CBO 5112-15 - Fiscais e cobradores dos transportes coletivos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5112-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de fiscais e cobradores dos transportes coletivos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fiscais e cobradores dos transportes coletivos CBO 5112-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5112-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Fiscais e cobradores dos transportes coletivos.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
administrar valores, preencher relatórios, comunicar-se, fiscalizar o fluxo de usuários, agir nas ocorrências, examinar veículos, atender aos usuários, demonstrar competências pessoais.
Atividades
auxiliar embarque e desembarque de usuários deficientes, demonstrar paciência, sinalizar ao motorista sobre a entrada e saída de passageiros, preencher relatório de bordo e ou arrecadação, operar equipamentos - catraca, escada rolante e sala de supervisão operacional, demonstrar simpatia, substituir bilhetes rejeitados, recolher objetos encontrados, demonstrar atenção, limpar interior dos veiculos, agir educadamente, participar da conferência dos valores depositados, conferir autenticidade da moeda e ou passe, auxiliar na retirada de usuários do veículo, trabalhar com cautela, analisar bilhete rejeitado, demonstrar honestidade, examinar condições internas dos veículos, acionar equipamentos para embarque e desembarque de deficientes, fiscalizar o acesso de usuários, manter boa apresentação, prestar informações aos passageiros, dar provas de criatividade, conferir fundo fixo recebido, demonstrar auto-controle, fiscalizar o uso de bilhetes especiais e crachás de passagem livre, examinar placas itinerárias, vistas e letreiros, demonstrar organização no manuseio de valores, guardar valores em cofre - sangria, conferir quantidade de bilhetes, demonstrar discernimento, vender bilhetes e passagens, prestar primeiros socorros, testemunhar em casos de acidentes, demonstrar iniciativa, preencher relatórios de ocorrências, apreender bilhetes, passes e crachás falsos, entregar objetos no setor de achados e perdidos, conferir a catraca ou torniquete, comunicar aos passageiros sobre anormalidades no sistema ou percurso, orientar o motorista nas manobras, atualizar-se, fechar os vidros dos veículos, dar provas de habilidades manual, visual, auditiva e de memorização, transmitir confiança, prestar contas, preencher relatórios de venda de bilhetes, orientar passageiros sobre assentos reservados, demonstrar empatia.