CBO 5141-10 - Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5141-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
Descrição dos cargos da categoria Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
Os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-10 zelam pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atendem e controlam a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento, recebem objetos, mercadorias, materiais, equipamentos, conduzem o elevador, realizam pequenos reparos. Prestam assistência aos religiosos, ornamentam a igreja e preparam vestes litúrgicas.
Condições de trabalho
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios são trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.
Funções dos Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-10
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios devem:
Atividades dos cargos CBO 5141-10
Entre as principais atribuições dos Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-10 estão as de:
- dirigir autos;
- inspecionar veículos no estacionamento;
- vistoriar o estado dos veículos na entrada do estacionamento;
- observar movimentação de pessoas nas redondezas;
- operar aparelhos de comunicação;
- conter tumultos;
- demonstrar senso de responsabilidade;
- intervir com discrição;
- acionar polícia e corpo de bombeiros;
- advertir pessoas;
- indicar ao motorista vagas no estacionamento;
- prestar informações às pessoas sobre o comércio local;
- relatar avarias nas instalações;
- prevenir incêndios;
- manobrar veículos;
- demonstrar controle emocional;
- verificar fechamento de portas e janelas;
- demonstrar asseio;
- aplicar normas de combate a incêndios;
- demonstrar educação;
- informar sobre meios de transporte;
- receber pagamentos da estadia dos veículos;
- agir de forma prestativa;
- registrar a entrada e saída dos veículos;
- demonstrar desinibição;
- tratar as pessoas sem discriminação;
- prestar primeiros socorros;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar gentileza;
- requisitar a compra de material de consumo;
- transmitir recados e avisos;
- conservar as chaves dos veículos;
- dar provas de atenção;
- manter-se atualizado;
- expressar-se com clareza;
- organizar-se;
- inspecionar hidrantes, mangueiras e extintores;
- controlar o estoque e o uso de material de limpeza;
- acompanhar a movimentação de pessoas;
- redigir relatórios de ocorrências;
- controlar circulação de pessoas e veículos;
- manter postura;
- dar provas de honestidade;
- manter limpo o estacionamento;
- solicitar conserto de fechaduras;
- identificar pessoas;
- contatar proprietários de veículos com problemas;
- adaptar-se à clientela variada;
- lidar com o público;
- dar provas de destreza manual;
- acender e apagar lâmpadas;
- comprar material de consumo;
- solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar;