CBO 5153-05 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Educador social desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Educador social
O Educador social (ou similar) entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções
O funcionário CBO 5153-05 deve avaliar processo de trabalho, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, demonstrar competências pessoais, identificar necessidades/demandas, planejar trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, comunicar-se, desenvolver atividades sócio-educativas.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, estabelecer roteiro de visitas, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, verificar denúncias, definir rotina administrativa, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, dialogar com familiares e/ou vizinhança, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, abrir procedimento de atendimento, definir metodologia de trabalho, despertar aptidões, habilidades, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, tomar decisões, participar da elaboração das normas, resgatar auto-estima, demonstrar facilidade de comunicação, definir metas, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, avaliar ações, mapear perímetros ou áreas, realizar atividades artísticas, receber informações sobre violação de direitos, participar da elaboração de questionários, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, realizar atividades pedagógicas lúdicas, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, agir sob pressão, acompanhar reuniões sócio-educativas, exercitar atividade de escuta, trabalhar em equipe, receber pedidos de ajuda da família, conscientizar sobre riscos, assumir riscos, desenvolver dinâmica de grupo, administrar conflitos, despertar esperança, demonstrar auto-controle, demonstrar coragem, definir objetivos, trocar experiências, inspirar confiança, desenvolver oficinas, alterar estratégias, demonstrar criatividade, planejar eventos, receber demanda espontânea, demonstrar capacidade de compreensão, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, notificar pessoas e entidades, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, buscar identificação e empatia, criar vínculos, estabelecer cronograma, realizar atividades recreativas e esportivas, aproximar-se dos assistidos/usuários, denunciar situação de risco, analisar práticas, realizar visitas domiciliares, definir estratégias, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, avistar assistidos/usuários, realizar acompanhamento pedagógico, permanecer em estado de alerta, contornar situações adversas, aconselhar mudanças de comportamento, resgatar assistidos/usuários/ internos, apontar alternativas, demonstrar flexibilidade, dialogar com assistidos/usuários/educandos, agendar visitas, demonstrar capacidade de negociação, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, realizar atividades de lazer e cultura, demonstrar entusiasmo, analisar casos, pesquisar histórico familiar, encaminhar documentação oficial, preencher documentos, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, demonstrar persistência, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, servir de exemplo, fazer devolutiva, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, analisar resultados, demonstrar pró atividade, identificar público-alvo, construir hábitos, respeitar diferenças, levantar dados estatísticos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, monitorar comportamento, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, mapear público-alvo, percorrer perímetros e áreas.