CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano.
Atividades
transmitir recados e fax, anunciar a chegada do cliente, agir com bom senso, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, participar de reuniões na troca de turnos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar pró atividade, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, conferir documentos com identificação, imprimir relatórios de controle, emitir notas fiscais e recibos, pré-cadastrar o cliente, atender o cliente com informações precisas, oferecer auxílio para a bagagem, circular informações internas, conferir idoneidade dos clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, acolher o cliente e passageiro, demonstrar conhecimentos de informática, encaminhar o cliente para os diversos setores, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar eficiência, guardar volumes de prestadores de serviços, agendar reservas / consultas dos clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, organizar malotes, demonstrar senso de organização, demosntrar iniciativa, identificar o espaço físico da empresa, verificar cadastro e reserva, demonstrar interesse, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, distribuir malotes, providenciar solicitações de reservas especiais, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, ouvir com atenção, coordenar equipe, fornecer informações meteorológicas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, efetuar acertos em contas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar entusiasmo, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, propor associação de programas de fidelidade, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar paciência, averiguar horário de saída dos grupos, organizar materiais de trabalho, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar espírito de equipe, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, receber pagamentos, anotar telefonemas e recados, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar respeito mútuo, demonstrar empatia, demonstrar autonomia, entregar o crachá de visitante na entrada, interagir com os outros departamentos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro.