CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Atividades
transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar eficiência, agir com bom senso, coordenar equipe, averiguar horário de saída dos grupos, ouvir com atenção, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar respeito mútuo, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, oferecer auxílio para a bagagem, interagir com os outros departamentos, circular informações internas, conferir idoneidade dos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, organizar malotes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar interesse, demosntrar iniciativa, entregar o crachá de visitante na entrada, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar espírito de equipe, demonstrar senso de organização, participar de reuniões na troca de turnos, conferir documentos com identificação, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar empatia, distribuir malotes, acolher o cliente e passageiro, identificar o espaço físico da empresa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, transmitir recados e fax, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar conhecimentos de informática, atender o cliente com informações precisas, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, encaminhar o cliente para os diversos setores, pré-cadastrar o cliente, organizar materiais de trabalho, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar entusiasmo, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar autonomia, demonstrar paciência, verificar cadastro e reserva, anunciar a chegada do cliente, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, propor associação de programas de fidelidade, imprimir relatórios de controle, fornecer informações meteorológicas, receber pagamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar pró atividade, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, anotar telefonemas e recados, efetuar acertos em contas.