CBO 8211-05 - Operadores de instalações de sinterização - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 8211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de instalações de sinterização que pertence ao grupo dos trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de instalações de sinterização CBO 8211-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8211-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de instalações de sinterização.
      • Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção.

Funções

operar máquina de sinterizar, cumprir o programa de segurança, meio ambiente e saúde, preparar amostras para análise físico-química e metalúrgica, organizar atividades, realizar transporte, silagem e dosagem de matérias-primas e produtos, receber matérias-primas para sinterização e alto-forno, beneficiar matérias-primas para sinterização e alto-forno, operar centro de controle, controlar a qualidade de matérias-primas e produtos, demonstrar competências pessoais.

Atividades

elaborar normas e procedimentos operacionais, paralisar equipamentos, quando necessário, executar atividade de impedimento e desimpedimento de equipamentos, operar equipamento de transporte, silagem e dosagem de matéria-prima para o processo de sinterização, transmitir informações ao turno posterior, por meio de diálogo e relatório, utilizar recursos de informática básica, expressar-se verbalmente, com espontaneidade e fluidez, homogeneizar matérias-primas, pesar matérias-primas, realizar controle da queima superficial da mistura, iniciar ignição do forno, separar o produto de acordo com as especificações requeridas, descartar resíduos conforme procedimentos de segurança e de meio ambiente, tomar iniciativa, controlar parâmetros operacionais do processo de sinterização, utilizar epi e epc, peneirar matéria-prima, conferir o cálculo da composição da mistura homogeneizada, demonstrar responsabilidade, preencher gráficos de acompanhamento do processo de sinterização, operar equipamentos para controle de poluição, dar destinação adequada ao material não-conforme, operar equipamentos de recebimento e transporte, controlar o nível dos silos de sinterização e alto-forno, demonstrar capacidade multifuncional, distribuir o produto de acordo com as especificações estabelecidas, quartear amostras, descarregar matérias-primas, peneirar amostras, realizar ação preventiva, pulverizar amostras, medir a umidade da matéria-prima para processo de sinterização, revisar normas e procedimentos operacionais, dosar matérias-primas para o processo de sinterização, britar a matéria-prima, ensilar as matérias-primas para o processo de sinterização e alto-forno, inspecionar carga moedora, identificar não-conformidades inerentes ao processo de sinterização, inspecionar equipamentos, executar atividades de limpeza em equipamentos e ambiente de trabalho, solicitar manutenção corretiva, demonstrar criatividade, trabalhar com segurança, interpretar resultados de produção e parâmetros operacionais, do turno anterior, remover as matérias-primas destinadas ao processo de sinterização e alto-forno, homogeneizar amostras, moer amostras, controlar estoques de matérias-primas para sinterização e alto-forno, interpretar resultados de análises de laboratórios, demonstrar flexibilidade, britar amostras, controlar frente de combustão, efetuar cálculo de carregamento, confeccionar pastilhas de amostra, para análise química, preencher relatórios do processo de sinterização, trocar carga moedora, fazer inspeção visual da qualidade de matérias-primas e produtos, demonstrar sociabilidade, controlar a segregação e compactação da mistura, alimentar a máquina de sinterizar, cumprir plano de produção, corrigir não-conformidades identificadas no processo de sinterização, demonstrar assertividade.

Cargos e salários CBO 8211-05 - Operadores de instalações de sinterização

Salário Operador de Centro de Controle

Operador de Centro de Controle: Brasil

  • 1.722
  • Brasil
  • 2.023 - 3.696
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Centro de Controle CBO 8211-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 3.696 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8211-05.
Salário Operador de Centro de Controle de Sinterização e Pátios

Operador de Centro de Controle de Sinterização e Pátios: Brasil

  • 1.722
  • Brasil
  • 2.023 - 3.696
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Centro de Controle de Sinterização e Pátios CBO 8211-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 3.696 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8211-05.
Salário Operador de Centro de Controle e Equipamentos da Sinterização

Operador de Centro de Controle e Equipamentos da Sinterização: Brasil

  • 1.722
  • Brasil
  • 2.023 - 3.696
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Centro de Controle e Equipamentos da Sinterização CBO 8211-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 3.696 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8211-05.
Salário Operador de Centro de Controle e Matéria-prima Para Sinterizar

Operador de Centro de Controle e Matéria-prima Para Sinterizar: Brasil

  • 1.722
  • Brasil
  • 2.023 - 3.696
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Centro de Controle e Matéria-prima Para Sinterizar CBO 8211-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.023 e 3.696 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8211-05.
Salário Operador de Centro de Controle

Operador de Centro de Controle: São Paulo

  • 526
  • São Paulo
  • 1.950 - 3.227
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Centro de Controle CBO 8211-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.950 e 3.227 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 526 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8211-05.
Salário Operador de Centro de Controle de Sinterização e Pátios São Paulo

Operador de Centro de Controle de Sinterização e Pátios: São Paulo, SP

  • 218
  • São Paulo, SP
  • 1.963 - 3.209
  • 42h
O profissional no cargo de Operador de Centro de Controle de Sinterização e Pátios CBO 8211-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.963 e 3.209 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8211-05.