CBO 8214-25 - Operador de cabine de laminação (fio-máquina) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais

O profissional no cargo de Operador de cabine de laminação (fio-máquina) CBO 8214-25 opera sistema de laminação de produtos longos metálicos para obtenção de fio-máquina, a quente e a frio Planeja as atividades, de acordo com ordem de serviço.

Controla o fluxo de materiais, o processo e a qualidade dos produtos Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 8214-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de cabine de laminação (fio-máquina), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais CBO 8214-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8214-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

O que faz um Operador de cabine de laminação (fio-máquina)

O Operador de cabine de laminação (fio-máquina) CBO 8214-25 planeja as atividades, de acordo com a ordem de serviço e com a sequência programada para a produção de fio-máquina Seleciona materiais, ferramentas e instrumentos, conforme especificações do processo e do produto.

Inspeciona as condições operacionais de máquinas e equipamentos.

Insere dados para o processo de laminação, no sistema de controle Aciona o equipamento laminador, para realizar a simulação do processo, abastecer o sistema e ajustar a velocidade do laminador, conforme parâmetros operacionais.

Opera o sistema de laminação de produtos longos metálicos para obtenção de fio-máquina, a quente e a frio Controla o fluxo de água para manter o laminador resfriado, observa o alongamento de tarugos na entrada e de tiras – fio-máquina – na saída do equipamento, e examina o desgaste dos cilindros ativados na laminação.

Executa procedimentos de corte em fio-máquina, preparando o equipamento para corte, controlando e ajustando a velocidade das tesouras rotativas, e efetivando a operação de acordo com especificações e dimensões pré-definidas.

Realiza tratamento térmico em fio-máquina, aplicando os procedimentos de aquecimento e resfriamento controlados, para obtenção das características requeridas pelo material Complementa a bobinagem de fio-máquina, identificando as duas pontas do material laminado e compactando as bobinas resultantes do processo.

Posiciona as bobinas para embalagem.

Controla a qualidade dos produtos, inspecionando materiais metálicos ao longo da fase de acabamento para a produção de fio-máquina Pode fazer uso de peças-amostras com padrão de qualidade definido na comparação com produtos em processo, para identificar defeitos, encaminhar soluções técnicas e garantir a qualidade dimensional e da superfície do produto ao final do processo Mantém registros de dados, irregularidades e outras informações do processo produtivo.

Controla desperdícios de materiais, coletando resíduos Encaminha os resíduos reutilizáveis para os setores encarregados de reciclagem e descarta os demais, de acordo com as normas ambientais Usa energia de forma eficiente, na realização dos trabalhos.

Conserva o local das atividades limpo e organizado Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos, identificando e eliminando situações inseguras e prevenindo acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8214-25 deve demonstrar competências pessoais, controlar fluxo e processo de acabamento, controlar qualidade dos produtos, trabalhar de acordo com métodos seguros e normas e segurança, preparar acabamento de materiais metálicos, laminar tarugos e tiras de aço, bobinar produtos metálicos, realizar tratamento térmico de chapas e metais.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e metalurgia básica como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8214-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. A exceção fica por conta do preparador de sucatas para o qual requer-se a quarta série do ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de cabine de laminação (fio-máquina) CBO 8214-25

Um Operador de cabine de laminação (fio-máquina) (ou sinônimo) deve manifestar iniciativa, respeitar áreas de risco, controlar fluxo de água no laminador, preparar o equipamento de corte, ajustar tensão de bobinamento, conferir especificações e dimensões para corte de peças, evidenciar multifuncionalidade, programar dados para processo de laminação, demonstrar criatividade, resfriar aços e metais em geral, controlar a temperatura do forno e de materiais metálicos, usar equipamentos de proteção, cortar chapas e metais, simular o processo de laminação, valorizar oportunidades oferecidas pela empresa, relatar atos, condições inseguras e acidentes, acionar equipamentos de transporte de materiais e resíduos industriais, manter o local de trabalho limpo e organizado, inspecionar materiais metálicos, sugerir melhorias em reuniões da cipa, ajustar equipamento de controle automático para bobinamento, movimentar, manualmente, materiais e resíduos industriais, adequar programação da produção, coletar resíduos industriais, trabalhar em equipe, acionar desempenadeira de chapas e bobinas, abastecer laminador com tarugos, controlar desgastes dos cilindros, ajustar velocidade do laminador, comparar produtos com padrão de qualidade, acionar laminador, aperfeiçoar-se profissionalmente, trabalhar com ética profissional, posicionar bobinas para embalagem, saber ouvir, demonstrar atenção, consignar máquinas e equipamentos, retirar amostras para análises laboratoriais, manusear equipamentos de combate a incêndio, evidenciar espírito de liderança, ajustar diâmetros internos e externos da bobina, cumprir normas de preservação ambiental, saber comunicar-se, programar forno de tratamento térmico, controlar programação dos processos de acabamento, identificar as duas pontas do fio-máquina bobinado, garantir a qualidade superficial e dimensional do produto final, registrar dados e irregularidades do processo produtivo, abastecer forno de tratamento térmico, controlar alongamento de tiras e tarugos, identificar defeitos nos produtos, dar provas de assiduidade e pontualidade, divulgar acidentes ocorrridos, compactar bobinas de fio-máquina.

Cargos e salários CBO 8214-25 - Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais

Salário Operador de Cabine de Laminação (Fio-Maquina)

Operador de Cabine de Laminação (Fio-Maquina): Brasil

  • 164
  • Brasil
  • 2.259 - 4.146
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Cabine de Laminação (Fio-Maquina) CBO 8214-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.259 e 4.146 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 164 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-25.