CBO 5153-05 - Educador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Educador social CBO 5153-05 desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Educador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de saúde.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
O que faz um Educador social
O Educador social CBO 5153-05 entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-05 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, desenvolver atividades sócio-educativas, planejar trabalho, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, sensibilizar assistidos/usuários/ internos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-05
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve receber informações sobre violação de direitos, desenvolver dinâmica de grupo, resgatar auto-estima, planejar eventos, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, estabelecer roteiro de visitas, respeitar diferenças, avistar assistidos/usuários, mapear perímetros ou áreas, demonstrar entusiasmo, acompanhar reuniões sócio-educativas, dialogar com assistidos/usuários/educandos, contornar situações adversas, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, demonstrar persistência, assumir riscos, trocar experiências, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, mapear público-alvo, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, notificar pessoas e entidades, aconselhar mudanças de comportamento, definir estratégias, estabelecer cronograma, analisar resultados, receber pedidos de ajuda da família, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, conscientizar sobre riscos, analisar práticas, denunciar situação de risco, construir hábitos, receber demanda espontânea, fazer devolutiva, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, apontar alternativas, identificar público-alvo, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, agir sob pressão, tomar decisões, alterar estratégias, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, despertar aptidões, habilidades, definir metodologia de trabalho, definir rotina administrativa, percorrer perímetros e áreas, pesquisar histórico familiar, participar da elaboração das normas, exercitar atividade de escuta, realizar atividades artísticas, analisar casos, realizar visitas domiciliares, agendar visitas, encaminhar documentação oficial, aproximar-se dos assistidos/usuários, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar auto-controle, trabalhar em equipe, realizar acompanhamento pedagógico, participar da elaboração de questionários, demonstrar pró atividade, verificar denúncias, monitorar comportamento, inspirar confiança, realizar atividades pedagógicas lúdicas, despertar esperança, demonstrar criatividade, avaliar ações, administrar conflitos, criar vínculos, preencher documentos, demonstrar capacidade de compreensão, resgatar assistidos/usuários/ internos, definir objetivos, buscar identificação e empatia, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar coragem, permanecer em estado de alerta, demonstrar flexibilidade, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, levantar dados estatísticos, abrir procedimento de atendimento, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, realizar atividades de lazer e cultura, dialogar com familiares e/ou vizinhança, realizar atividades recreativas e esportivas, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, definir metas, desenvolver oficinas, servir de exemplo.