CBO 4211-05 - Atendente comercial (agência postal)

Entenda o que fazem os caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Atendente comercial (agência postal) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Atendente comercial (agência postal)

Executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais. Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos. Calcula e recebe valores das vendas realizadas. Controla recursos financeiros das vendas. Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais. Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas. Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas. Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.

Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços. Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências. Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega.

Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa. Controla o fluxo de caixa. Remete numerário à tesouraria. Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.

Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.

Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes.

Preenche relatórios administrativos. Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais. Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos.

Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 2 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE - SISTEMA DE RASTREAMENTO, PARA ACOMPANHAMENTO DE OBJETOS REGISTRADOS NOS CORREIOS 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 2 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - NORMAS FEDERAIS RELACIONADAS AOS CORREIOS E TELÉGRAFOS 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ABERTURA E FECHAMENTO DE CAIXA 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS OPERACIONAIS DE ATENDIMENTO A CLIENTES E VENDA DE OBJETOS POSTAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS, EM AGÊNCIAS POSTAIS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE OBJETOS POSTAIS, PRODUTOS E SERVIÇOS OFERTADOS EM AGÊNCIAS POSTAIS 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS AUTOMAÇÃO EM TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE CORREIOS 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS DE TRANSPORTE DE CARGA 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA COLETAS DE ENCOMENDAS, DOCUMENTOS E MERCADORIAS 2 2 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGEM DE OBJETOS E CARGAS 2 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA PROCEDIMENTOS DE ENTREGA 2 3 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TECNOLOGIA EM TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE ENTREGA 2 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • tratar objetos;
  • prestar informações;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • controlar numerários e valores;
  • comunicar-se;
  • expedir objetos;
  • abrir o caixa;
  • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • demonstrar eficiência;
  • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
  • informar o horário de atendimento ao público;
  • organizar arquivos;
  • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • demonstrar agilidade;
  • transmitir dados do movimento diário;
  • manter-se atualizado;
  • informar as condições de pagamento;
  • carimbar documentos e objetos;
  • sangrar valores do caixa;
  • controlar a freqüência dos funcionários;
  • preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
  • orientar clientes via telefone;
  • efetuar o fechamento do sub-caixa;
  • participar de cursos de treinamento;
  • receber contas e tributos;
  • demonstrar paciência;
  • controlar fluxo de caixa;
  • processar remessa de numerário por meio de serviços postais;
  • vender produtos e serviços via telefone;
  • efetuar balancete de fechamento contábil;
  • informar ao cliente o valor a ser pago;
  • preencher relatórios administrativos;
  • agir com ética;
  • entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais;
  • divulgar promoções e eventos;
  • atender as necessidades dos clientes;
  • demonstrar assiduidade;
  • efetuar troco;
  • arquivar documentos e cupons fiscais;
  • informar código de endereçamento postal;
  • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
  • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
  • calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
  • encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
  • emitir cupom fiscal;
  • demonstrar empatia;
  • consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • manter sigilo profissional;
  • relacionar-se com urbanidade;
  • registrar entrada de numerário;
  • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • demonstrar responsabilidade;
  • demonstrar fluência verbal;
  • realizar pesquisa pós-venda;
  • contar numerário;
  • efetuar pedidos de materiais;
  • fazer triagem de objetos para caixas postais;
  • abrir o sub-caixa;
  • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
  • pesar objetos;
  • conferir cheques recebidos;
  • consultar código de defesa do consumidor;
  • mostrar-se atencioso;
  • fazer triagem interna de objetos registrados;
  • protocolar o recebimento de objetos registrados;
  • realizar pesquisa pré-venda;
  • efetuar sangria conforme limite;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • efetuar o fechamento do caixa;
  • demonstrar honestidade;
  • oferecer produtos e serviços aos clientes;
  • pagar benefícios;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar estoque de materiais;
  • anotar pedidos via telefone;
  • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • demonstrar pontualidade;
  • orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-05

CBO 4211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de atendente comercial (agência postal) que pertence ao grupo dos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4211-05 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 421105 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 421105 em todos os estados e cidades do Brasil.

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