CBO 4110-50 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4110-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Agente de microcrédito promove a formalização de contratos para concessão de microcrédito a empreendedores Prospecta novos clientes, prestando informações sobre operações de microcrédito.

Analisa as condições socioeconômicas do empreendedor e a viabilidade econômico-financeira do empreendimento Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos Classifica e organiza documentos, dados e informações.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-50 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-50

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
      • Escriturários.

O que faz um Agente de microcrédito

O Agente de microcrédito (ou similar) prospecta novos clientes nas comunidades, mapeando área, estabelecendo roteiro de visitas, ministrando palestras e organizando eventos para divulgar programas de microcrédito Identifica possíveis parceiros na comunidade e em arranjos produtivos locais.

Presta informações detalhadas e esclarece dúvidas sobre operações de microcrédito.

Levanta informações socioeconômicas dos empreendedores interessados Verifica a destinação do crédito, analisando a viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

Solicita documentos e coleta referências pessoais Define condições de crédito, em relação a valor, prazo e garantia.

Pode elaborar ou negociar contratos.

Após a formalização do contrato, acompanha a aplicação dos recursos e o desenvolvimento do negócio Pode orientar quanto aos procedimentos de gestão e sobre as práticas básicas para administração dos recursos e do negócio.

Monitora o pagamento do empréstimo, cobrando parcelas vencidas e renegociando dívidas.

Propõe renovação de crédito Controla a documentação, registrando a entrada e a saída, classificando, organizando e arquivando documentos cadastrais de clientes Identifica irregularidades nos documentos.

Registra reclamações dos clientes Elabora planilhas de cálculos, digita textos, preenche formulários e atualiza cadastros Elabora relatórios periódicos à instituição financeira.

Insere e atualiza informações e arquivos digitais em sistemas informatizados Acompanha índices econômicos e financeiros.

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Funções

O funcionário CBO 4110-50 deve acompanhar desempenho do empreendimento, preparar relatórios, formulários e planilhas, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, acompanhar processos administrativos, preencher documentos, demonstrar competências pessoais, tratar documentos, prospectar clientes/ doadores, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.

Atividades exercidas por um Agente de microcrédito CBO 4110-50

Um Agente de microcrédito (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de observação, coletar dados, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, realizar pesquisa cadastral, atualizar cadastros, realizar cobrança preventiva, demonstrar criatividade, conferir bens dados em garantia, fornecer informações sobre produtos e serviços, orientar procedimentos de gestão, submeter pareceres, apurar veracidade das informações colhidas em campo, capacitar clientes, trabalhar em equipe, elaborar correspondência, verificar índices econômicos e financeiros, estabelecer roteiro de visitas, demonstrar proatividade, emitir notificações, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar persistência, identificar parceiros na comunidade, coletar referências pessoais, analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento, contornar situações adversas, renegociar dívida, esclarecer dúvidas, fazer levantamento socioeconômico do cliente e/ou doador, demonstrar auto-controle, efetuar cálculos, visitar comunidade - comércio, serviços, residências, elaborar planilhas de cálculos, elaborar listas de clientes potenciais, propor renovação de crédito, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, organizar eventos, participar do comitê de crédito, solicitar documentos, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar iniciativa, demonstrar capacidade de empatia, digitar textos e planilhas, registrar reclamações dos clientes, programar eventos, verificar documentos, ministrar palestras informativas, verificar destinação do crédito, contactar clientes em potencial - telemarketing, identificar natureza das solicitações dos clientes, demonstrar flexibilidade, expedir ofícios e memorandos, arquivar documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, redigir atas, conferir dados e datas, demonstrar capacidade de organização, mapear área de atuação, solicitar negativação do cpf - spc, serasa, etc., capacitar pessoal, identificar irregularidades nos documentos, demonstrar facilidade de comunicação, verificar prazos estabelecidos, divulgar programa de microcrédito, realizar reuniões com clientes - proposta, concessão, cobrança, visitar orgãos e instituições, demonstrar capacidade de negociação, definir condições de crédito - valor, prazo, garantia, preencher formulários e/ou cadastros, cobrar parcelas vencidas, transmitir credibilidade, atualizar dados de planejamento.

Cargos e salários CBO 4110-50 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

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