CBO 5153-05 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
      • Trabalhadores dos serviços.

Funções

planejar trabalho, desenvolver atividades sócio-educativas, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, identificar necessidades/demandas, avaliar processo de trabalho, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos.

Atividades

realizar atividades artísticas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, verificar denúncias, resgatar auto-estima, analisar casos, definir metodologia de trabalho, conscientizar sobre riscos, mapear perímetros ou áreas, realizar atividades de lazer e cultura, servir de exemplo, apontar alternativas, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, percorrer perímetros e áreas, contornar situações adversas, demonstrar coragem, mapear público-alvo, dialogar com assistidos/usuários/educandos, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, demonstrar persistência, definir objetivos, dialogar com familiares e/ou vizinhança, notificar pessoas e entidades, encaminhar documentação oficial, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, demonstrar entusiasmo, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, buscar identificação e empatia, preencher documentos, pesquisar histórico familiar, denunciar situação de risco, realizar acompanhamento pedagógico, construir hábitos, despertar aptidões, habilidades, realizar atividades recreativas e esportivas, definir estratégias, resgatar assistidos/usuários/ internos, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, desenvolver dinâmica de grupo, planejar eventos, demonstrar flexibilidade, participar da elaboração das normas, tomar decisões, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, permanecer em estado de alerta, realizar atividades pedagógicas lúdicas, trabalhar em equipe, fazer devolutiva, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, agir sob pressão, realizar visitas domiciliares, demonstrar capacidade de compreensão, levantar dados estatísticos, demonstrar capacidade de negociação, participar da elaboração de questionários, identificar público-alvo, receber pedidos de ajuda da família, aconselhar mudanças de comportamento, analisar práticas, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, aproximar-se dos assistidos/usuários, receber informações sobre violação de direitos, respeitar diferenças, agendar visitas, despertar esperança, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, definir metas, definir rotina administrativa, exercitar atividade de escuta, avaliar ações, criar vínculos, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, demonstrar pró atividade, demonstrar criatividade, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, abrir procedimento de atendimento, demonstrar auto-controle, avistar assistidos/usuários, trocar experiências, demonstrar facilidade de comunicação, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, analisar resultados, administrar conflitos, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, monitorar comportamento, assumir riscos, inspirar confiança, estabelecer roteiro de visitas, alterar estratégias, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, acompanhar reuniões sócio-educativas, desenvolver oficinas, receber demanda espontânea, estabelecer cronograma.

Cargos e salários CBO 5153-05 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

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