CBO 5142-30 - Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas

O profissional no cargo de Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde CBO 5142-30 coleta os recipientes de resíduos sólidos de serviços de saúde, em veículo especializado Encaixa os volumes no veículo de coleta.

Auxilia no descarregamento dos recipientes de resíduos Sinaliza e isola as áreas de trabalho que apresentam risco Segue normas relativas ao gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde, normas técnicas, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5142-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas CBO 5142-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5142-30

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde

O Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde CBO 5142-30 planeja o trabalho de coleta, tomando conhecimento dos horários e dos locais - hospitais, farmácias, laboratórios, clínicas veterinárias, consultórios médicos e odontológicos, entre outros - incluídos no roteiro previamente definido Verifica os níveis de risco dos materiais a serem recolhidos.

Recolhe recipientes de resíduos sólidos no abrigo - armazenamento externo - dos locais de coleta, que são geradores de resíduos de serviços de saúde (RSS).

Recolhe animais mortos, que representem risco potencial à saúde e ao meio ambiente, devidamente acondicionados para o transporte Encaixa os volumes no veículo de coleta, usando equipamentos para manuseio.

Pode encaixar e despejar contêiner no veículo Auxilia no descarregamento dos recipientes de resíduos em áreas ambientalmente adequadas para o descarte, a reutilização, a reciclagem, a incineração ou a outras destinações.

Sinaliza e isola as áreas de trabalho que apresentam risco, para impedir o contato de pessoas com resíduos sólidos de serviços de saúde.

Pode prestar informações sobre formas de acondicionamento de resíduos, de acordo com as normas de segurança Repassa, ao supervisor, informações sobre possibilidades de contaminação de resíduos sólidos e condições de segurança, a serem comunicadas aos serviços de saúde.

Comunica, ao supervisor, defeitos e avarias nos equipamentos.

Requisita a reposição de materiais e equipamentos Desenvolve o trabalho usando equipamentos de proteção individual (EPI) - tais como uniforme, luvas, botas e colete - e equipamentos de proteção coletiva (EPC) Participa de cursos sobre os riscos e sobre os procedimentos adequados de manejo, de acordo com os preceitos do gerenciamento de resíduos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5142-30 deve trabalhar com segurança, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, zelar pela segurança das pessoas, coletar resíduos, preservar vias públicas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios, em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada, as atividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. Trabalham individualmente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. O horário de trabalho é variado, podendo ser diurno, noturno ou em regime de rodízio de turnos. Algumas das atividades podem ser exercidas em grandes alturas, subterrâneos ou em posições desconfortáveis por longos períodos, com exposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5142-30

O acesso às ocupações de faxineiro e limpador de vidros é livre. O exercício das ocupações de coletor de lixo e gari requer quarta série do ensino fundamental e a ocupação de trabalhador de serviços de manutenção de edifícios e logradouros tem como requisito o ensino fundamental completo. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde CBO 5142-30

Um Coletor de resíduos sólidos de serviços de saúde (ou sinônimo) deve vestir uniforme, solicitar apoio de instituições, tornar acessíveis as áreas de coleta, comunicar ao supervisor defeitos nos equipamentos de trabalho, contornar situações adversas, informar população sobre formas de acondicionamento de resíduos, recolher animais mortos, notificar ocarrências, demonstrar preparo físico, comunicar possibilidades de contaminação com residuos sólidos de serviços de saúde, demonstrar agilidade, demonstrar presteza, prestar informações as pessoas sobre o comércio local, comunicar ausência ao supervisor, participar de cursos de capacitação, isolar áreas de trabalho, requisitar reposição de materiais e equipamentos, manter-se alerta, coletar resíduos sólidos de serviço de saúde em veículo especializado, participar de reuniões com técnicos de segurança, demonstrar espírito de equipe, demonstrar controle emocional, descarregar resíduos sólidos de serviços de saúde no local de incineração, demonstrar senso de responsabilidade, comunicar situações de risco, percorrer roteiros de coleta, encaixar contêineres, participar de cursos de aperfeiçoamento, solicitar a retirada de veículos que impeçam o trabalho, sinalizar áreas de risco, verificar epi, acionar prensa, demonstrar atenção, realizar exames médicos períodicos, tomar vacina, descarregar lixo no aterro sanitário, despejar contêiner no caminhão de coleta - bater contêiner, verificar material de trabalho, demonstrar destreza manual, conversar com munícipes sobre condições de segurança, relatar avarias nos equipamentos, demonstrar equilíbrio físico, isolar áreas de risco, utilizar equipamento de proteção individual, informar meios de transporte, justificar sua ausência ao supervisor, dificultar contato de pessoas com resíduos sólidos de serviços de saúde - rsss , atender pedidos de retirada de resíduos - grupo b, verificar funcionamento da prensa, avaliar quantidade/ peso do lixo, demonstrar educação no trato com pessoas, praticar ginástica laboral, atender solicitações, pesar lixo na balança, comunicar-se com colegas de trabalho.

