES, VASCAS, COLETOR DE AMOSTRA, DOSADOR VOLUMÉTRICO, OUTROS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA ESMALTES CERÂMICOS: SÍLICA, FELDSPATOS, CAULIM, FRITAS CERÂMICAS, ADITIVOS, SILICATO DE ZIRCÔNIO, ÓXIDO DE CÁLCIO, ÓXIDO DE ZINCO, GRANILHAS, OUTRAS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO: TIPOS DE MANUTENÇÃO, LIMPEZA, LUBRIFICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam na fabricação de produtos de minerais não metálicos, produtos químicos e de materiais de construção como empregados com carteira assinada. Organizam-se em grupos, desenvolvendo trabalhos em série, sob supervisão ocasional. Trabalham em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Algumas atividades são desenvolvidas em grandes alturas ou em ambiente subterrâneo. Podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e a oitava séries do ensino fundamental. A qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar máquinas e equipamentos;
- preparar aditivos, barbotina, massa cerâmica e de vidro;
- monitorar a produção de aditivos, barbotinas, esmaltes, tintas, massa cerâmica, vidros e abrasivos;
- preparar esmaltes e tintas cerâmicas;
- dosar matérias-primas;
- demonstrar sociabilidade;
- distinguir situações de riscos;
- registrar dados de produção;
- corrigir bases de esmaltes e tintas;
- cooperar com outras pessoas;
- utilizar equipamentos de proteção;
- moer matérias-primas;
- realizar manutenção rotineira;
- controlar densidade, viscosidade e resíduos;
- selecionar matérias-primas;
- moer compostos e componentes de esmaltes;
- avaliar estoque de matérias-primas, massas, barbotinas, aditivos, esmaltes e tintas;
- identificar matérias-primas;
- agir de forma objetiva;
- evidenciar capacidade de auto-organização;
- participar de programas de segurança e saúde ocupacional;
- tomar iniciativa;
- realizar ensaios de aplicações e liberação de esmaltes;
- controlar a quantidade de elementos de moagem e tempo de operação de moinhos;
- trocar malhas de peneiras;
- descarregar moinhos;
- registrar características do produto quanto a validade, componentes e data de produção;
- programar máquinas e equipamentos;
- limpar máquinas e equipamentos;
- utilizar procedimentos e normas;
- utilizar normas de preservação do meio ambiente e de segurança;
- alimentar tanques e vascas;
- peneirar esmaltes e tintas;
- agir com flexibilidade;
- carregar moinho com elementos de moagem - seixos, bolas de alumina;
- conferir especificações de matérias-primas;
- corrigir coloração de esmaltes e tintas;
- descarregar elementos de moagem do moinho - seixos, bolas de alumina;
- colorir esmaltes;
- classificar elementos de moagem do moinho - seixos, bolas de alumina;
- interpretar formulações;
- controlar tempo de moagem e mistura;
- controlar níveis de óleos nos sistemas hidráulicos;
- agir com responsabilidade;
- demonstrar habilidade manual;
- verificar condições de uso de máquinas e equipamentos;
- evidenciar criatividade;
- homogeneizar tintas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 8231-25
CBO 8231-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de preparador de esmaltes (cerâmica) que pertence ao grupo dos operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
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- Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção
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- Trabalhadores de instalações e equipamentos de material de construção, cerâmica e vidro
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- Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção
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CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 8231-25 - Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 823125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
8231-25 | Preparador de Esmaltes (Cerâmica) | Brasil | 44h | 799 | |
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