CBO 6226-10 - Trabalhador da cultura de café
Entenda o que fazem os trabalhadores agrícolas nas culturas de plantas estimulantes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Trabalhador da cultura de café e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Trabalhador da cultura de café
Cultiva café, plantando, realizando tratos culturais, colhendo, fazendo tratos pós-colheita e executando o beneficiamento inicial, para comercialização. Utiliza instrumentos, equipamentos e veículos manuais, semimecanizados, mecanizados e automatizados. Constrói pequenas estruturas agrícolas. Realiza manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos. Produz cafés tradicionais e especiais, voltados para exportação e para mercado gourmet. Atua conforme normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coleta amostras de solo, para exames e análises laboratoriais. Executa correções químicas e biológicas do solo, quando necessárias.
Prepara o solo, capinando, roçando, arando e gradeando. Forma covas, sulcos e canteiros.
Produz mudas, selecionando planta matriz, despolpando frutos de café, plantando e regando as sementes. Dispõe as mudas em embalagens plásticas. Escolhe mudas e as transplanta do viveiro para o solo. Pode aplicar cobertura morta, conforme o caso. Pode semear canteiros.
Executa tratos culturais nas plantações de café, em todas as fases da produção. Irriga, aduba e nutre o solo e as plantas, conforme as características edafoclimáticas, o relevo e as características da produção. Roça a lavoura com instrumentos de corte ou com máquinas agrícolas. Desbrota e poda a plantação de café.
Controla e combate o aparecimento de doenças no cultivo, além de plantas e animais invasores. Prepara e aplica defensivos agrícolas.
Monitora o desenvolvimento das plantas e a maturação dos frutos de café.
Organiza e executa as atividades de colheita. Colhe frutos do café usando instrumentos manuais - fazendo abanação e varrição -, máquinas agrícolas ou máquinas automatizadas.
Seca café, em terreiros e em estufas. Limpa a colheita, manualmente e com o uso de máquinas de beneficiamento.
Pesa, classifica, acondiciona, ensaca, armazena e transporta a produção.
Opera máquinas e equipamentos próprios da mecanização agrícola. Pode utilizar máquinas automatizadas para plantio, irrigação, poda, colheita, secagem e beneficiamento de café.
Pode auxiliar no melhoramento genético de sementes.
Constrói pequenas estruturas agrícolas, como viveiros, coberturas e barreiras para a plantação.
Organiza e faz manutenção de primeiro nível em instalações, máquinas e equipamentos agrícolas. Amola instrumentos e lubrifica máquinas e veículos.
Zela pela limpeza, higiene e organização das áreas de beneficiamento e de armazenagem.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BOTÂNICA E BIOLOGIA DAS PLANTAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE BIOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | ASSOCIATIVISMO | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO | COOPERATIVISMO | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM AGRICULTURA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - AGRICULTURA DE PRECISÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | CONSTRUÇÕES RURAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - ESTUFAS AUTOMATIZADAS DE SECAGEM E DE PRODUÇÃO DE MUDAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | AGRICULTURA FAMILIAR | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | GEORREFERENCIAMENTO RURAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, FLORESTAL E DE AQUICULTURA | SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | AGRICULTURA ORGÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | FITOSSANIDADE E PROTEÇÃO DE PLANTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | MANEJO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - BENEFICIAMENTO INICIAL DO CAFÉ PARA COMERCIALIZAÇÃO: LIMPEZA, LAVAGEM, SECAGEM, SEPARAÇÃO, PESAGEM, ACONDICIONAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO DE CAFÉS ARÁBICA E ROBUSTA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - COLHEITA E PÓS-COLHEITA DO CAFÉ: MANUAL E MECANIZADA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - ESPÉCIES COFFEA ARABICA (ARÁBICA) E COFFEA CANEPHORA (ROBUSTA OU CONILON) | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COLETA DE AMOSTRAS DE SOLO | 3 | 3 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSAMENTO DO CAFÉ - VIA SECA E VIA ÚMIDA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - PRODUÇÃO DE CAFÉ GOURMET | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SELEÇÃO