CBO 4110-50 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Agente de microcrédito promove a formalização de contratos para concessão de microcrédito a empreendedores Prospecta novos clientes, prestando informações sobre operações de microcrédito.
Analisa as condições socioeconômicas do empreendedor e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos Classifica e organiza documentos, dados e informações.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-50 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-50
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Agente de microcrédito
O Agente de microcrédito (ou similar) prospecta novos clientes nas comunidades, mapeando área, estabelecendo roteiro de visitas, ministrando palestras e organizando eventos para divulgar programas de microcrédito Identifica possíveis parceiros na comunidade e em arranjos produtivos locais.
Presta informações detalhadas e esclarece dúvidas sobre operações de microcrédito.
Levanta informações socioeconômicas dos empreendedores interessados Verifica a destinação do crédito, analisando a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
Solicita documentos e coleta referências pessoais Define condições de crédito, em relação a valor, prazo e garantia.
Pode elaborar ou negociar contratos.
Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio Pode orientar quanto aos procedimentos de gestão e sobre as práticas básicas para administração dos recursos e do negócio.
Monitora o pagamento do empréstimo, cobrando parcelas vencidas e renegociando dívidas.
Propõe renovação de crédito Controla a documentação, registrando a entrada e a saída, classificando, organizando e arquivando documentos cadastrais de clientes Identifica irregularidades nos documentos.
Registra reclamações dos clientes Elabora planilhas de cálculos, digita textos, preenche formulários e atualiza cadastros Elabora relatórios periódicos à instituição financeira.
Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Acompanha índices econômicos e financeiros.
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Funções
O funcionário CBO 4110-50 deve atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preparar relatórios, formulários e planilhas, acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais, prospectar clientes/ doadores, preencher documentos, acompanhar desempenho do empreendimento, tratar documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.
Atividades exercidas por um Agente de microcrédito CBO 4110-50
Um Agente de microcrédito (ou sinônimo) deve redigir atas, fornecer informações sobre produtos e serviços, realizar cobrança preventiva, orientar procedimentos de gestão, verificar destinação do crédito, atualizar cadastros, demonstrar capacidade de negociação, cobrar parcelas vencidas, contactar clientes em potencial - telemarketing, capacitar pessoal, submeter pareceres, verificar documentos, elaborar listas de clientes potenciais, esclarecer dúvidas, efetuar cálculos, identificar parceiros na comunidade, digitar textos e planilhas, coletar referências pessoais, ministrar palestras informativas, definir condições de crédito - valor, prazo, garantia, divulgar programa de microcrédito, participar do comitê de crédito, identificar irregularidades nos documentos, propor renovação de crédito, demonstrar iniciativa, registrar reclamações dos clientes, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar auto-controle, realizar reuniões com clientes - proposta, concessão, cobrança, contornar situações adversas, expedir ofícios e memorandos, estabelecer roteiro de visitas, transmitir credibilidade, coletar dados, emitir notificações, elaborar correspondência, programar eventos, analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento, demonstrar capacidade de observação, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, capacitar clientes, identificar natureza das solicitações dos clientes, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, visitar orgãos e instituições, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, arquivar documentos, demonstrar criatividade, demonstrar persistência, solicitar documentos, atualizar dados de planejamento, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, registrar a entrada e saída de documentos, organizar eventos, demonstrar proatividade, trabalhar em equipe, solicitar negativação do cpf - spc, serasa, etc., demonstrar capacidade de organização, conferir dados e datas, fazer levantamento socioeconômico do cliente e/ou doador, demonstrar flexibilidade, preencher formulários e/ou cadastros, apurar veracidade das informações colhidas em campo, verificar índices econômicos e financeiros, renegociar dívida, conferir bens dados em garantia, verificar prazos estabelecidos, visitar comunidade - comércio, serviços, residências, demonstrar facilidade de comunicação, elaborar planilhas de cálculos, mapear área de atuação, realizar pesquisa cadastral.