CBO 5133-15 - Camareiros, roupeiros - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros CBO 5133-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
arrumar apartamentos, camarotes e camarins, planejar o trabalho, comunicar-se, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, requisitar materiais e serviços, atender hóspedes e atores, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, demonstrar competências pessoais.
Atividades
manter silencio, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, demonstrar discrição, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, demonstrar comportamento ético, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, abastecer o mini bar, substituir lâmpadas, manifestar preocupação com detalhes, organizar materiais e equipamentos de uso diário, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, demonstrar agilidade, engraxar sapatos, demonstrar atenção, verificar o consumo do mini-bar, repor acessórios do quarto e do banheiro, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, dialogar com hóspedes e elenco, remover manchas de carpete, avaliar a qualidade do serviço executado, trocar roupas de cama e banho, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, limpar quartos, relatar a situação de ocupação do apartamento, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, executar limpeza periódica profunda, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, verificar o funcionamento dos equipamentos, requisitar materiais para o almoxarifado, demonstrar asseio, demonstrar flexibilidade, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, verificar o apartamento na saída do hóspede, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, evidenciar criatividade, participar de programas de treinamento, realizar abertura de camas, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, arrumar camas, pentear carpete e tapetes, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, trabalhar em equipe, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, manifestar solidariedade, preparar o apartamento para manutenção preventiva, estimar prazos necessários para execução dos serviços, participar de reuniões, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, verificar o estado de móveis e instalações, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, atuar em situações de emergências, demonstrar boas maneiras, comunicar-se via telefone, bip e rádio, virar os colchões, limpar banheiros, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, manifestar segurança, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, demonstrar responsabilidade, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins.