CBO 7101-10 - Supervisor de extração de sal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores da extração mineral

O profissional no cargo de Supervisor de extração de sal CBO 7101-10 supervisiona processo de extração de sal-gema - pelo método de “lavra por solução” ou por “lavra subterrânea convencional” -, controlando disponibilidade de pessoal, equipamentos e materiais, coordenando montagem de equipamentos e instalações, organizando, orientando e controlando as operações de extração Realiza atividades de execução do planejamento de produção, controlando disponibilidade de recursos humanos e materiais para atingimento das metas, nos prazos previstos.

Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Participa na elaboração de normas internas que visam garantir a extração segura e ambientalmente correta de sal-gema Pode supervisionar atividades no processo de extração de sal marinho.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores da extração mineral que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de extração de sal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores da extração mineral CBO 7101-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7101-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Supervisores da extração mineral.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Supervisor de extração de sal

O Supervisor de extração de sal CBO 7101-10 executa o planejamento das operações de extração do sal-gema, verificando objetivos e metas de produção Analisa os resultados apresentados em relatórios operacionais, para avaliação dos índices de produção e produtividade.

Define as atividades de curto prazo, para dimensionar a necessidade de recursos.

Controla a disponibilidade, a utilização e a alocação de equipamentos Solicita a compra de materiais e de equipamentos e controla a entrega dos itens adquiridos.

Requisita serviços de mineração Coordena a montagem de equipamentos e instalações.

Supervisiona as atividades, organizando, monitorando e controlando a extração do sal-gema, realizada por método de “lavra por solução” - feita por perfuração de poço, com sondas rotativas, até a camada de sal e utilização de um tubo para injeção de água potável, um outro para extração da salmoura resultante da dissolução dos sais, e um terceiro para instrumentos de controle e medidas de fundo do poço - ou pelo método de “lavra subterrânea convencional”, efetuada por meio de construção de galerias e de extração do sal-gema com auxílio de equipamento mecânico.

Pode supervisionar a operação de mineradores contínuos, equipamentos para corte de sal-gema em lavra subterrânea Administra as atividades da equipe, estabelecendo a escala de trabalho e verificando os registros de frequência.

Avalia o desempenho da equipe, identificando necessidade de treinamento.

Elabora programas para treinar a equipe e estimular seu crescimento profissional Pode supervisionar atividades de bombeamento da água do mar e de lagoas litorâneas para reservatórios, onde serão realizados os processos de evaporação e de cristalização, para extração do sal marinho Monitora a conservação de ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Providencia a manutenção preventiva e a manutenção corretiva dos equipamentos Participa na elaboração de normas internas que visam garantir a extração segura e ambientalmente correta do sal-gema, fornecendo dados sobre riscos ambientais, saúde ocupacional e segurança nas atividades realizadas Monitora o cumprimento das normas de segurança, inspecionando a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Registra anormalidades durante operações de extração e atua para eliminação dos riscos identificados Implementa programas institucionais que visam aumentar a segurança no trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7101-10 deve demonstrar competências pessoais, implementar planejamento de produção da mina, cumprir normas de segurança e preservação ambiental, gerenciar equipes de trabalho, supervisionar operação de apoio da mina.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores da extração mineral atuam em indústrias extrativas de carvão mineral, de minerais metálicos e outros minerais. São empregados assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe, sob supervisão ocasional. Cumprem rodízio de turnos em ambientes fechados, abertos e em veículos, dependendo da necessidade. Freqüentemente estão sujeitos ao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas. Muitas vezes trabalham sob pressão e em posições desconfortáveis, durante longos períodos expostos a materiais tóxicos, ruídos, radiação, altas temperaturas, poeiras, condições desfavoráveis de tempo e vibrações.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7101-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se, no mínimo, o curso técnico em mineração oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, após três anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Supervisor de extração de sal CBO 7101-10

Um Supervisor de extração de sal (ou sinônimo) deve demonstrar objetividade, definir atividades de curto prazo, demonstrar persuasão, definir metas e objetivos de produção, coordenar montagem de equipamentos e instalações - elétricas, hidráulicas e ar, avaliar riscos ambientais, de segurança e saúde ocupacional, registrar anormalidades das operações, comunicar-se, dar provas de equilíbrio emocional, identificar necessidades de treinamento, fornecer dados para elaboração das normas internas, demonstrar sociabilidade, monitorar relatórios operacionais, mostrar iniciativa, implementar programas institucionais, demonstrar flexibilidade, inspecionar utilização de equipamentos de proteção - individual e coletiva, escalar equipes de trabalho, demonstrar dinamismo, decidir, estimular crescimento profissional, avaliar desempenho de equipes, bloquear riscos identificados, dar provas de responsabilidade, demonstrar criatividade, demonstrar disciplina, solicitar compra de insumos e equipamentos, controlar registros de freqüência, alocar equipamentos, avaliar índices de produção e produtividade, treinar equipes de trabalho, elaborar programas de treinamento, requisitar materiais, equipamentos e serviços de mineração, liderar, controlar disponibilidade e utilização de equipamentos.

Cargos e salários CBO 7101-10 - Supervisores da extração mineral

Salário Supervisor de Extração de Sal

Supervisor de Extração de Sal: Brasil

  • 25
  • Brasil
  • 3.182 - 5.992
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Extração de Sal CBO 7101-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.182 e 5.992 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7101-10.