CBO 5142-25 - Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas

O profissional no cargo de Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas CBO 5142-25 executa serviços de coleta de resíduos, lavagem, pintura, roçada e capinação em vias, praças e outros espaços, para limpeza e conservação de uma área pública Acondiciona os resíduos e providencia o transporte dos materiais acondicionados por veículo de limpeza urbana, para a destinação final ambientalmente adequada.

Cumpre procedimentos, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5142-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas CBO 5142-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5142-25

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas

O Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas CBO 5142-25 coleta resíduos dos espaços públicos, amontoando e recolhendo detritos e folhagens Realiza a catação e providencia o transporte de entulhos, pedaços de madeira, galhos e outros materiais.

Recolhe ou solicita a coleta de animais mortos.

Retira faixas e cartazes irregulares dos postes e de outros locais públicos Realiza a raspagem e a pintura de guias, postes, muros, muretas e afins.

Executa lavagem de vias, escadarias, calçadas, calçadões e outros logradouros públicos, mantendo-os livres de sujeiras ou resíduos e de odores desagradáveis Pode executar a limpeza das vias e áreas durante e após a realização das feiras livres, fazendo a lavagem e a desinfecção das vias.

Realiza serviços de roçada e capinação de vias e logradouros públicos.

Roça e capina mato, grama e vegetação rasteira de sarjetas, calçadas, calçadões, pontos e abrigos de ônibus, passeios públicos de áreas comerciais e outros espaços Acondiciona em sacos plásticos os detritos, as faixas, os cartazes e os demais resíduos.

Acondiciona materiais de risco - tais como vidro, lâminas e lâmpadas - em embalagem especial.

Providencia o transporte dos materiais acondicionados por veículo de limpeza urbana, para a destinação final ambientalmente adequada Zela pela segurança das pessoas, sinalizando e isolando as áreas que apresentam risco Informa, ao supervisor, as possibilidades de contaminação de resíduos sólidos que possam afetar a saúde da população.

Comunica, ao supervisor, os defeitos e as avarias nos equipamentos Requisita a reposição de materiais e equipamentos Desenvolve o trabalho usando equipamentos de proteção individual (EPI), tais como uniforme, luva de proteção e botinas de segurança.

Pode participar de cursos ou reuniões com técnico de segurança para receber orientações sobre a utilização correta de EPI, sobre prática postural correta no trabalho e sobre situações ou materiais de risco nos serviços realizados.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5142-25 deve preservar vias públicas, zelar pela segurança das pessoas, conservar Áreas públicas, coletar resíduos, comunicar-se, trabalhar com segurança, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios, em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada, as atividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. Trabalham individualmente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. O horário de trabalho é variado, podendo ser diurno, noturno ou em regime de rodízio de turnos. Algumas das atividades podem ser exercidas em grandes alturas, subterrâneos ou em posições desconfortáveis por longos períodos, com exposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5142-25

O acesso às ocupações de faxineiro e limpador de vidros é livre. O exercício das ocupações de coletor de lixo e gari requer quarta série do ensino fundamental e a ocupação de trabalhador de serviços de manutenção de edifícios e logradouros tem como requisito o ensino fundamental completo. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas CBO 5142-25

Um Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas (ou sinônimo) deve participar de cursos de aperfeiçoamento, informar meios de transporte, participar de cursos de capacitação, demonstrar atenção, roçar área de trabalho, capinar área de trabalho, utilizar equipamento de proteção individual, recolher lixo espalhado, realizar exames médicos períodicos, comunicar ausência ao supervisor, lavar áreas públicas, varrer calçadas, sinalizar áreas de risco, demonstrar educação no trato com pessoas, comunicar possibilidades de contaminação com residuos sólidos de serviços de saúde, empurrar carriho - lutocar, respeitar distância máxima entre membros da equipe, posicionar-se na contramão do fluxo de carros, demonstrar presteza, solicitar coleta de animais mortos, notificar ocarrências, rastelar áreas de trabalho, comunicar ao supervisor defeitos nos equipamentos de trabalho, ensacar animais mortos, demonstrar controle emocional, participar de reuniões com técnicos de segurança, varrer sarjetas e calçadões, tornar acessíveis as áreas de coleta, recolher animais mortos, conversar com munícipes sobre condições de segurança, praticar ginástica laboral, isolar áreas de risco, acondicionar lixo em latões ou sacos plásticos, comunicar situações de risco, amontoar detritos e folhagem, recolher entulho, prestar informações as pessoas sobre o comércio local, solicitar a retirada de veículos que impeçam o trabalho, verificar epi, manter-se alerta, comunicar-se com colegas de trabalho, demonstrar equilíbrio físico, demonstrar destreza manual, verificar material de trabalho, relatar avarias nos equipamentos, solicitar apoio de instituições, remover faixas e cartazes, tomar vacina, demonstrar preparo físico, atender solicitações, contornar situações adversas, demonstrar senso de responsabilidade, justificar sua ausência ao supervisor, pintar guias, postes, viadutos, muretas,etc, demonstrar espírito de equipe, isolar áreas de trabalho, vestir uniforme, acondicionar materiais de risco - vidro, lâmpada, etc, demonstrar agilidade, requisitar reposição de materiais e equipamentos.

Cargos e salários CBO 5142-25 - Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas

Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Brasil

  • 299.807
  • Brasil
  • 1.481 - 2.280
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.280 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 299.807 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Cuiabá

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Cuiabá, MT

  • 2.314
  • Cuiabá, MT
  • 1.416 - 1.940
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.416 e 1.940 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.314 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Porto Alegre

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Porto Alegre, RS

  • 3.469
  • Porto Alegre, RS
  • 1.527 - 2.139
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.527 e 2.139 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.469 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas São Gonçalo

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: São Gonçalo, RJ

  • 334
  • São Gonçalo, RJ
  • 1.475 - 2.005
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em São Gonçalo - RJ, ganha entre 1.475 e 2.005 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 334 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Patos de Minas

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Patos de Minas, MG

  • 731
  • Patos de Minas, MG
  • 1.402 - 1.889
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Patos de Minas - MG, ganha entre 1.402 e 1.889 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 731 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Amapá

  • 880
  • Amapá
  • 1.352 - 1.797
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Amapá, ganha entre 1.352 e 1.797 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 880 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Nova Iguaçu

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Nova Iguaçu, RJ

  • 440
  • Nova Iguaçu, RJ
  • 1.461 - 1.945
  • 41h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Nova Iguaçu - RJ, ganha entre 1.461 e 1.945 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 440 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas São Bernardo do Campo

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: São Bernardo do Campo, SP

  • 2.148
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 1.551 - 2.154
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 1.551 e 2.154 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.148 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Natal

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Natal, RN

  • 1.978
  • Natal, RN
  • 1.337 - 1.736
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.337 e 1.736 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.978 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Brasília

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Brasília, DF

  • 6.192
  • Brasília, DF
  • 1.475 - 1.994
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.475 e 1.994 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 6.192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Santa Catarina

  • 10.851
  • Santa Catarina
  • 1.584 - 2.349
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.584 e 2.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.851 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Goianésia

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Goianésia, GO

  • 392
  • Goianésia, GO
  • 1.428 - 2.023
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Goianésia - GO, ganha entre 1.428 e 2.023 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Belém

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Belém, PA

  • 2.018
  • Belém, PA
  • 1.379 - 1.822
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.379 e 1.822 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.018 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Campos dos Goytacazes

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Campos dos Goytacazes, RJ

  • 279
  • Campos dos Goytacazes, RJ
  • 1.475 - 2.079
  • 40h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Campos dos Goytacazes - RJ, ganha entre 1.475 e 2.079 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 279 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Criciúma

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Criciúma, SC

  • 431
  • Criciúma, SC
  • 1.648 - 2.326
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.648 e 2.326 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 431 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Nova Friburgo

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Nova Friburgo, RJ

  • 224
  • Nova Friburgo, RJ
  • 1.459 - 2.013
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Nova Friburgo - RJ, ganha entre 1.459 e 2.013 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 224 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Aparecida de Goiânia

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Aparecida de Goiânia, GO

  • 677
  • Aparecida de Goiânia, GO
  • 1.459 - 2.105
  • 43h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Aparecida de Goiânia - GO, ganha entre 1.459 e 2.105 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 677 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.
Salário Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas Florianópolis

Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas: Florianópolis, SC

  • 478
  • Florianópolis, SC
  • 1.747 - 2.587
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador de Serviços de Limpeza e Conservação de Áreas Publicas CBO 5142-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.747 e 2.587 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 478 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-25.