CBO 8231-35 - Operador de atomizador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção
O profissional no cargo de Operador de atomizador CBO 8231-35 opera atomizador na preparação de massas granuladas em fabricação de produtos cerâmicos, programando o atomizador - conforme variáveis de processo especificadas na ordem de produção, controlando o fluxo de barbotina, monitorando a realização da atomização, e executando os ajustes necessários Controla processo de atomização, conferindo as especificações da barbotina e os parâmetros de processo.
Coleta amostra de granulado para controle da distribuição granulométrica Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 8231-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de atomizador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção CBO 8231-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8231-35
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção.
- Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.
O que faz um Operador de atomizador
O Operador de atomizador CBO 8231-35 prepara o atomizador na produção de massas granuladas em fabricação de produtos cerâmicos, verificando as condições de funcionamento do sistema Programa o atomizador conforme variáveis de processo especificadas na ordem de produção.
Troca o bico do atomizador.
Providencia os insumos necessários, avaliando estoques Opera atomizador, alimentando-o com barbotina.
Controla o fluxo de barbotina Realiza a atomização, monitorando o processo - por meio do painel de controle - e executando os ajustes necessários.
Coleta amostra de granulado para controle da distribuição granulométrica.
Registra as características da massa granulada produzida e a data de produção Controla processo de atomização conforme procedimentos operacionais, conferindo especificações da barbotina e monitorando os parâmetros de processo - tais como distribuição granulométrica do granulado, viscosidade da barbotina, densidade da barbotina, espessura da espiral de pulverização, velocidade de rotação, pressão de bombeamento, temperatura da câmara de atomização, quantidade de pó atomizado por hora, quantidade de água evaporada por hora, entre outros -, de acordo com o tipo de atomizador.
Registra os dados e as ocorrências do processo.
Executa manutenção básica de máquinas e equipamentos, fazendo limpeza e controlando níveis de óleos nos sistemas hidráulicos Pode requisitar serviço de manutenção, para realização de reparos Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém utensílios limpos, organizados e acondicionados Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Faz destinação de resíduos de maneira ambientalmente adequada.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Identifica situações de risco, relatando-as aos membros da CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Participa de programas de segurança e saúde ocupacional.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8231-35 deve monitorar a produção de aditivos, barbotinas, esmaltes, tintas, massa cerâmica, vidros e abrasivos, preparar aditivos, barbotina, massa cerâmica e de vidro, preparar esmaltes e tintas cerâmicas, preparar máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores na preparação de massas para abrasivo, vidro, cerâmica, porcelana e materiais de construção atuam na fabricação de produtos de minerais não metálicos, produtos químicos e de materiais de construção como empregados com carteira assinada. Organizam-se em grupos, desenvolvendo trabalhos em série, sob supervisão ocasional. Trabalham em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). Algumas atividades são desenvolvidas em grandes alturas ou em ambiente subterrâneo. Podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, poeira e umidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8231-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e a oitava séries do ensino fundamental. A qualificação profissional ocorre com a experiência prática no próprio local de trabalho e o pleno desempenho das atividades é alcançado entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de atomizador CBO 8231-35
Um Operador de atomizador (ou sinônimo) deve utilizar normas de preservação do meio ambiente e de segurança, alimentar tanques e vascas, participar de programas de segurança e saúde ocupacional, realizar manutenção rotineira, selecionar matérias-primas, abastecer atomizador, verificar condições de uso de máquinas e equipamentos, agir com flexibilidade, avaliar estoque de matérias-primas, massas, barbotinas, aditivos, esmaltes e tintas, trocar malhas de peneiras, colorir massas e barbotinas, controlar umidade da massa, descarregar silos, demonstrar habilidade manual, controlar níveis de óleos nos sistemas hidráulicos, tomar iniciativa, utilizar procedimentos e normas, controlar densidade, viscosidade e resíduos, demonstrar sociabilidade, cooperar com outras pessoas, limpar máquinas e equipamentos, agir com responsabilidade, programar máquinas e equipamentos, misturar componentes da massa, conferir especificações de matérias-primas, atomizar barbotina, trocar bicos de atomizadores, evidenciar criatividade, abastecer silos, registrar dados de produção, evidenciar capacidade de auto-organização, registrar características do produto quanto a validade, componentes e data de produção, distinguir situações de riscos, identificar matérias-primas, agir de forma objetiva, peneirar a mistura da massa e da barbotina, utilizar equipamentos de proteção, interpretar formulações, realizar análises granulométricas, dosar matérias-primas.