CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Operador de caixa executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.
Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de caixa
O Operador de caixa (ou similar) presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.
Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.
Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.
Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.
Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.
Informa condições para trocas.
Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.
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Funções
O funcionário CBO 4211-25 deve realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, controlar numerários e valores, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25
Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve contar numerário, controlar fluxo de caixa, preencher borderô, demonstrar honestidade, realizar pesquisa pós-venda, informar as condições de pagamento, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, demonstrar fluência verbal, atender as necessidades dos clientes, informar ao cliente o valor a ser pago, efetuar o fechamento do caixa, divulgar promoções e eventos, efetuar sangria conforme limite, conferir cheques recebidos, demonstrar empatia, participar de cursos de treinamento, abrir o caixa, registrar entrada de produtos com valor de numerário, orientar clientes via telefone, manter-se atualizado, demonstrar paciência, carimbar documentos e objetos, emitir cupom fiscal, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar responsabilidade, realizar pesquisa pré-venda, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, mostrar-se atencioso, vender produtos e serviços via telefone, sangrar valores do caixa, oferecer produtos e serviços aos clientes, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, relacionar-se com urbanidade, agir com ética, demonstrar eficiência, trabalhar em equipe, demonstrar conhecimentos de informática, efetuar troco, efetuar pedidos de materiais, arquivar documentos e cupons fiscais, demonstrar agilidade, demonstrar pontualidade, embalar produtos vendidos, informar o horário de atendimento ao público, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, verificar autenticidade das cédulas recebidas, encaminhar os clientes aos setores competentes, controlar estoque de materiais, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, manter sigilo profissional, consultar os procedimentos e normas da empresa, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, registrar entrada de numerário, anotar pedidos via telefone, informar a localização de mercadorias e produtos, preencher relatórios administrativos, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar assiduidade, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos.