CBO 5143-15 - Limpador de fachadas
Entenda o que fazem os trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Limpador de fachadas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Limpador de fachadas
O Limpador de Fachadas limpa e conserva fachadas, removendo resíduos e sujeiras e executando pequenos reparos, visando à estética visual e à higienização das superfícies. Cumpre legislação, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 5143-15
Prepara o trabalho, selecionando equipamentos, produtos e materiais e isolando o local da limpeza. Dosa e dilui os produtos químicos.
Para trabalhos em altura, pode montar andaime, usar cadeirinha, balancim, cesto e plataforma aérea ou outros equipamentos, mais adequados ao local. Pode usar ainda técnicas de rapel, em locais onde a plataforma móvel ou andaimes não podem ser montados, devido a problemas de estrutura ou de irregularidades em terrenos. Utiliza todos os equipamentos de proteção obrigatórios.
Limpa fachadas de diferentes materiais - alvenaria, concreto, cerâmica, pedras, vidros e outros materiais -, lavando e removendo resíduos, sujeira, pichações e manchas em revestimentos. Opera aparelhos e equipamentos de limpeza de fachadas.
Executa pequenos serviços de carpintaria e alvenaria, reparando trincas e rachaduras, recuperando pinturas, repondo cerâmica e vedando fendas e emendas.
Pode controlar estoque de material, verificando a quantidade e a validade de produtos e solicitando compra para reposição.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 1 | 1 | 1 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 2 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 3 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL DE LIMPEZA | 3 | 3 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE FACHADAS | 4 | 5 | 2 | |
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS | NORMAS TÉCNICAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO | 4 | 5 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 1 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 1 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSO DE EQUILÍBRIO CORPORAL | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 4 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios, em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada, as atividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. Trabalham individualmente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. O horário de trabalho é variado, ou em regime de rodízio de turnos. Algumas das atividades podem ser exercidas em grandes alturas,ou em posições desconfortáveis por longos períodos, com exposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício das ocupações requer-se ensino fundamental completo ou prática profissional no posto de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Preparar trabalho;
- Executar serviços de manutenção elétrica e mecãnica;
- Demonstrar competências pessoais;
- Realizar manutenção de carpintaria e alvenaria;
- Trabalhar com segurança;
- Limpar recintos e acessórios;
- Demonstra resistência física;
- Utilizar epi;
- Avaliar grau de sujidade;
- Remover sujeira;
- Remover resíduos dos vidros;
- Trabalhar em equipe;
- Avaliar tipo de sujeira;
- Demonstrar iniciativa;
- Avaliar tipo de superficie a ser trabalhada;
- Isolar área para manutenção e limpeza;
- Diluir produtos - químicos e de limpeza;
- Verificar funcionamento de equipamentos e instalações elétricas e de iluminação;
- Relatar avarias nas instalações;
- Repor cerâmica - azulejos, pastilhas e pisos;
- Reconhecer limitações pessoais;
- Solicitar equipamentos e materiais;
- Operar equipamentos;
- Contornar situações adversas;
- Demonstrar prudência;
- Vedar fendas e emendas;
- Lavar fachadas;
- Demonstrar destreza manual;
- Verificar validade de produtos químicos e de limpeza;
- Montar andaime;
- Preparar produtos;
- Reparar trincas e rachaduras;
- Recuperar pinturas;
- Demonstra paciência;
- Montar cadeirinha;
- Solicitar compra de produtos químicos e de limpeza;
- Remover pichações;
- Montar balancim;
- Selecionar produtos e material;
- Controlar o estoque de material;
- Verificar qualidade de produtos químicos e de limpeza;
- Inpecionar local a ser trabalhado;
- Demonstrar capacidade de trabalhar em alturas;
- Submeter-se a cursos de capacitação e qualificação;
- Limpar vidros;
- Dosar produtos químicos;
- Usar uniforme;
- Recolocar pastilhas ou litocerâmica;
- Demonstrar equilíbrio físico;
- Demonstrar agilidade;
- Demonstrar controle emocional;
Profissões da Família Ocupacional
- Auxiliar de Limpeza
- Limpador de Fachadas
- Oficial de Manutenção Predial
- Oficial de Serviços Gerais na Manutenção de Edificações
- Limpador de Piscinas
- Trabalhador de Manutenção de Edifícios
- Trabalhador na Conservação de Edifícios
- Piscineiro
- Faxineiro
- Cordeiro - Limpeza de Vidros
Divisões de categorias profissionais do CBO 5143-15
CBO 5143-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de limpador de fachadas que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
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- Trabalhadores dos serviços
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- Trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios e logradouros
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- Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações
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