CBO 5153-05 - Educador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Educador social CBO 5153-05 desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Educador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de saúde.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
O que faz um Educador social
O Educador social CBO 5153-05 entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-05 deve sensibilizar assistidos/usuários/ internos, demonstrar competências pessoais, planejar trabalho, identificar necessidades/demandas, comunicar-se, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, desenvolver atividades sócio-educativas, avaliar processo de trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-05
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve avaliar ações, definir objetivos, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, demonstrar criatividade, verificar denúncias, demonstrar persistência, administrar conflitos, realizar atividades artísticas, demonstrar auto-controle, servir de exemplo, pesquisar histórico familiar, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, acompanhar reuniões sócio-educativas, demonstrar capacidade de negociação, despertar esperança, planejar eventos, receber pedidos de ajuda da família, contornar situações adversas, inspirar confiança, abrir procedimento de atendimento, monitorar comportamento, realizar visitas domiciliares, desenvolver oficinas, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, resgatar assistidos/usuários/ internos, definir rotina administrativa, trocar experiências, permanecer em estado de alerta, tomar decisões, conscientizar sobre riscos, identificar público-alvo, aconselhar mudanças de comportamento, construir hábitos, trabalhar em equipe, realizar atividades pedagógicas lúdicas, despertar aptidões, habilidades, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, analisar resultados, fazer devolutiva, assumir riscos, definir metas, percorrer perímetros e áreas, levantar dados estatísticos, desenvolver dinâmica de grupo, definir metodologia de trabalho, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, exercitar atividade de escuta, participar da elaboração de questionários, dialogar com assistidos/usuários/educandos, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, preencher documentos, realizar acompanhamento pedagógico, analisar casos, receber demanda espontânea, definir estratégias, demonstrar flexibilidade, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, realizar atividades recreativas e esportivas, mapear perímetros ou áreas, analisar práticas, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar entusiasmo, avistar assistidos/usuários, apontar alternativas, demonstrar pró atividade, criar vínculos, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, realizar atividades de lazer e cultura, agir sob pressão, receber informações sobre violação de direitos, denunciar situação de risco, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, estabelecer cronograma, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, notificar pessoas e entidades, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, demonstrar capacidade de compreensão, demonstrar coragem, demonstrar facilidade de comunicação, buscar identificação e empatia, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, aproximar-se dos assistidos/usuários, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, agendar visitas, resgatar auto-estima, mapear público-alvo, respeitar diferenças, estabelecer roteiro de visitas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, participar da elaboração das normas, alterar estratégias, encaminhar documentação oficial.