CBO 4110-10 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Assistente administrativo
O Assistente administrativo (ou similar) executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções
O funcionário CBO 4110-10 deve preparar relatórios, formulários e planilhas, demonstrar competências pessoais, preencher documentos, acompanhar processos administrativos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, tratar documentos, prestar apoio logístico, prospectar clientes/ doadores.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo CBO 4110-10
Um Assistente administrativo (ou sinônimo) deve intermediar contatos, verificar índices econômicos e financeiros, solicitar entrega de documentos, identificar irregularidades nos documentos, demonstrar facilidade de comunicação, arquivar documentos, elaborar correspondência, conferir cálculos, identificar natureza das solicitações dos clientes, atualizar dados de planejamento, acompanhar andamento dos pedidos, solicitar compra de materiais, demonstrar flexibilidade, controlar expedição de malotes e recebimentos, transmitir credibilidade, formatar documentos, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, verificar prazos estabelecidos, mapear área de atuação, esclarecer dúvidas, levantar a necessidade de material, controlar material de expediente, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, encaminhar protocolos internos, atualizar cadastros, demonstrar capacidade de negociação, requisitar materiais, demonstrar persistência, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, demonstrar capacidade de empatia, demonstrar capacidade de organização, solicitar informações cadastrais, solicitar documentos, providenciar devolução de material fora de especificação, convalidar publicação de atos, distribuir material de expediente, triar documentos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, conferir dados e datas, ajustar contratos, preparar minutas, atualizar informações, realizar prestação de contas, coletar referências pessoais, conferir material solicitado, digitar textos e planilhas, distribuir documentos, auxiliar na organização de eventos internos, fornecer informações da empresa, receber documentos, fornecer informações sobre produtos e serviços, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, requisitar pagamentos, acompanhar notificações de não conformidade, contornar situações adversas, localizar processos administrativos, elaborar planilhas de cálculos, solicitar cópias de documentos, preencher formulários e/ou cadastros, orientar funcionários sobre direitos e deveres, redigir atas, classificar documentos, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, verificar documentos, demonstrar auto-controle, digitar notas de lançamentos contábeis, demonstrar criatividade, registrar reclamações dos clientes, pesquisar preços, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, colher assinaturas, atualizar dados dos funcionários, coletar dados, solicitar recursos de viagens, dar suporte administrativo a área de treinamento, demonstrar proatividade, auxiliar na avaliação de pessoal, registrar a entrada e saída de documentos, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar capacidade de observação, submeter pareceres, demonstrar iniciativa, efetuar cálculos, localizar documentos, auxiliar no controle de pessoal - afastamentos, férias, horas extras..., trabalhar em equipe, preencher ficha de movimentação de pessoal, organizar o setor, expedir ofícios e memorandos.