CBO 7686-25 - Pintor de letreiros - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores tipográficos linotipistas e afins
O profissional no cargo de Pintor de letreiros CBO 7686-25 confecciona peças de divulgação – tais como placas, “banners”, cartazes, “outdoors”, entre outros, elaborando proposta, com seleção ou criação de tipos de letras, formatação de texto, definição de cores e escolha de motivos decorativos, enviando a proposta para aprovação do cliente, preparando tintas para execução do trabalho final, pintando letreiro e motivos decorativos, finalizando as peças a serem expostas, e fazendo artes-finais de originais para reprodução em pequenas gráficas, que normalmente mantêm processos tradicionais de impressão Planeja as atividades, examinando pedido do cliente.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 7686-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores tipográficos linotipistas e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pintor de letreiros, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores tipográficos linotipistas e afins CBO 7686-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7686-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores tipográficos linotipistas e afins.
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.
O que faz um Pintor de letreiros
O Pintor de letreiros CBO 7686-25 planeja as atividades, verificando as características do trabalho solicitado pelo cliente Seleciona instrumentos e materiais.
Elabora proposta, fazendo rascunho das peças concebidas, selecionando ou criando tipos de letras para formatar textos, selecionando texto, definindo cores, e escolhendo motivos decorativos.
Envia proposta para aprovação do cliente Faz as alterações solicitadas pelo cliente.
Prepara materiais para executar o trabalho final, medindo quantidades de tintas e diluentes e colocando sua mistura em recipiente, para obter a coloração desejada Seleciona pincéis de diferentes tipos para a pintura.
Conclui o leiaute dos trabalhos.
Confecciona as peças para exposição – como placas, “banners” e “outdoors” -, compondo os textos, e recobrindo com tintas as letras e os motivos decorativos Prepara as artes-finais de cartaz, fôlder e outros trabalhos artísticos a serem reproduzidos em pequenas gráficas, que normalmente mantêm processos tradicionais de impressão.
Pode acompanhar o processo de impressão e fazer o controle da qualidade do material impresso.
Providencia o envio das peças para exposição e/ou dos materiais impressos para o cliente Elabora documentos, preenchendo requisição de materiais e emitindo relatórios dos serviços executados Conserva o local de trabalho limpo e organizado.
Mantém instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados Controla desperdício de material, reaproveitando sobras e fazendo descarte de resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7686-25 deve confeccionar carimbos, compor textos para impressão manualmente ou por meio de máquinas tipográficas ou linotipos, confeccionar matriz - chapa do trabalho para impressão, demonstrar competências pessoais, redigir documentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores tipográficos linotipistas e afins trabalham como assalariados em gráficas, jornais, empresas de publicidade, de reprodução artística e prestadores de serviços, como os confeccionadores de carimbos. As atividades que executam os expõe a produtos químicos, como tinta e chumbo, no caso dos linotipistas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7686-25
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental, exceto o linotipista,para o qual o requisito é ensino médio. As ocupações de linotipista, monotipista, paginador e tipógrafo se encontram-se em extinção e a qualificação dos profissionais remanescentes ocorre na prática, onde ainda elas são exercidas. O pleno exercício de todas as ocupações requer em torno de cinco anos de prática.
Atividades exercidas por um Pintor de letreiros CBO 7686-25
Um Pintor de letreiros (ou sinônimo) deve fazer revisão de texto, redigir comunicação interna, produzir arte final, operar aplicativos padronizados, confeccionar matriz de gesso, operar prelo de provas para verificar e corrigir falhas, mergulhar a resina em produto químico sob raios ultra-violeta, manipular borracha para confecção de carimbos, preencher requisição de material, demonstrar senso estético, preencher ordem de serviço, demonstrar motivação para o trabalho, solicitar a impressão das chapas, demonstrar senso de organização, levar filme a estufa para formatar e endurecer, elaborar planilha de custos, demonstrar iniciativa, recortar e colar resina e borracha na madeira, mandar chapas de composição de texto para revisão ortográfica e gráfica, enviar chapa de composição de texto para aprovação do cliente, vulcanizar borracha na matriz de gesso, trabalhar em equipe, demonstrar atenção aos detalhes de erros ortográficos, montar chapas para impressão manualmente ou por meio de máquinas., demonstrar destreza manual, distribuir tipos, entrelinhas, materiais brancos aos seus respectivos lugares, selecionar tipos para formatar textos, fazer relatórios de serviço e produção, enviar para aprovação do cliente, selecionar texto para a matriz, manipular filmes fotográficos para confecção de carimbos por meios computadorizados.