Cargos e salários CBO 5142-30 - Trabalhadores nos serviços de coleta de resíduos, de limpeza e conservação de áreas públicas

Salário Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde

Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde: Brasil

  • 4.502
  • Brasil
  • 1.481 - 2.285
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde CBO 5142-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.285 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Lixo Hospitalar

Coletor de Lixo Hospitalar: Brasil

  • 4.502
  • Brasil
  • 1.481 - 2.285
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Lixo Hospitalar CBO 5142-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.285 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos de Saúde

Coletor de Resíduos de Saúde: Brasil

  • 4.502
  • Brasil
  • 1.481 - 2.285
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos de Saúde CBO 5142-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.285 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Hospitalares

Coletor de Resíduos Hospitalares: Brasil

  • 4.502
  • Brasil
  • 1.481 - 2.285
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Hospitalares CBO 5142-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.481 e 2.285 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 4.502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Rio de Janeiro

Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde: Rio de Janeiro, RJ

  • 112
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.428 - 1.935
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde CBO 5142-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.428 e 1.935 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Brasília

Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde: Brasília, DF

  • 124
  • Brasília, DF
  • 1.521 - 2.028
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde CBO 5142-30 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.521 e 2.028 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Recife

Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde: Recife, PE

  • 114
  • Recife, PE
  • 1.363 - 1.755
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde CBO 5142-30 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.363 e 1.755 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde

Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde: São Paulo

  • 956
  • São Paulo
  • 1.595 - 2.267
  • 42h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde CBO 5142-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.595 e 2.267 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 956 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Lixo Hospitalar São Paulo

Coletor de Lixo Hospitalar: São Paulo, SP

  • 278
  • São Paulo, SP
  • 1.601 - 2.309
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Lixo Hospitalar CBO 5142-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.601 e 2.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 278 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Lixo Hospitalar Rio de Janeiro

Coletor de Lixo Hospitalar: Rio de Janeiro, RJ

  • 112
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.428 - 1.935
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Lixo Hospitalar CBO 5142-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.428 e 1.935 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Lixo Hospitalar Brasília

Coletor de Lixo Hospitalar: Brasília, DF

  • 124
  • Brasília, DF
  • 1.521 - 2.028
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Lixo Hospitalar CBO 5142-30 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.521 e 2.028 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Lixo Hospitalar Recife

Coletor de Lixo Hospitalar: Recife, PE

  • 114
  • Recife, PE
  • 1.363 - 1.755
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Lixo Hospitalar CBO 5142-30 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.363 e 1.755 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Lixo Hospitalar Natal

Coletor de Lixo Hospitalar: Natal, RN

  • 223
  • Natal, RN
  • 1.331 - 1.711
  • 36h
O profissional no cargo de Coletor de Lixo Hospitalar CBO 5142-30 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.331 e 1.711 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos de Saúde Recife

Coletor de Resíduos de Saúde: Recife, PE

  • 114
  • Recife, PE
  • 1.363 - 1.755
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos de Saúde CBO 5142-30 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.363 e 1.755 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos de Saúde Natal

Coletor de Resíduos de Saúde: Natal, RN

  • 223
  • Natal, RN
  • 1.331 - 1.711
  • 36h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos de Saúde CBO 5142-30 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.331 e 1.711 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Hospitalares Natal

Coletor de Resíduos Hospitalares: Natal, RN

  • 223
  • Natal, RN
  • 1.331 - 1.711
  • 36h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Hospitalares CBO 5142-30 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.331 e 1.711 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 223 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Hospitalares São Paulo

Coletor de Resíduos Hospitalares: São Paulo, SP

  • 278
  • São Paulo, SP
  • 1.601 - 2.309
  • 43h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Hospitalares CBO 5142-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.601 e 2.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 278 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.
Salário Coletor de Resíduos Hospitalares Rio de Janeiro

Coletor de Resíduos Hospitalares: Rio de Janeiro, RJ

  • 112
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.428 - 1.935
  • 41h
O profissional no cargo de Coletor de Resíduos Hospitalares CBO 5142-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.428 e 1.935 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5142-30.