CBO 5111-05 - Comissário de voo

Entenda o que fazem os trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Comissário de voo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Comissário de voo

Presta serviços a passageiros de companhias aéreas, recepcionando-os na aeronave, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência. Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações a bordo de aeronave. Prepara relatórios e documentação sobre os serviços prestados no voo e sobre eventuais ocorrências. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da aeronáutica, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Realiza procedimentos a bordo da aeronave, antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando o volume de água dos reservatórios, verificando a localização, a quantidade e a validade de equipamentos de sobrevivência em selva, mar, gelo e deserto, e conferindo a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros. Checa o sistema de intercomunicação da aeronave. Verifica a disponibilidade de cobertores e travesseiros nas poltronas de todos os passageiros. Confirma a entrada de alimentos e bebidas na aeronave.

Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque. Confere a documentação de menores desacompanhados. Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece fones de ouvido e material de leitura. Informa aos passageiros sobre particularidades do voo. Em voos internacionais, distribui formulários de alfândega e de imigração aos passageiros, auxiliando-os no preenchimento.

Demonstra procedimentos de segurança, orientando os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência e informando sobre o uso de equipamentos eletrônicos. Pode substituir a demonstração por exibição de vídeo com as instruções.

Caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para decolagem.

Durante o voo, monitora as atitudes dos passageiros, inspecionando a cabine e a cozinha (“galley”). Orienta os passageiros com deficiência sobre equipamentos da aeronave.

Prepara bebidas e alimentos a serem servidos, colocando bebidas no gelo, aquecendo alimentos e aprontando café, chá e outras bebidas. Monta carrinho (“trolley”) com alimentos e bebidas. Entrega a bandeja com a refeição a cada passageiro. Após a refeição, recolhe as bandejas e os utensílios, mantendo a limpeza da aeronave. Em voos com cobrança de alimentos e bebidas, retira pedidos e faz a cobrança do valor, recebendo numerário e utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.

Responde às perguntas dos passageiros sobre voos, aeronaves, clima, rotas e horário de chegada.

Orienta os passageiros para que cumpram normas e procedimentos de segurança. Realoca bagagens perigosas. Comunica ao comandante sobre anormalidades na aeronave.

Informa aos passageiros sobre emergências, prepara cabine para pouso em condições anormais e combate princípio de incêndio. Retira os equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave, distribuindo-os aos passageiros. Comanda a evacuação da aeronave, certificando-se de que todos os passageiros foram retirados. Promove a sobrevivência, a comunicação e a sinalização após acidente. Presta primeiros socorros.

No final do voo normal, caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para pouso. Auxilia no desembarque de passageiros.

Prepara relatórios sobre alimentos e bebidas a bordo e sobre alimentos com data de validade vencida. Relata as condições de limpeza da aeronave. Apresenta documento com valores arrecadados, no caso de venda de alimentos e bebidas. Emite relatório de ocorrências e de anormalidades nas viagens, registrando necessidade de reparos ou manutenção a bordo. Declara os pertences pessoais.

Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA FÍSICA OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - DIREITO AERONÁUTICO – REGULAMENTOS 2 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - FRASEOLOGIA EM LÍNGUA INGLESA PARA SITUAÇÕES DO COMISSÁRIO DE VOO 3 3 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - INGLÊS AERONÁUTICO 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS DE DEFESA E SEGURANÇA 2 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ESPAÇOS CONFINADOS 4 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA EM AERONAVES 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA EM AERONAVES 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PASSAGEIROS NO INTERIOR DE AERONAVES 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE COLETIVA (ESPECIFICAR:...) - NOVOS PROTOCOLOS SANITÁRIOS DA AVIAÇÃO CIVIL 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO À TRIPULAÇÃO 3 3 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES ATENDIMENTO AO PASSAGEIRO 4 4 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES NAVEGAÇÃO AÉREA 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE VOO 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE RECEPÇÃO DE PASSAGEIROS EM AERONAVES 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES OUTROS CONHECIMENTOS DE NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE AERONAVE E DE EQUIPAMENTOS AERONÁUTICOS 2 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS REGULAMENTADORAS EM TRANSPORTE DE PASSAGEIRO 3 3 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS E NORMAS REGULAMENTADORAS DA AERONÁUTICA 3 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TERMINAIS DE TRANSPORTE (CARGA E PASSAGEIROS) TERMINAIS AEROVIÁRIOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 2 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PREPARAÇÃO DE BEBIDAS E ALIMENTOS A SEREM SERVIDOS DURANTE VOOS EM AERONAVES 4 5 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS 3 4 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE ÁREAS PÚBLICAS 3 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar relatórios e ou documentação;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • atender aos passageiros;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • trabalhar com segurança;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • agir em situações de emergência;
  • participar de treinamentos sobre segurança;
  • monitorar atitudes dos passageiros;
  • comandar a evacuação da aeronave;
  • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
  • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  • preparar a mesa ou balcão de refeições;
  • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
  • prestar primeiros socorros às pessoas;
  • retirar pedidos de refeições e bebidas;
  • trabalhar em equipe;
  • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
  • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
  • montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições;
  • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
  • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
  • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
  • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
  • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
  • realocar bagagens perigosas;
  • inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha;
  • aquecer refeições;
  • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • agir com cortesia;
  • informar os passageiros sobre as acomodações;
  • retirar anéis e alianças;
  • informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso;
  • combater fogo a bordo;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • dar provas de agilidade;
  • comunicar-se em outros idiomas;
  • acomodar os passageiros especiais;
  • distribuir material de alfândega e de imigração;
  • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  • identificar-se com a profissão;
  • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
  • relatar as condições de limpeza;
  • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
  • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  • entregar as bandejas com refeições;
  • demonstrar liderança;
  • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
  • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
  • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
  • declarar os pertences pessoais;
  • demonstrar boa apresentação pessoal;
  • demonstrar iniciativa;
  • preparar a cabine para pouso de emergência;
  • recepcionar passageiros;
  • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
  • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
  • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
  • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
  • informar os passageiros sobre situações de emergência;
  • dar provas de desprendimento;
  • demonstrar organização;
  • usar equipamentos de proteção;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • colocar bebidas no gelo;
  • adaptar-se a mudanças de fusos horários;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
  • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
  • demonstrar empatia;
  • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
  • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
  • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05

CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de comissário de voo que pertence ao grupo dos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 5111-05 - Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 511105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
5111-05 Comissário de Voo São Paulo, SP 37h 196
5111-05 Comissário de Voo Guarulhos, SP 35h 533
5111-05 Comissário de Bordo Brasília, DF 39h 49
5111-05 Comissário de Bordo Rio de Janeiro, RJ 35h 105
5111-05 Comissário de Bordo Fortaleza, CE 42h 1
5111-05 Comissário de Voo Recife, PE 35h 28
5111-05 Aeromoça São Paulo 36h 879
5111-05 Comissário de Voo Fortaleza, CE 42h 1
5111-05 Aeromoça Campinas, SP 35h 98
5111-05 Aeromoça Brasília, DF 39h 49
5111-05 Comissário de Bordo Distrito Federal 39h 49
5111-05 Aeromoça Recife, PE 35h 28
5111-05 Comissário de Bordo Brasil 37h 1.450
5111-05 Aeromoça Brasil 37h 1.450
5111-05 Aeromoça Rio de Janeiro, RJ 35h 105
5111-05 Comissário de Bordo Guarulhos, SP 35h 533
5111-05 Inspetor de Bordo Brasil 37h 1.450
5111-05 Aeromoça Rio de Janeiro 38h 168
5111-05 Comissário de Bordo Campinas, SP 35h 98
5111-05 Aeromoça Distrito Federal 39h 49
5111-05 Comissário de Bordo São Paulo 37h 994
5111-05 Aeromoça Guarulhos, SP 35h 533
5111-05 Comissário de Voo Brasília, DF 39h 49
5111-05 Comissário de Bordo Salvador, BA 35h 1
5111-05 Comissário de Voo São Paulo 37h 994
5111-05 Comissário de Voo Rio de Janeiro, RJ 36h 81
5111-05 Comissário de Voo Brasil 37h 1.450
5111-05 Comissário de Voo Distrito Federal 39h 49
5111-05 Aeromoça São Paulo, SP 37h 196
5111-05 Comissário de Voo Campinas, SP 35h 98
5111-05 Comissário de Bordo São Paulo, SP 37h 196

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial