CBO 8214-15 - Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 8214-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Marcador de produtos (siderúrgico e metalúrgico) opera instrumentos ou programa equipamentos para realizar a marcação de produtos metálicos, identificando, codificando e personalizando as peças Planeja as etapas do processo, de acordo com ordem de serviço.

Controla a qualidade do processo de marcação Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais CBO 8214-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8214-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

O que faz um Marcador de produtos (siderúrgico e metalúrgico)

O Marcador de produtos (siderúrgico e metalúrgico) (ou similar) planeja as etapas do processo de marcação de produtos metálicos, de acordo com a ordem de serviço e com a programação da produção relacionada aos processos de acabamento Seleciona materiais, máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conforme as especificações do processo e do produto.

Efetua a identificação dos produtos - tais como chapas laminadas e outros semiacabados da indústria metal-siderúrgica -, conferindo os dados e as informações recebidas.

Executa a limpeza de área e cola etiquetas no produto, de acordo com especificações Confecciona gabaritos para guiar a identificação do produto por meio de pinturas, que podem ser logomarcas, números de série e outras informações.

Efetua as marcações manejando instrumentos, como punções e apetrechos de pintura Pode efetuar as marcações utilizando máquinas e equipamentos com tecnologias de laser, plasma e comando numérico computadorizado (CNC), nos quais programa os dados a serem marcados.

Aplica camada de pintura protetora sobre o local identificado.

Controla a qualidade do processo de marcação, conferindo comprimento e largura e checando especificações da estampa e do material de proteção Inspeciona as peças para identificar defeitos e falhas no processo, garantindo a qualidade dimensional e da superfície do produto em processo.

Controla o fluxo de materiais e o processo de marcação, na sequência programada para os processos relacionados ao acabamento.

Mantém registros de dados, irregularidades e outras informações do processo produtivo Controla desperdícios de materiais, coletando resíduos Encaminha os resíduos reutilizáveis para os setores encarregados de reciclagem e descarta os demais, de acordo com as normas ambientais.

Usa energia de forma eficiente, na realização dos trabalhos Mantém o local das atividades limpo e organizado Acondiciona produtos, identificando a área de sua estocagem.

Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos, identificando e eliminando situações inseguras e prevenindo acidentes.

.

Funções

O funcionário CBO 8214-15 deve controlar qualidade dos produtos, trabalhar de acordo com métodos seguros e normas e segurança, controlar fluxo e processo de acabamento, preparar acabamento de materiais metálicos, demonstrar competências pessoais, identificar produtos metálicos.

Atividades exercidas por um Marcador de produtos (siderúrgico e metalúrgico) CBO 8214-15

Um Marcador de produtos (siderúrgico e metalúrgico) (ou sinônimo) deve comparar dados recebidos com dados a serem identificados, limpar área de identificação no produto, sugerir melhorias em reuniões da cipa, comparar produtos com padrão de qualidade, respeitar áreas de risco, valorizar oportunidades oferecidas pela empresa, aperfeiçoar-se profissionalmente, acondiconar produtos, conferir especificações e dimensões para corte de peças, manter o local de trabalho limpo e organizado, colar etiquetas conforme especificação, adequar programação da produção, marcar produtos com equipamento automático, dar provas de assiduidade e pontualidade, identificar defeitos nos produtos, relatar atos, condições inseguras e acidentes, registrar dados e irregularidades do processo produtivo, movimentar, manualmente, materiais e resíduos industriais, inspecionar materiais metálicos, manifestar iniciativa, controlar programação dos processos de acabamento, cortar chapas e metais, pintar logomarcas e números de série no produto, cumprir normas de preservação ambiental, divulgar acidentes ocorrridos, confeccionar gabaritos identificadores, saber ouvir, trabalhar em equipe, saber comunicar-se, coletar resíduos industriais, consignar máquinas e equipamentos, identificar área de estocagem, demonstrar criatividade, manusear equipamentos de combate a incêndio, demonstrar atenção, trabalhar com ética profissional, usar equipamentos de proteção, proteger local identificado, evidenciar espírito de liderança, garantir a qualidade superficial e dimensional do produto final, programar dados para marcação automática, evidenciar multifuncionalidade.

Cargos e salários CBO 8214-15 - Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais

Salário Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico)

Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico): Brasil

  • 810
  • Brasil
  • 2.045 - 3.648
  • 43h
O profissional no cargo de Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico) CBO 8214-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.045 e 3.648 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 810 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-15.
Salário Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico) São Paulo

Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico): São Paulo, SP

  • 41
  • São Paulo, SP
  • 2.436 - 4.258
  • 43h
O profissional no cargo de Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico) CBO 8214-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.436 e 4.258 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-15.
Salário Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico)

Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico): Minas Gerais

  • 305
  • Minas Gerais
  • 1.974 - 3.177
  • 43h
O profissional no cargo de Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico) CBO 8214-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.974 e 3.177 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 305 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-15.
Salário Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico)

Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico): São Paulo

  • 141
  • São Paulo
  • 2.332 - 3.902
  • 44h
O profissional no cargo de Marcador de Produtos (Siderúrgico e Metalúrgico) CBO 8214-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.332 e 3.902 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8214-15.