CBO 8111-05 - Moleiro (tratamentos químicos e afins) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins)
O profissional no cargo de Moleiro (tratamentos químicos e afins) CBO 8111-05 opera moinhos vertical, horizontal e de bola, alimentando-os, manejando os dispositivos de comando e controlando seu funcionamento, para redução de matérias-primas ou outros materiais a partículas com finura necessária para seu emprego em tratamentos químicos e afins Realiza manutenção de primeiro nível de moinhos.
Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental
CBO 8111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins) que pertence ao grupo dos trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Moleiro (tratamentos químicos e afins), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins) CBO 8111-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8111-05
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins).
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias.
O que faz um Moleiro (tratamentos químicos e afins)
O Moleiro (tratamentos químicos e afins) CBO 8111-05 prepara-se para o trabalho, analisando ordem de produção Inspeciona o moinho, preparando-o para a moagem.
Seleciona peneira e tela apropriadas ao tamanho requerido das partículas.
Identifica e seleciona matérias-primas – tais como dióxidos, óxidos, carbonatos, pigmentos orgânicos e inorgânicos - e outros materiais, para moagem Opera moinho vertical, horizontal ou de bola, alimentando-o, acionando-o e manejando os dispositivos de comando, para a moagem.
Controla o funcionamento do moinho, examinando amostras do produto obtido, para assegurar-se da dimensão das partículas moídas e das demais especificações estabelecidas na ordem de produção Monitora a descarga do produto moído, registrando sua quantidade para monitorar a capacidade de produção do moinho.
Controla o atendimento dos materiais moídos aos parâmetros estabelecidos, para o seu emprego em tratamentos químicos e afins.
Realiza manutenção de primeiro nível dos moinhos, efetuando limpeza e lubrificação Requisita manutenção corretiva, quando necessário.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Seleciona resíduos para reciclagem, fazendo o descarte dos demais conforme procedimentos adotados pela empresa Trabalha com segurança, identificando e comunicando situações de riscos, prevenindo acidentes, utilizando equipamentos de proteção individual e participando de programas de segurança do trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8111-05 deve acondicionar tintas, vernizes, resinas e concentrados, demonstrar competências pessoais, moer matérias-primas - dióxidos, Óxidos, carbonatos, pigmentos orgânicos e inorgânicos, fabricar resinas e vernizes, preparar máquinas e equipamentos, preparar pastas, bases e concentrados para tintas, trabalhar com segurança, fabricar tintas e concentrados.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de equipamentos de moagem e mistura de materiais (tratamentos químicos e afins) essas ocupações são exercidas por trabalhadores assalariados com carteira assinada, empregados em empresas do ramo de extração de minerais, fabricação de produtos químicos e construção. As atividades são realizadas de forma individual e também em células de trabalho, em ambientes fechados e a céu aberto. Os profissionais atuam sob supervisão ocasional e o horário de trabalho é em sistema de turnos fixos, diurno ou noturno. Podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8111-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental completo. O exercício pleno da atividade profissional se dá, para operadores de máquina misturadeira, moleiros e operadores de concentração, em menos de um ano de experiência para operadores de britadeira, trabalhadores de fabricação de resinas e vernizes e trabalhadores de fabricação de tintas, esse período de experiência é de um a dois anos.
Atividades exercidas por um Moleiro (tratamentos químicos e afins) CBO 8111-05
Um Moleiro (tratamentos químicos e afins) (ou sinônimo) deve selecionar matéria-prima, misturar componentes, com dispersor, selecionar dispersor, misturador e extrusora, dosar componentes da mistura, analisar ordem de produção, identificar situações de riscos, selecionar peneira e tela para moagem, lubrificar máquinas e equipamentos, usar equipamentos de proteção individual - epi, testar máquinas e equipamentos, pesar componentes, interpretar fórmulas, agir com responsabilidade, demonstrar flexibilidade, manter epi em condições de uso, controlar a dimensão das partículas, operar moinhos, especificar tanques para mistura de componentes, monitorar capacidade de produção de moinhos, controlar viscosidade, brilho e fineza da tinta, demonstrar atenção concentrada, selecionar recipiente para mistura, regular máquina envasadora, limpar máquinas e equipamentos, inspecionar equipamentos, ajustar máquinas e equipamentos, classificar resíduos para reciclagem e descartes, identificar matéria-prima e materiais, operar máquinas de envasar e embalar, operar dispersor, misturador e extrusora, alimentar moinho, demonstrar destreza manual, relacionar-se com outras pessoas, liderar pessoas, embalar tintas, vernizes e concentrados, conferir componentes, fixar etiquetas nas embalagens, agir com criatividade, participar de programas de segurança do trabalho, coletar amostras para controle de qualidade, demonstrar senso de auto-organização, instalar filtro e peneira para envazamento, requisitar embalagens, agir com objetividade, regular máquinas e equipamentos, controlar o envasamento de tintas, vernizes e concentrados, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, agir com iniciativa.