CBO 4221-05 - Recepcionista, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista, em geral CBO 4221-05 realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral CBO 4221-05 planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-05 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-05

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve conferir documentos com identificação, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar entusiasmo, receber pagamentos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, fornecer informações meteorológicas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, interagir com os outros departamentos, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar autonomia, organizar malotes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, distribuir malotes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, agendar reservas / consultas dos clientes, circular informações internas, emitir notas fiscais e recibos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, identificar o espaço físico da empresa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, anotar telefonemas e recados, demonstrar pró atividade, efetuar acertos em contas, atender o cliente com informações precisas, coordenar equipe, imprimir relatórios de controle, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, participar de reuniões na troca de turnos, agir com bom senso, demonstrar respeito mútuo, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, anunciar a chegada do cliente, ouvir com atenção, demonstrar eficiência, acionar alarme de segurança em caso de assalto, acolher o cliente e passageiro, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar empatia, oferecer auxílio para a bagagem, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, providenciar solicitações de reservas especiais, propor associação de programas de fidelidade, organizar materiais de trabalho, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, encaminhar o cliente para os diversos setores, pré-cadastrar o cliente, guardar volumes de prestadores de serviços, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, entregar o crachá de visitante na entrada, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, transmitir recados e fax, demonstrar paciência, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir idoneidade dos clientes, demosntrar iniciativa, demonstrar senso de organização.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

Salário Atendente de Consultório Veterinário Itapema

Atendente de Consultório Veterinário: Itapema, SC

  • 850
  • Itapema, SC
  • 1.798 - 2.569
  • 43h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Itapema - SC, ganha entre 1.798 e 2.569 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 850 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Distrito Federal

  • 17.828
  • Distrito Federal
  • 1.563 - 2.466
  • 43h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Distrito Federal, ganha entre 1.563 e 2.466 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 17.828 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Pinhais

Atendente de Consultório Veterinário: Pinhais, PR

  • 294
  • Pinhais, PR
  • 1.716 - 2.465
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.716 e 2.465 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 294 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Uberlândia

Atendente de Consultório Veterinário: Uberlândia, MG

  • 3.502
  • Uberlândia, MG
  • 1.515 - 2.189
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.515 e 2.189 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 3.502 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Campinas

Atendente de Consultório Veterinário: Campinas, SP

  • 6.009
  • Campinas, SP
  • 1.725 - 2.548
  • 41h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.725 e 2.548 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 6.009 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário

Atendente de Consultório Veterinário: Rio Grande do Sul

  • 29.172
  • Rio Grande do Sul
  • 1.652 - 2.442
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.652 e 2.442 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 29.172 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário São Paulo

Atendente de Consultório Veterinário: São Paulo, SP

  • 69.385
  • São Paulo, SP
  • 1.767 - 2.782
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.767 e 2.782 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 69.385 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Novo Hamburgo

Atendente de Consultório Veterinário: Novo Hamburgo, RS

  • 872
  • Novo Hamburgo, RS
  • 1.880 - 3.299
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 1.880 e 3.299 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 872 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Taubaté

Atendente de Consultório Veterinário: Taubaté, SP

  • 1.245
  • Taubaté, SP
  • 1.569 - 2.148
  • 43h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Taubaté - SP, ganha entre 1.569 e 2.148 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.245 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Guarujá

Atendente de Consultório Veterinário: Guarujá, SP

  • 448
  • Guarujá, SP
  • 1.703 - 2.543
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Guarujá - SP, ganha entre 1.703 e 2.543 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 448 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Belém

Atendente de Consultório Veterinário: Belém, PA

  • 4.496
  • Belém, PA
  • 1.474 - 2.168
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.474 e 2.168 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.496 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Rio Branco

Atendente de Consultório Veterinário: Rio Branco, AC

  • 1.243
  • Rio Branco, AC
  • 1.471 - 2.215
  • 43h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.471 e 2.215 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.243 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Salvador

Atendente de Consultório Veterinário: Salvador, BA

  • 11.076
  • Salvador, BA
  • 1.477 - 2.135
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.477 e 2.135 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 11.076 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Maringá

Atendente de Consultório Veterinário: Maringá, PR

  • 2.929
  • Maringá, PR
  • 1.640 - 2.369
  • 43h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 1.640 e 2.369 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.929 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Brasília

Atendente de Consultório Veterinário: Brasília, DF

  • 17.828
  • Brasília, DF
  • 1.563 - 2.466
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.563 e 2.466 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 17.828 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Belo Horizonte

Atendente de Consultório Veterinário: Belo Horizonte, MG

  • 17.065
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.614 - 2.459
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.614 e 2.459 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 17.065 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Americana

Atendente de Consultório Veterinário: Americana, SP

  • 962
  • Americana, SP
  • 1.670 - 2.456
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Americana - SP, ganha entre 1.670 e 2.456 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 962 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.
Salário Atendente de Consultório Veterinário Valinhos

Atendente de Consultório Veterinário: Valinhos, SP

  • 607
  • Valinhos, SP
  • 1.696 - 2.430
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Consultório Veterinário CBO 4221-05 trabalhando em Valinhos - SP, ganha entre 1.696 e 2.430 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 607 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-05.