CBO 5133-15 - Camareiros, roupeiros - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Camareiro de hotel executa processos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais, para a chegada e a permanência de hóspedes Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades e organizando equipamentos e materiais.

Limpa e organiza áreas sociais e de circulação Confere o consumo de itens do frigobar e registra não conformidades entre itens de checklist e os itens disponíveis na unidade Cumpre normas e procedimentos dos meios de hospedagem, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros CBO 5133-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Camareiros, roupeiros.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Camareiro de hotel

O Camareiro de hotel (ou similar) planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata ou registradas em documentos do setor de governança Organiza equipamentos e materiais, separando os itens para uso imediato nas unidades habitacionais e abastecendo o ponto de apoio com utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição.

Registra, em formulário específico de sistema informatizado, os itens para uso imediato e para abastecimento do ponto de apoio.

Faz a arrumação e a limpeza da unidade, zelando pelos objetos pessoais dos hóspedes e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura Areja o ambiente.

Retira o pó da mobília e dos demais itens Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento.

Aspira pó de tapetes ou carpetes.

Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).

Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia.

Quando solicitado pelo hóspede, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e providenciando destinação adequada.

Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo Lava ou troca copos Repõe itens de papelaria na mesa ou em outro móvel.

Organiza ambientes, limpando varanda e posicionando móveis conforme padrão do estabelecimento Fecha a porta do apartamento e preenche relatório do serviço realizado.

Realiza vistoria de checkout, conferindo o consumo de itens do frigobar Pode registrar não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist em relação aos itens disponíveis na unidade, encaminhando as diferenças para os setores responsáveis Limpa e organiza áreas sociais e de circulação do estabelecimento.

Interage com demais profissionais da equipe de governança Pode relatar a presença de pessoas estranhas nos andares ou problemas ocorridos com hóspedes Registra objetos esquecidos.

Presta informações a hóspedes e transmite as sugestões deles para a governança Solicita manutenção de equipamentos e instalações Requisita materiais para o almoxarifado.

.

Funções

O funcionário CBO 5133-15 deve demonstrar competências pessoais, requisitar materiais e serviços, planejar o trabalho, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, comunicar-se, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, atender hóspedes e atores.

Atividades exercidas por um Camareiro de hotel CBO 5133-15

Um Camareiro de hotel (ou sinônimo) deve zelar pelo conforto acústico da área em que atua, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, verificar o funcionamento dos equipamentos, virar os colchões, limpar banheiros, comunicar-se via telefone, bip e rádio, requisitar materiais para o almoxarifado, demonstrar atenção, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, participar de programas de treinamento, demonstrar comportamento ético, manifestar solidariedade, manifestar segurança, organizar materiais e equipamentos de uso diário, relatar a situação de ocupação do apartamento, trocar roupas de cama e banho, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, substituir lâmpadas, engraxar sapatos, abastecer o mini bar, pentear carpete e tapetes, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, demonstrar boas maneiras, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, demonstrar asseio, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, demonstrar discrição, dialogar com hóspedes e elenco, limpar quartos, estimar prazos necessários para execução dos serviços, trabalhar em equipe, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, preparar o apartamento para manutenção preventiva, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, executar limpeza periódica profunda, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, demonstrar agilidade, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, verificar o estado de móveis e instalações, avaliar a qualidade do serviço executado, realizar abertura de camas, remover manchas de carpete, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, arrumar camas, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, repor acessórios do quarto e do banheiro, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, manifestar preocupação com detalhes, demonstrar flexibilidade, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, demonstrar responsabilidade, manter silencio, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, verificar o consumo do mini-bar, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, evidenciar criatividade, participar de reuniões, verificar o apartamento na saída do hóspede, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, atuar em situações de emergências.

Cargos e salários CBO 5133-15 - Camareiros, roupeiros

Não há posts para exibir