CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.

Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista, em geral

O Recepcionista, em geral (ou similar) planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.

Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.

Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.

Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.

Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.

Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.

Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.

Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.

Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4221-05 deve agendar serviços, comunicar-se, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas.

Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05

Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve emitir notas fiscais e recibos, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, oferecer auxílio para a bagagem, fornecer informações meteorológicas, efetuar acertos em contas, demonstrar respeito mútuo, identificar o espaço físico da empresa, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, pré-cadastrar o cliente, demonstrar entusiasmo, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar senso de organização, averiguar horário de saída dos grupos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, organizar materiais de trabalho, acolher o cliente e passageiro, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, coordenar equipe, verificar cadastro e reserva, agir com bom senso, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar conhecimentos de informática, anotar telefonemas e recados, conferir idoneidade dos clientes, circular informações internas, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar interesse, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, distribuir malotes, imprimir relatórios de controle, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar paciência, guardar volumes de prestadores de serviços, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, receber pagamentos, anunciar a chegada do cliente, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, transmitir recados e fax, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar eficiência, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, atender o cliente com informações precisas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar empatia, propor associação de programas de fidelidade, interagir com os outros departamentos, demosntrar iniciativa, demonstrar autonomia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, conferir documentos com identificação, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar pró atividade, demonstrar espírito de equipe, providenciar solicitações de reservas especiais, organizar malotes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, ouvir com atenção, agendar reservas / consultas dos clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

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