CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista, em geral
O Recepcionista, em geral (ou similar) planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4221-05 deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral CBO 4221-05
Um Recepcionista, em geral (ou sinônimo) deve consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, circular informações internas, demosntrar iniciativa, agendar reservas / consultas dos clientes, imprimir relatórios de controle, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar paciência, encaminhar o cliente para os diversos setores, propor associação de programas de fidelidade, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar senso de organização, demonstrar empatia, demonstrar eficiência, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, interagir com os outros departamentos, ouvir com atenção, identificar o espaço físico da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, acolher o cliente e passageiro, demonstrar autonomia, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, conferir documentos com identificação, efetuar acertos em contas, organizar malotes, distribuir malotes, verificar cadastro e reserva, emitir notas fiscais e recibos, transmitir recados e fax, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, pré-cadastrar o cliente, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar entusiasmo, conferir idoneidade dos clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar respeito mútuo, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, oferecer auxílio para a bagagem, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar espírito de equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar conhecimentos de informática, anunciar a chegada do cliente, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, atender o cliente com informações precisas, demonstrar pró atividade, receber pagamentos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, organizar materiais de trabalho, averiguar horário de saída dos grupos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer informações meteorológicas, coordenar equipe, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., anotar telefonemas e recados, participar de reuniões na troca de turnos, agir com bom senso, demonstrar interesse, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes.