CBO 5143-20 - Faxineiro
Entenda o que fazem os trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Faxineiro e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Faxineiro
Executa a limpeza pesada de recintos, lavando e higienizando superfícies e removendo lixo, para manter as condições de higiene, organização e de conservação de estabelecimentos comerciais e industriais, escolas, hospitais, residências e outras edificações. Segue normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.Funções Detalhadas
Inspeciona local, isolando ou sinalizando a área de trabalho.
Limpa superfícies, com o auxílio de equipamentos, removendo sujeiras, aspirando pó, varrendo, lavando, secando e lustrando pisos, limpando paredes, tetos e vidros.
Limpa móveis, tapetes, cortinas, persianas e outros acessórios.
Acondiciona, recolhe e dispõe o lixo para descarte.
Verifica o funcionamento de equipamentos e instalações elétricas e de iluminação, relatando avarias.
Controla o estoque, verificando a quantidade e a validade dos produtos de limpeza. Pode requisitar a compra de materiais de limpeza.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 1 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 2 | 2 | 1 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 2 | 2 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 2 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA NA MANIPULAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS DE LIMPEZA | 4 | 5 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAL | COLETA DE MATERIAL RECICLÁVEL | 3 | 4 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | COLETA E RECICLAGEM DE MATERIAL | SELEÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL | 3 | 4 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DOMÉSTICA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE LIMPEZA PARA DIFERENTES AMBIENTES | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS REGULAMENTADORAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:..) - NORMA REGULAMENTADORA DE TRABALHO EM ALTURA | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 2 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 1 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios, em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada, as atividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. Trabalham individualmente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. O horário de trabalho é variado, ou em regime de rodízio de turnos. Algumas das atividades podem ser exercidas em grandes alturas,ou em posições desconfortáveis por longos períodos, com exposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações requer-se ensino fundamental completo ou prática profissional no posto de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- trabalhar com segurança;
- limpar recintos e acessórios;
- preparar trabalho;
- executar serviços de manutenção elétrica e mecãnica;
- executar manutenção hidráulica;
- demonstrar competências pessoais;
- operar equipamentos;
- utilizar epi;
- dosar produtos químicos;
- verificar validade de produtos químicos e de limpeza;
- secar pisos;
- aspirar pó;
- trabalhar em equipe;
- limpar cortinas e persianas;
- trocar filtros;
- remover resíduos dos vidros;
- varrer pisos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em alturas;
- avaliar tipo de superficie a ser trabalhada;
- selecionar produtos e material;
- limpar filtros;
- verificar qualidade de produtos químicos e de limpeza;
- demonstrar iniciativa;
- limpar superfícies - paredes, pisos, etc..;
- limpar móveis e equipamentos;
- inpecionar local a ser trabalhado;
- recolher lixo;
- montar andaime;
- contornar situações adversas;
- reconhecer limitações pessoais;
- demonstrar agilidade;
- preparar produtos;
- demonstrar destreza manual;
- limpar vidros;
- controlar o estoque de material;
- usar uniforme;
- submeter-se a cursos de capacitação e qualificação;
- avaliar tipo de sujeira;
- passar pano;
- encerar pisos;
- demonstrar prudência;
- isolar área para manutenção e limpeza;
- remover sujeira;
- lavar pisos;
- montar balancim;
- solicitar equipamentos e materiais;
- avaliar grau de sujidade;
- demonstra paciência;
- demonstrar controle emocional;
- relatar avarias nas instalações;
- montar cadeirinha;
- diluir produtos - químicos e de limpeza;
- solicitar compra de produtos químicos e de limpeza;
- verificar funcionamento de equipamentos e instalações elétricas e de iluminação;
- demonstrar equilíbrio físico;
- demonstra resistência física;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5143-20
CBO 5143-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de faxineiro que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros
-
-
-
-
- Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5143-20 - Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 514320 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 514320 em todos os estados e cidades do Brasil.