CBO 5133-15 - Camareiros, roupeiros - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Camareiro de hotel executa processos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais, para a chegada e a permanência de hóspedes Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades e organizando equipamentos e materiais.
Limpa e organiza áreas sociais e de circulação Confere o consumo de itens do frigobar e registra não conformidades entre itens de checklist e os itens disponíveis na unidade Cumpre normas e procedimentos dos meios de hospedagem, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros CBO 5133-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Camareiro de hotel
O Camareiro de hotel (ou similar) planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata ou registradas em documentos do setor de governança Organiza equipamentos e materiais, separando os itens para uso imediato nas unidades habitacionais e abastecendo o ponto de apoio com utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição.
Registra, em formulário específico de sistema informatizado, os itens para uso imediato e para abastecimento do ponto de apoio.
Faz a arrumação e a limpeza da unidade, zelando pelos objetos pessoais dos hóspedes e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura Areja o ambiente.
Retira o pó da mobília e dos demais itens Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento.
Aspira pó de tapetes ou carpetes.
Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).
Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia.
Quando solicitado pelo hóspede, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e providenciando destinação adequada.
Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo Lava ou troca copos Repõe itens de papelaria na mesa ou em outro móvel.
Organiza ambientes, limpando varanda e posicionando móveis conforme padrão do estabelecimento Fecha a porta do apartamento e preenche relatório do serviço realizado.
Realiza vistoria de checkout, conferindo o consumo de itens do frigobar Pode registrar não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist em relação aos itens disponíveis na unidade, encaminhando as diferenças para os setores responsáveis Limpa e organiza áreas sociais e de circulação do estabelecimento.
Interage com demais profissionais da equipe de governança Pode relatar a presença de pessoas estranhas nos andares ou problemas ocorridos com hóspedes Registra objetos esquecidos.
Presta informações a hóspedes e transmite as sugestões deles para a governança Solicita manutenção de equipamentos e instalações Requisita materiais para o almoxarifado.
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Funções
O funcionário CBO 5133-15 deve atender hóspedes e atores, requisitar materiais e serviços, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, comunicar-se, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, demonstrar competências pessoais, planejar o trabalho, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações.
Atividades exercidas por um Camareiro de hotel CBO 5133-15
Um Camareiro de hotel (ou sinônimo) deve estimar prazos necessários para execução dos serviços, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, virar os colchões, abastecer o mini bar, demonstrar asseio, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, atuar em situações de emergências, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, limpar banheiros, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, engraxar sapatos, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, manifestar preocupação com detalhes, demonstrar responsabilidade, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, repor acessórios do quarto e do banheiro, verificar o apartamento na saída do hóspede, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, participar de reuniões, demonstrar comportamento ético, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, demonstrar boas maneiras, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, arrumar camas, dialogar com hóspedes e elenco, comunicar-se via telefone, bip e rádio, participar de programas de treinamento, evidenciar criatividade, manter silencio, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, manifestar solidariedade, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, limpar quartos, manifestar segurança, avaliar a qualidade do serviço executado, trocar roupas de cama e banho, verificar o consumo do mini-bar, realizar abertura de camas, demonstrar discrição, demonstrar flexibilidade, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, organizar materiais e equipamentos de uso diário, requisitar materiais para o almoxarifado, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, verificar o funcionamento dos equipamentos, substituir lâmpadas, trabalhar em equipe, demonstrar agilidade, verificar o estado de móveis e instalações, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, preparar o apartamento para manutenção preventiva, executar limpeza periódica profunda, pentear carpete e tapetes, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, demonstrar atenção, relatar a situação de ocupação do apartamento, remover manchas de carpete.