CBO 5162-10 - Cuidador de idosos
Entenda o que fazem os cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cuidador de idosos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cuidador de idosos
Cuida da pessoa idosa, no que diz respeito ao seu bem-estar e à sua integridade física, emocional e social, respeitando o seu grau de autonomia e independência. Cuida da saúde, da alimentação e da hidratação do idoso. Promove atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, de acordo com o interesse do idoso. Mantém o ambiente limpo e organizando. Zela pela segurança do idoso. Cumpre legislação – em especial o Estatuto do Idoso -, normas relacionadas à população idosa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Cuida da pessoa idosa em suas atividades da vida diária, estimulando o seu grau de autonomia e independência. Ajuda-o, quando necessário, na organização da sua rotina, na sua higiene corporal e na sua imagem pessoal. Cuida da aparência da pessoa idosa – unhas, cabelos e vestuário - para aumentar a sua autoestima.
Cuida da alimentação e da hidratação do idoso, observando a qualidade e a validade dos alimentos, verificando e dosando as propriedades nutricionais dos alimentos - energéticos, construtores e reguladores - e estimulando a ingestão de líquidos. Pode participar na elaboração do cardápio, preparar e servir a refeição.
Pode ajudar o idoso a preparar sua refeição.
Cuida da saúde do idoso, acompanhando-o aos exames, consultas e tratamentos de saúde e transmitindo aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas. Monitora o estado de saúde do idoso de acordo com orientações da equipe multiprofissional e premissas do cuidado humanizado. Pode cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescritos pelo médico. Cuida do idoso em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, auxiliando-o nas suas atividades diárias.
Promove atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, de acordo com o interesse do idoso. Estimula a realização de trabalhos manuais, passeios e caminhadas. Incentiva a prática de exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde.
Facilita a participação do idoso em atividades culturais – teatro, espetáculos de dança, cinema, entre outras -, que sejam de seu interesse, acompanhando-o. Providencia livros, para leitura. Pode orientar o idoso na digitação de mensagens e no envio de imagens e vídeos, em aplicativo ou em rede social.
Promove o bem-estar da pessoa idosa, facilitando e estimulando sua comunicação com familiares e amigos, quando possível.
Mantém o ambiente, onde o idoso vive, limpo e organizando, mantendo os objetos de uso arrumados nos locais habituais.
Comunica-se com os familiares ou responsáveis, para prestar informações ou transmitir relatórios sobre o estado de saúde da pessoa idosa.
Zela pela segurança do idoso, prevenindo acidentes como escorregões, quedas e lesões com objetos cortantes.
Recomenda, à família ou à instituição, adaptações no ambiente, para atender às condições de saúde, mobilidade e segurança do idoso.
Presta, ao idoso, cuidados de primeiros socorros em caso de acidentes ou em outras situações de emergência, solicitando auxílio aos serviços ou profissionais especializados.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - APLICATIVOS DE TELEFONIA MÓVEL PARA ENVIO E RECEPÇÃO DE MENSAGENS DE TEXTO, IMAGENS E VÍDEOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS (ESPECIFICAR:...) - ASPECTOS DEMOGRÁFICOS DO ENVELHECIMENTO | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | REDES SOCIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - ESTATUTO DO IDOSO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PRECONCEITOS, MITOS E ESTEREÓTIPOS EM RELAÇÃO AO ENVELHECIMENTO | 5 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 2 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | CUIDADOS PALIATIVOS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | SAÚDE BUCAL | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - MEDIDAS DE SEGURANÇA: CONTAMINAÇÃO, INFECÇÃO E INFECÇÃO CRUZADA - CONCEITOS E RESPONSABILIDADES | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | OUTROS CONHECIMENTOS DE ENFERMAGEM (ESPECIFICAR:...) - SENILIDADE E SÍNDROMES GERIÁTRICAS | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ORAIS E TÓPICOS PRESCRITOS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DOS ALIMENTOS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - RESTRIÇÕES ALIMENTARES | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E FUNÇÕES DE GRUPOS ALIMENTARES: ENERGÉTICOS, CONSTRUTORES E REGULADORES | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | CUIDADO ÀS PESSOAS (CARE) | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | PROMOÇÃO DE ATIVIDADES PARA O BEM-ESTAR | 5 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - APOIO À PARTICIPAÇÃO DO IDOSO EM ATIVIDADES NO TEATRO, EM ESPETÁCULOS DE DANÇA, EM CINEMA E OUTRAS ATIVIDADES CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - CUIDADO ÀS PESSOAS IDOSAS: BEM-ESTAR E INTEGRIDADE FÍSICA, EMOCIONAL E SOCIAL DO IDOSO | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | QUALIDADE DE VIDA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA (ESPECIFICAR:...) - PROMOÇÃO DE ATIVIDADES DE LAZER E DE OCUPAÇÃO DO TEMPO LIVRE PARA IDOSOS: TRABALHOS MANUAIS, PASSEIOS, CAMINHADAS, PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E OUTRAS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE BEM-ESTAR | 3 | 3 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 3 | 1 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE ELEVADOR GUINCHO PARA MOVIMENTAÇÃO DE IDOSOS ACAMADOS | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS | 3 | 3 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DE IDOSOS E ENFERMOS | 4 | 4 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | HOSPEDAGEM | APOIO AO HÓSPEDE DURANTE A ESTADA | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | HOSPEDAGEM | SERVIÇOS AUXILIARES DE HOSPEDAGEM (ARRUMAÇÃO, ROUPARIA ETC.) | 3 | 3 | 2 | |
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS | ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E CUIDADOS PESSOAIS (ESPECIFICAR:..) - CUIDADO CORPORAL: CABELOS, UNHAS, PELE, BARBA, BANHO (CHUVEIRO, BANHEIRA E NA CAMA), HIGIENE ORAL, HIGIENE ÍNTIMA, REMOÇÃO DE SECREÇÕES DE BOCA E NARIZ | 4 | 5 | 4 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 3 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - DESCARTE DE LIXO E RESÍDUOS INFECTANTES | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | ATENDIMENTO EM AGÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | ATENDIMENTO ONLINE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS | SERVIÇOS BANCÁRIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ATENDIMENTO EM CAIXA ELETRÔNICO | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- cuidar da alimentação da pessoa - cjai;
- cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
- acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias;
- promover o bem-estar da pessoa - cjai;
- demonstrar competências pessoais;
- incentivar a cultura e educação;
- cuidar da saúde da pessoa - cjai;
- cuidar da pessoa;
- ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
- ler estórias e textos para cjai;
- reeducar os hábitos alimentares da cjai;
- respeitar a privacidade da cjai;
- relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
- dar apoio emocional;
- recomendar adequação ambiental;
- demonstrar discrição;
- preparar a alimentação;
- controlar horários das atividades diárias da pessoa;
- manter o ambiente organizado e limpo;
- passar informações do dia a dia da pessoa;
- demonstrar honestidade;
- participar na alaboração do cardápio;
- transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
- acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
- preparar a mala de remédios;
- ajudar a pessoa na alimentação;
- observar a qualidade e a validade dos alimentos;
- controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
- acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
- acondicionar alimentação para atividades externas;
- manter a calma em situações críticas;
- ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas;
- preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai;
- demonstrar criatividade;
- controlar a injestão de líquidos e alimentos;
- selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
- ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
- listar objetos de viagem;
- promover atividades de estímulo a afetividade;
- observar a qualidade do sono;
- planejar passeios;
- demonstrar paciência;
- preparar documentos e lista de telefones úteis;
- ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
- relatar orientação médica aos responsáveis;
- desestimular a agressividade de cjai;
- observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos;
- prevenir acidentes;
- manusear adequadamente cjai;
- arrumar a bagagem;
- prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica;
- estar atento às ações da pessoa;
- estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados;
- cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
- levantar informações sobre a pessoa;
- estimular a independência;
- verificar informações,sinais dados pela pessoa;
- servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
- seguir orientação de profissionais da saúde;
- manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-10
CBO 5162-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidador de idosos que pertence ao grupo dos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
-
-
-
-
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5162-10 - Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 516210 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 516210 em todos os estados e cidades do Brasil.