E PRODUÇÃO DE SEMENTES, MUDAS E CULTIVARES DE CAFÉ | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE CULTIVO DE CAFÉ MANUAL, SEMIMECANIZADO OU MECANIZADO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E ESTRUTURAS DE SECAGEM DO CAFÉ | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | CASA DE EMBALAGEM (PACKING HOUSE) | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | DRENAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | IRRIGAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | VIVEIRICULTURA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | OUTROS CONHECIMENTOS DE USO DE SOLO E ÁGUA (ESPECIFICAR:...) - FERTIRRIGAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - DISCRIMINAÇÃO OLFATIVA E GUSTATIVA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham diretamente no campo, no cultivo de espécies vegetais, em pequenas, médias e grandes propriedades agrícolas. São assalariados com registro em carteira ou porcenteiros em esquema de produção familiar, com participação das mulheres e dos mais jovens na colheita, separação, embalagem ou no preparo e processamento dos produtos agrícolas. Há ainda os trabalhadores temporários, que são contratados na época da safra. As atividades se desenvolvem no horário diurno e os trabalhadores estão expostos às condições climáticas do trabalho a ceu aberto.Exigências do mercado de trabalho
O acesso ao trabalho é livre e o nível de escolaridade, heterogêneo. O aprendizado ocorre, geralmente, na prática e o desempenho pleno da atividade ocorre, aproximadamente, com um ano de exercício profissional. O conhecimento técnico especializado é transmitido tacitamente por trabalhadores experientes e por gerações mais velhas de uma mesma família.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- plantar culturas estimulantes;
- preparar solo para plantio;
- acondicionar colheita;
- colher folha, ramo e fruto de plantas estimulantes;
- organizar instalações e equipamentos agrícolas;
- realizar tratos culturais em plantações;
- beneficiar frutos e folhas de plantas estimulantes;
- produzir mudas de plantas estimulantes;
- demonstrar competências pessoais;
- ensacar grãos de café, amêndoas de cacau e de guaraná;
- recolher fruto de café com rastelo;
- transplantar mudas de viveiro para solo;
- regar sementes e mudas;
- selecionar planta matriz;
- apanhar fruto de café;
- depositar grãos de café em máquina de limpeza;
- cortar lenha;
- desbrotar cacaueiro e cafeeiro;
- reparar máquinas e implementos agrícolas;
- semear canteiros;
- escolher mudas;
- formar curva de nível;
- dar prova de resistência a variações climáticas;
- podar cacaueiro, cafeeiro e guaranazeiro;
- dar prova de força física;
- manifestar iniciativa no exercício da atividade;
- lavar máquinas e implementos agrícolas;
- varrer instalações;
- estender pano sob pé de café e erva-mate;
- pesar grãos, amêndoas e folhas de plantas estimulantes;
- utilizar equipamentos de proteção individual - epi;
- roçar lavouras com instrumentos de corte;
- capinar lavouras;
- marcar solo;
- abrir covas;
- roçar lavouras com máquinas agrícolas;
- guardar máquinas e implementos agrícolas em galpões;
- construir viveiros;
- pulverizar defensivos agrícolas em solo e plantações;
- peneirar fruto de café;
- controlar temperatura de estufas;
- acondicionar fruto de café em balaio;
- depositar fumo, café, cacau e guaraná em estufas;
- perceber alterações no desenvolvimento das plantas;
- gradear solo;
- dispor mudas em embalagens plásticas;
- transportar frutos e folhas;
- amolar ferramentas;
- empilhar sacas de café, cacau e guaraná em tulha;
- revirar grãos de café em terreiro;
- arar solo;
- lubrificar máquinas e implementos agrícolas;
- adubar lavouras;
- despolpar fruto de café;
- escolher máquinas e implementos agrícolas;
- costurar sacas de café, cacau e guaraná;
- manusear ferramentas agrícolas;
- lançar calcário em solo;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6226-10
CBO 6226-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhador da cultura de café que pertence ao grupo dos trabalhadores agrícolas nas culturas de plantas estimulantes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores na exploração agropecuária
-
-
- Trabalhadores agrícolas
-
-
-
-
- Trabalhadores agrícolas nas culturas de plantas estimulantes
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6226-10 - Trabalhadores agrícolas nas culturas de plantas estimulantes
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 622610 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 622610 em todos os estados e cidades do Brasil.