CBO 7686-30 - Confeccionador de carimbos de borracha - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores tipográficos linotipistas

O profissional no cargo de Confeccionador de carimbos de borracha CBO 7686-30 confecciona carimbo, produzindo molde em gesso, vulcanizando borracha no molde, retirando o material vulcanizado do molde, esculpindo texto na placa de borracha, manualmente, ou imprimindo o texto com a utilização de “software” e máquina a “laser”, recortando e fixando a placa de borracha no suporte de madeira ou de outro material Pode produzir o carimbo por meio digital, utilizando “software”, impressoras para a preparação de fotolito, resinas fotossensíveis e máquinas para a polimerização por meio de radiação eletromagnética.

Elabora projeto para a produção do carimbo, submetendo-o à aprovação do cliente Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7686-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores tipográficos linotipistas que pertence ao grupo dos trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Confeccionador de carimbos de borracha, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores tipográficos linotipistas CBO 7686-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7686-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores tipográficos linotipistas.
      • Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas.

O que faz um Confeccionador de carimbos de borracha

O Confeccionador de carimbos de borracha CBO 7686-30 elabora o projeto para a produção de carimbo, definindo o seu leiaute, selecionando os tipos de letras para textos, definindo o tamanho do carimbo, propondo o suporte no qual o carimbo será fixado para facilitar sua utilização, e estabelecendo o material para a confecção do carimbo Encaminha o projeto para aprovação do cliente.

Prepara a confecção do carimbo, produzindo molde em gesso, vulcanizando borracha no molde, e retirando o material vulcanizado.

Pode esculpir o texto na borracha, manualmente Pode utilizar “software” e máquina a “laser” para imprimir o texto na placa de borracha.

Confecciona matriz do carimbo, revisando o texto na placa de borracha, recortando-o e fixando-o em suporte de madeira, metal, plástico ou outro material, conforme a decisão do cliente Pode confeccionar carimbos utilizando “software” e impressoras para a produção de fotolitos, posicionando o fotolito em superfície apropriada, montando a estrutura necessária para a deposição de resina, e submetendo a resina à fotopolimerização, com a utilização da radiação ultravioleta.

Obtém o carimbo, polimerizando a resina, lavando o material após o processo, recortando adequadamente o material polimerizado, e fixando o material polimerizado em suporte de madeira ou de outro material.

Elabora documentos, preenchendo requisição de materiais e emitindo relatórios dos serviços executados Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados.

Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, requisitando manutenção corretiva no caso de identificação de falhas Controla desperdício de material, reaproveitando sobras e fazendo descarte de resíduos de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7686-30 deve compor textos para impressão manualmente ou por meio de máquinas tipográficas ou linotipos, redigir documentos, confeccionar carimbos, imprimir trabalhos gráficos, artísticos e publicitários, demonstrar competências pessoais, confeccionar matriz - chapa do trabalho para impressão.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores tipográficos linotipistas trabalham como assalariados em gráficas, jornais, empresas de publicidade, de reprodução artística e prestadores de serviços, como os confeccionadores de carimbos. As atividades que executam os expõe a produtos químicos, como tinta e chumbo, no caso dos linotipistas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7686-30

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental, exceto o linotipista,para o qual o requisito é ensino médio. As ocupações de linotipista, monotipista, paginador e tipógrafo se encontram-se em extinção e a qualificação dos profissionais remanescentes ocorre na prática, onde ainda elas são exercidas. O pleno exercício de todas as ocupações requer em torno de cinco anos de prática.

Atividades exercidas por um Confeccionador de carimbos de borracha CBO 7686-30

Um Confeccionador de carimbos de borracha (ou sinônimo) deve enviar para aprovação do cliente, operar aplicativos padronizados, demonstrar senso de organização, definir cores e materiais do trabalho, imprimir silk-screen, criar tipos de letras, demonstrar atenção aos detalhes de erros ortográficos, redigir comunicação interna, selecionar texto para a matriz, demonstrar destreza manual, pintar outdoor e cenários, demonstrar senso estético, elaborar planilha de custos, ilustrar com motivos decorativos, pintar luminosos e back-light, recortar letras, demonstrar motivação para o trabalho, trabalhar em equipe, preencher requisição de material, preencher ordem de serviço, pintar faixas e placas, fazer rough - rascunho da idéia de forma manual, imprimir cartazes, cartazetes e etc., concluir leiaute do trabalho, selecionar tipos para formatar textos, fazer revisão de texto, fazer relatórios de serviço e produção, produzir arte final, pintar letras de letreiros, demonstrar iniciativa.

Cargos e salários CBO 7686-30 - Trabalhadores tipográficos linotipistas

Salário Confeccionador de Carimbos de Borracha

Confeccionador de Carimbos de Borracha: Brasil

  • 63
  • Brasil
  • 1.655 - 2.675
  • 43h
O profissional no cargo de Confeccionador de Carimbos de Borracha CBO 7686-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.655 e 2.675 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7686-30.
Salário Confeccionador de Carimbos

Confeccionador de Carimbos: Brasil

  • 63
  • Brasil
  • 1.655 - 2.675
  • 43h
O profissional no cargo de Confeccionador de Carimbos CBO 7686-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.655 e 2.675 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7686-30.